Outbound e Inbound Marketing em conjunto: como garantir melhores resultados

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Entenda como o Outbound e Inbound Marketing podem alavancar os resultados e conquistar mais clientes para sua empresa

A otimização do marketing na empresa para buscar melhores resultados é uma ação constante na vida de empresários e executivos que precisam assegurar o sucesso de suas organizações. E para tratar isto, eles podem trabalhar com diferentes abordagens.

O Outbound e Inbound Marketing são duas frentes de trabalho diferentes e que são usadas em diferentes graus no meio empresarial, podendo ser utilizadas de forma separada ou complementar. Enquanto o Inbound é fundamentado na atração de potenciais clientes utilizando meios digitais fortemente baseado na divulgação de informações de interesse, o outro é basicamente a busca dos clientes utilizando investimentos em mídia paga, com um esforço canalizado para propaganda de seus produtos e serviços em meios que sejam adequados.

Entretanto, isso não significa que as duas metodologias não possam funcionar muito bem em conjunto. Unir as duas formas de marketing pode ser algo muito vantajoso para a empresa, porque uma pode complementar a outra.

Quer saber mais como garantir os melhores resultados e extrair o que há de melhor nas duas formas de conseguir clientes? Acompanhe!

O Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, esta é uma forma de conquistar clientes com uma abordagem mais receptiva, a partir da atração de clientes usando informações que ele tem interesse, não especificamente sobre o produto que a empresa quer vender.

Ou seja, o cliente chega até a empresa atraído por um conteúdo intererssante, deixa os seus dados de contato para ter acesso a esse material, e a partir daí é contatado de forma estruturada para aumentar seu interesse e as chances de se tornar uma oportunidade de venda.

O Outbound Marketing

Nessa metodologia também conhecida como marketing tradicional, a abordagem ao cliente é muito mais intensiva. A empresa vai atrás do cliente, mostrando seus produtos e serviços. Em outras palavras, é a maneira clássica de vender, fazendo propaganda e usando publicidade.

Como unir o Outbound e o Inbound Marketing

Apesar de diferentes, as duas estratégias de marketing podem andar de mãos dadas. O empresário não precisa escolher entre uma ou outra, mas ele pode mesclar para obter melhores resultados.

Obviamente é preciso medir os resultados para entender onde vale mais a pena investir, mas queremos dar aqui exemplos de como unir as duas metodologias podem ajudar a alavancar os negócios.

Parcerias e Indicações

Negócios com o mesmo público podem mesclar as técnicas de Outbound e Inbound Marketing para aumentar as vendas.

Isso pode acontecer com um programa de indicação para os clientes dos dois negócios feita de forma offline, mas a partir daí começar com ações educativas envolvendo conteúdo e relacionamento.

Eventos

Geralmente em eventos, os participantes deixam um contato ou fazem um cadastro no momento da participação.

Estes contatos conseguidos de forma offline podem ser colocados em uma página de captura, e assim vão entrar em um fluxo de mensagens e serão nutridos no pós-evento.

Cold call para clientes atraídos pelo Inbound Marketing

Neste caso, a ideia é usar o Outbound Marketing em sua base de leads formada por meio do Inbound Marketing.

Ou seja, para um lead que interage com os conteúdos, abre as campanhas de marketing, etc, uma abordagem mais ativa pode fazer com que a compra se concretize.

A ligação para o cliente pode ter o intuito de falar mais sobre como ele pode usar o conteúdo consumido e assim oferecer seus produtos ou serviços de maneira mais natural.

Loja física + Loja Online

Hoje em dia é muito comum as lojas físicas terem suas versões de ecommerce. E nenhum cliente pode ser perdido.

Por isso, uma boa forma de aliar o Outbound com o Inbound Marketing é sempre cadastrar os clientes nas lojas físicas, para que eles também entrem em um fluxo e recebam campanhas de ofertas e descontos exclusivos para que se tornem também compradores na loja online.

Campanhas de e-mail marketing mais persuasivas

Ao entrar em seu blog e baixar conteúdo, o lead autoriza a empresa a entrar em contato pelo meio eletrônico. Ele tem interesse portanto em receber comunicados daquele local.

Então, uma boa forma de alavancar vendas utilizando as duas metodologias é começar um relacionamento com mensagens educativas e de conteúdo, e eventualmente mesclar com mensagens mais persuasivas, voltadas para as vendas.

É importante apenas tomar cuidado para não ser invasivo e aproveitar a oportunidade que o Inbound Marketing criou através da informação de qualidade, para mostrar como seu produto ou serviço pode ser útil para o lead.

Conclusão

Para mesclar as o Outbound com o Inbound Marketing, é preciso analisar o seu mercado, e se for possível, aliar as duas estratégias. Em geral, os pontos que precisam ser analisados para identificar o melhor caminho a seguir são os seguintes:

  • O perfil do cliente;
  • A jornada de compra;
  • O ticket médio dos seus produtos ou serviços;
  • O funcionamento / relacionamento dos times de Marketing e Vendas;
  • O modelo de gestão da sua empresa.

Para resumir, as duas metodologias possibilitam alavancar mais vendas para sua empresa.

Elas podem sim ser aplicadas isoladamente, mas sempre vale a pena analisar se não é interessante e possível para o seu negócio usar as duas, de forma que uma complemente a outra.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também o artigo Como o inbound marketing B2B pode gerar mais leads qualificados e aprenda a usar esta estratégia a favor do seu negócio!

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