7 estratégias de marketing digital para otimizar resultados de eventos corporativos

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Veja porque boas estratégias de marketing digital são essenciais para potencializar os resultados de eventos corporativos.

Atualmente é impossível pensar em melhorar resultados de eventos corporativos sem boas estratégias de marketing digital. Isso porque o próprio comportamento das pessoas é orientado para o constante crossover entre o online e o offline, incluindo a espera por experiências estendidas — tanto durante quanto para depois que o evento acaba.

Agora, o que fazer no ambiente digital para apoiar a empresa quando ela fizer uma conferência, uma reunião de negócios, ou mesmo uma comemoração?

É o que vamos ver ao longo deste artigo.

Os impactos do marketing digital antes e pós eventos corporativos

A gestão de eventos percorreu um longo caminho desde a sua criação, graças ao ambiente dinâmico e rápido em que opera. Com a mudança dos tempos, a necessidade de ampliar os sistemas, ferramentas, técnicas, novas abordagens tornam-se não apenas necessárias, mas também cruciais.

O ponto focal essencial do marketing de gerenciamento de eventos sempre foi a execução. Com isso, as principais medidas de realização eram o número de participantes, o custo por participante e o volume de leads gerados — nos casos dos eventos comerciais.

Agora, com a socialização virtual se tornando o centro das relações, é preciso também investir em estratégias de marketing digital, ainda que o evento em questão seja puramente presencial, offline.

Sem isso, obter atenção do público-alvo, atingir o número de participantes desejados, alcançar as metas de Marketing (posicionamento de marca, apresentação de novos produtos e serviços, geração de leads, entre outras) torna-se cada vez mais difícil.

Em linhas gerais, podemos dizer que os impactos mais evidentes do marketing digital antes, durante e depois que um evento acontece são:

  •  ampliação da audiência;
  •  alcance do público elegível para participar;
  •  uso estratégico das mensagens da marca;
  •  anúncios e cobertura realizados com métodos e boas práticas;
  •  fornecimento de experiência estendida ao público-alvo, etc.

→ Leia também: Os 7 pecados capitais do Marketing Digital.

7 estratégias de marketing digital para melhorar resultados de eventos corporativos

Confira, a seguir, sete estratégias de marketing digital que tem o poder de alavancar os resultados de eventos corporativos!

1. Divulgação via e-mail

Estruturar uma campanha de e-mail marketing para listas de potenciais participantes é essencial. E isso em uma frequência moderada, com um anúncio inicial e alguns reforços, inclusive solicitando confirmação de participação.

Quanto ao conteúdo desses e-mails, vale a pena iniciar com um teaser e, depois, ir dando mais detalhes gradativamente. Se a empresa preparou um vídeo, por exemplo, vale a pena incorporá-lo a algum dos envios.

2. Chamadas nas redes sociais

Ao mesmo tempo, é importante propagar o evento nas redes sociais. Em muitos casos, até investir em anúncios ou posts patrocinados direcionando para os usuários que se querem atrair, vale a pena. E no caso de eventos ‘fechados’ ou apenas para convidados, a divulgação a posteriori pode ser uma forma de criar um desejo e pré-disposição de outros clientes e prospects, que passam a ter interesse em participar de algo similar, no futuro.

Tudo com bom uso da identidade visual do evento, apontando, se for o caso, palestrantes e especialistas que vão participar.

3. Cobertura nos canais digitais

No dia do evento, vale a pena estruturar uma cobertura nas redes sociais. Dessa forma, tanto as pessoas que estão presentes quanto aquelas que não puderam ir, podem acompanhar highlights do que está acontecendo.

Para isso, vale a pena fazer posts no Twitter, publicar pequenos vídeos no Instagram e também reverberar no LinkedIn. Para textos, vídeos e áudios mais completos, é recomendável usar o blog da empresa e, posteriormente, compartilhar os artigos nas redes sociais.

4. Parceria com influenciadores e líderes de opinião

Há casos em que vale a pena contratar influencers e líderes de opinião, tanto para participar como palestrantes/conferencistas como para fazer a cobertura do evento.

Obviamente, a seleção desses profissionais deve levar em consideração o público com o qual ele dialoga, sua reputação no mercado, o alcance e o engajamento que eles conseguem entregar.

5. Transmissão em streaming

Cada vez mais, transmitir eventos online ajuda a potencializar resultados de eventos corporativos, sobretudo no que diz respeito à visibilidade da marca.

E a boa notícia é que plataformas como YouTube, Instagram, LinkedIn, entre outras, disponibilizam essa funcionalidade de maneira gratuita.

6. Trilha de conteúdo para público engajado

Posteriormente, enviar conteúdos relacionados ao tema do evento para as pessoas que participaram presencialmente também pode gerar bons resultados. Isso faz parte do esforço de entregar uma experiência estendida, demonstrando a importância do público para a marca.

Neste caso também é importante usar esse recurso com parcimônia, especialmente seguindo as práticas do Inbound Marketing, que conduz leads pelo funil fornecendo informações de qualidade, suprindo dúvidas, e assim por diante.

7. Publicação de fotos e vídeos

Por fim, numa era em que Tik Tok e Instagram são as redes onde as pessoas mais passam seu tempo, publicar fotos e vídeos do evento nessas redes é fundamental.

Isso dará ao público a oportunidade de aproveitar imagens profissionais para contar a seus amigos e conhecidos que participaram de um evento do qual se orgulham.

→ Leia também: Como estruturar o planejamento de Marketing Digital em 2022.

Resumindo: estratégias de marketing digital são essenciais para eventos empresariais

Boas estratégias de marketing digital são cada vez mais essenciais para obter bons resultados de eventos corporativos. E, obviamente, isso precisa ser tratado de maneira muito profissional, de maneira coordenada e usando a automação a favor da marca.

Aqui na Tech4Biz, ajudamos nossos clientes a planejar e executar ações de marketing digital que tornam seus eventos mais propositivos e eficientes. E nos orgulhamos de obter feedbacks positivos quanto aos resultados dessas estratégias.

Que tal, você conseguiu visualizar a importância das estratégias de marketing digital para melhorar resultados de eventos corporativos? Para seguir aprendendo, baixe agora o eBook Marketing Digital: Passo a Passo para Iniciantes!

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