Por que investir em Inbound Marketing continua sendo uma boa aposta para empresas B2B?

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Entenda como o Inbound Marketing pode impulsionar os seus negócios B2B em 2022 e a forma como isto pode ajudá-lo!

O Inbound Marketing tem sido muito discutido nas empresas durante os últimos anos, e alguns até pensam que ele está perdendo força, mas na verdade ele vem se aprimorando cda vez mais, e se engana quem pensa o contrário.

A estratégia ainda é uma das mais eficientes para gerar leads e conquistar novos clientes, principalmente no mercado B2B. Por isso, se você é gestor ou responsável pelo departamento de marketing de uma empresa que presta serviços ou vende produtos para outras empresas, precisa conhecer melhor esta prática.

A seguir, vamos falar mais sobre como funciona o Inbound Marketing no mercado B2B, além de apresentar as principais tendências desse tipo de estratégia para 2022. Acompanhe!

O Inbound Marketing para empresas B2B

O Inbound Marketing se caracteriza por ir na contramão das estratégias de marketing tradicional, em que o usuário acessa um conteúdo que é interrompido para que ele veja uma propaganda ou ação publicitária.

Por meio da produção de conteúdo, o Inbound Marketing procura explorar diversas frentes, como redes sociais, SEO e e-mail marketing, para gerar leads para os negócios e transformá-los em clientes.

No mercado B2B, o Inbound Marketing tem se mostrado bastante eficiente. Isso acontece, principalmente, pela reputação que é construída por meio da produção de conteúdo.

Quando uma marca produz conteúdo de qualidade, ela passa a ser vista como referência no segmento em que atua. Logo, os responsáveis pelo setor de compras ou diretores com poder de decisão nas organizações, terão prioridade para fechar negócios com essas empresas.

Exemplos de cases de sucesso de Inbound Marketing para B2B não faltam. A ContAzul, por exemplo, é uma plataforma de gestão financeira para empresas que se utiliza desta estratégia. A marca mantém um blog em que fala sobre gestão estratégica, negócios, empreendedorismo e outros assuntos que interessam aos empresários que poderiam contratar suas soluções e serviços. E muitas outras seguem este mesmo modelo.

3 tendências do Inbound Marketing B2B para 2022

Como você já deve ter percebido, o Inbound Marketing segue sendo muito relevante para as empresas B2B e isso deve continuar acontecendo nos próximos meses e anos.

Para que você possa ter ainda mais sucesso no seu negócio, reunimos algumas das principais tendências do Inbound Marketing B2B para 2022. Veja!

1. Uso de chatbots

Os chatbots estão cada vez mais presentes nas estratégias de Inbound Marketing e pode substituir os formulários nas landing pages.

Já existem chatbots que, no primeiro contato com o usuário, já consegue mapear informações de redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Assim, evita-se que o lead precise preencher um grande formulário para fornecer suas informações.

Além disso, o chatbot, que é um robô inteligente, pode agilizar o processo de compra. O usuário pode sugerir uma conversa com um atendente real, que pode fechar a venda com a empresa interessada.

2. Eventos virtuais

Por meio dos eventos virtuais, como lives e webinars, você pode estar em contato diretamente com o seu público.

Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode fazer uma live tirando dúvidas sobre declaração do imposto de renda para empresas, entre outros assuntos relevantes.

No final do evento, os contadores podem se colocar à disposição para realizar esse serviço para a sua audiência por um valor especial.

Esse tipo de conteúdo é ótimo para engajar os usuários e gerar leads. Ele pode ser feito por empresas B2B dos mais diversos segmentos.

3. SEO

Embora não seja nenhuma grande novidade, as estratégias de SEO também continuam em alta em 2022 e são essenciais para um bom marketing B2B.

Com um SEO bem estruturado é possível conquistar melhores posições no Google e demais buscadores, quando os usuários pesquisam por determinada palavra-chave.

Nesse sentido, uma tendência é realizar conteúdos respondendo dúvidas comuns da audiência, para conquistar snippets, que são aquelas caixas com respostas para questionamentos que aparecem no topo dos resultados de busca.

Resumidamente, podemos dizer que as estratégias de Inbound Marketing seguem sendo muito importantes para as empresas B2B e, se bem conduzidas, podem trazer resultados significativos, como geração de leads, aumento de vendas e ganhos de imagem.

A Tech4Biz é especializada em negócios B2B e que pode ajudá-lo a estruturar e executar estratégias de Inbound Marketing. Entre em contato conosco!

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