Marketing digital: O que priorizar para o segundo semestre de 2022

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Os serviços de marketing digital vem crescendo muito nos últimos anos, porém nem todas as frentes do digital se desenvolvem da mesma forma. É por isso que é preciso estar atento às tendências desse mercado e escolher as estratégias mais efetivas para o crescimento da sua empresa. Esse é o tema desta conversa com  o co-fundador da RD Station, André Siqueira.

Se você trabalha com inbound marketing ou com ferramentas de crescimento de um negócio/startup e vendas online, com certeza já ouviu falar da Resultados Digitais, empresa fundada em 2010 e que é uma das grandes referências brasileiras no cenário de marketing digital.

E é ressaltando as ações desenvolvidas pela RD Station que o empresário André Siqueira participou do Papo Raiz e deu algumas dicas de marketing digital e também revelou quais metodologias que dentro desta área geram resultados concretos em vendas, aquisição de clientes, aumento de receita e crescimento de empreendimentos.

“O maior motivo para uma startup não dar certo ou fechar suas portas não é porque não consegue desenvolver um produto ou não consegue fazer o que estava em mente, mas sim porque não consegue vender esse produto”, comentou André.

Siqueira é diretor de uma das unidades da Resultados Digitais explicou que muitas vezes os empreendedores possuem ótimas ideias, mas que não comunicam de forma dequada ou terminam não sendo percebidas como bons produtos de venda para o mercado em que se aplicam.

Para solucionar esse problema, ele orienta que as empresas apostem em ações pontuais e com um bom planejamento, além de buscar conhecimento a respeito do cliente, para que o marketing digital dessa atinja o sucesso esperado.

André comentou sobre os conceitos que fundamentam uma máquina de aquisição de clientes, os caminhos para que uma empresa se consolide e as estratégias para que os empreendedores façam uma aplicação certeira do marketing digital.

O que é marketing digital?

O conceito de marketing digital nada mais é do que a comunicação de informações e estratégias feitas em plataformas digitais, que contribuem para o crescimento de uma empresa e venda de um produto.

O marketing digital surgiu por volta de 1990, através do avanço da tecnologia, e começou a ser utilizado por empreendedores para a promoção de negócios nos mais diferentes ramos.

O conceito de como lidar com o processo de vendas online mudou, bem como o relacionamento entre empresas e clientes, e com o passar dos anos o marketing digital ganhou mais destaque, reforçando a oportunidade de um negócio se fortalecer no ambiente de internet.

Segundo André, um dos erros mais comuns de muitos empreendedores é que eles “querem falar e entender de marketing sem estudar, sem se aprofundar no assunto” e acaba causando efeitos que não são positivos para a empresa.

Para que o marketing digital funcione bem, esclarece Siqueira, é preciso que estes profissionais tenham em mente cinco pilares para fazer sua estratégia funcinar e a empresa crescer – são eles: atração, conversão, canal de relacionamento, vendas e análise de resultados.

Seguindo esses pilares no marketing digital, o empreendedor não vai cometer o erro de pensar que por sua empresa ser bem desenvolvida, não vai precisar ter uma rotina de planejamento e fazer uma constante pesquisa de mercado para se manter sempre no topo das buscas de consumidores já fidelizados e dos que ainda estão por vir.

“Se eu não tiver uma qualidade artística e criativa, eu não sou diferente”. (André Siqueira)

Preço: as estratégias de precificação de um produto ou serviço digital podem causar muitas incertezas, pois é preciso considerar os aspectos internos e externos de uma empresa. Para ficar mais fácil definir um preço online é aconselhado que os empresários entendam o quanto o preço é atrativo para seu público, comparar continuamente os preços com o da concorrência, alinhar as ações com os objetivos do negócio e saber quais serão os gastos que envolvem todos os componentes de sua estratégia.

Praça: o conceito de praça nada mais é do que o lugar e local que o produto ou serviço será vendido. Para ter uma boa praça é necessário saber onde o público-alvo se encontra e estudar a concorrência.

Promoção: corresponde a como o produto será divulgado e comercializado. Entenda as necessidades do público-alvo e foque nisso para desenvolver uma boa promoção.

Vantagens de investir em marketing digital

Investir em marketing digital permite um maior controle sobre resultados e desafios efetivos para sua estratégia, seja desenvolvendo a autoridade de uma marca no ambiente digital, seja trazendo leads para seu negócio via internet.

É importante que este investimento também considere a inteligência de vendas e capacitação profissional, assim o time vai conseguir trabalhar melhor e garantir a consolidação online de seu negócio, tornando sua presença digital uma máquina eficiente de atração de clientes.

Definir bem e organizar a equipe e suas tarefas, de acordo com as competências de cada profissional, irá ajudar a empresa a atingir seus objetivos no marketing digital.

E como começar no marketing digital?

Pesquisa/Benchmarking: para que um negócio prospere é preciso ter um parâmetro de referências do que já tem no setor em que ela pretende se instalar e aderir à técnicas  que fizeram sucesso, mas isso só é possível a partir de uma análise profunda do mercado.

Planejamento/cronograma: Ter um bom planejamento é o primeiro passo para que uma empresa se desenvolva da melhor forma. É com ações bem estabelecidas que um negócio vai conseguir atingir os objetivos que tinha colocado no papel.

Produção: é o momento de produzir um serviço ou produto e planejar como este será distribuído para o público-alvo.

Publicação: é nesse momento que a empresa coloca seu produto ou serviço à disposição do cliente.

Consistência: a capacidade que uma empresa tem de manter sua credibilidade com o consumidor a partir de um bom nível estratégico.

Divulgar: ações e campanhas para que um produto ou serviço se estabeleça  no ambiente online e seja visualizado e adquirido por consumidores.

Personalização: é uma prática que vai atrair clientes, aumentando a conversão e vendas de um negócio a partir do marketing digital.

Análise e métricas: refere-se a coleta de dados que vai mostrar quais os resultados obtidos por um negócio a partir das ações de marketing digital que foram desenvolvidas.

Tendências do Marketing digital para 2022

Utilizar o marketing digital é estar disposto a novas mudanças que surgem com o avanço da tecnologia. Vale ressaltar que as equipes envolvidas com o marketing digital devem ter uma relação mais profunda com os processos de gestão, compreendendo o mercado que estão inseridas, sabendo utilizar as plataformas online de maneira inovadora, para assim, melhorar a comunicação com seus clientes.

As estratégias que estão em alta atualmente quando se fala em marketing digital são:

  • experiências híbridas para troca de conhecimentos sobre a área;
  • otimização de sites para ferramenta de busca (SEO);
  • uso de métricas e análises de forma mais aprofundada;
  • integração mais fortalecida de marketing e vendas online;
  • social selling (uso de redes sociais para aumentar a interação com clientes e vender produtos);
  • produção de conteúdos e serviços mais duradouros, personalizados e interativos,

Qual a melhor estratégia de marketing digital?

A melhor estratégia de marketing digital é primeiramente ter um modelo de negócios forte e saber como resolver um problema que seja real.

A partir disso a empresa precisa entender bem as necessidades do seu público alvo, melhorar constantemente a experiência de seus clientes com aquilo que está sendo oferecido, e comunicar efetivamente através dos vários canais digitais aos quais tem acesso – assim ela vai conseguir um impacto positivo nas vendas.

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Fonte: Gazeta do Povo

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