Os principais erros das empresas no marketing digital

 Em Blog

Veja os equívocos bastante comuns que você deve evitar na estratégia de marketing digital do seu negócio!

Nos últimos anos, é inegável que o digital vem assumindo cada vez mais o protagonismo nas estratégias de marketing de empresas de todos os portes nos mais diversos segmentos do mercado. A facilidade em medir resultados e os custos em geral mais baixos do que investimentos em outras frentes facilitaram esta transição, sem contar claro a mudança do comportamento do consumidor em todos os tipos de negócios.

Ainda assim, muitas organizações ainda não tratam com a devida importância sua frente de atuação digital, muitas vezes cometendo erros que podem custar muito dinheiro e também atrasar seus resultados.

São estes erros que vamos tratar hoje, quais são os mais comuns e, claro, como fazer para evita-los.

O que é marketing digital

O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectarem com clientes atuais e potenciais.

Assim, o marketing digital pode ser definido pelo uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes, onde eles passam grande parte do tempo: online. Do próprio site aos ativos de marca on-line de uma empresa — publicidade digital, e-mail marketing, folhetos on-line e muito mais — há um espectro de táticas que se enquadram nessa estratégia.

Os erros mais comuns das empresas no marketing digital

Agora que já entendemos o que é marketing digital, vamos à lista de erros que devem ser evitados nessa estratégia.

Não ter objetivos claros

Você tem que saber o que você quer, a fim de saber o que fazer.

Muitas vezes ouvimos coisas como “Preciso estar em todos os canais de mídia social”, mas quando perguntamos “por quê”, as pessoas nem sempre têm uma resposta. E quando o fazem, a resposta está na linha de “porque todo mundo está fazendo” ou “é o que sempre fizemos”.

Enquanto você definitivamente quer saber o que seus concorrentes estão fazendo, tentar ser o “tudo de bom” não ajudará ninguém.

O uso mais eficaz do marketing digital é primeiro definir seus objetivos e, em seguida, escolher as táticas específicas que melhor ajudarão a alcançá-las — e não o contrário.

Não conhecer o público-alvo

Fazer suposições sobre quem estará interessado em seu produto ou serviço pode ser um erro caro, e é um que também é bastante comum.

Com o mundo das mídias sociais e todas as análises gratuitas disponíveis, não há realmente nenhuma desculpa para não saber quem são seus clientes-alvo, onde estão e o que estão procurando.

Seu desempenho geral de marketing digital vai se basear em grande parte no conhecimento profundo e no engajamento com seu público-alvo, além de fornecer o conteúdo que fará com que ele se envolva com a sua marca.

Quanto mais você se aprofunda nas análises corretas, mais fácil se torna estreitar seu foco e gastar mais tempo e dinheiro em anúncios e conteúdo que serão vistos pelas pessoas certas no momento certo.

Não analisar a concorrência

Outro erro comum que muitos fazem no marketing digital é não estudar seus concorrentes.

Uma boa análise de concorrentes é a melhor maneira de investigar as tendências recentes do mercado e seus resultados. É também a melhor maneira de você saber como as empresas promovem seus produtos de seu mercado no meio digital.

Você também pode incorporar as estratégias que funcionaram para eles. Inscreva-se em suas newsletters e escaneie seus sites e páginas de mídia social para saber como eles estão atingindo o público-alvo.

Você também pode usar ferramentas para saber quais palavras-chave seus concorrentes mais usam. Essas ferramentas também ajudam a entender o perfil de backlink de seus concorrentes. A partir disso, fica muito mais fácil superar a concorrência.

Não dar tempo suficiente para produzir resultados

Às vezes, os donos de empresas presumem isso porque a tecnologia digital evolui tão rapidamente que o marketing digital deve produzir resultados quase que imediatamente. E quando eles não vêem resultados rápidos ou imediatos, ficam assustados e até desistem.

Estamos acostumados a coisas que acontecem mais rapidamente do que antes, por causa do acesso mais fácil que temos — mas isso é apenas parcialmente baseado em fatos.

Pense que, enquanto o mundo digital se move rapidamente, o público-alvo é humano e as pessoas dedicam tempo para se tornarem verdadeiramente engajadas. Por causa dos algoritmos (e de sua constante mudança), lembre-se de que o público pode nem estar vendo seu conteúdo quando você começa a postá-lo.

Consistência é fundamental para o marketing digital de sucesso. Muitas vezes, é preciso vários pontos de exposição antes que um possível cliente se envolva com conteúdo ou anúncios relevantes.

Não criar conteúdo valioso

O conteúdo é o rei e é a única razão pela qual os mecanismos de pesquisa existem. Você teria sido lembrado por muitos sobre a importância do conteúdo no mundo digital.

Mas, qualquer conteúdo não vende. O conteúdo deve adicionar algum valor aos seus leitores. Se você não está criando nenhum valor, não há necessidade de visitá-lo.

Tente ser criativo com os materiais produzidos (no blog, nas redes sociais, na loja virtual, na parte institucional do site etc.). Isso envolve desde a originalidade do material até técnicas de SEO, entre outras questões importantes.

→ Leia também: Qual o melhor tipo de conteúdo para a sua empresa?

Não definir ou medir as metas de marketing

Um dos erros comuns do marketing digital é não ter metas tangíveis para o seu negócio.

Seu objetivo de marketing deve ser medido quantitativamente, a fim de saber se você realizou uma campanha bem-sucedida. Você precisa definir seus objetivos tangíveis e avaliá-los periodicamente.

Por exemplo, se você tem uma meta de conquistar 100 novos clientes em um ano, então planeja alcançar isso por meio de SEO e marketing de conteúdo ou uma campanha de mídia social promocional para atingir a meta. É igualmente importante avaliar o desempenho desses canais periodicamente para saber se você está no caminho certo.

Não entender os dados

Há tantos dados disponíveis hoje que você pode facilmente olhar para números e estatísticas por horas e até dias. Mas você está olhando os dados certos? E se está, sabe o que fazer com eles?

O primeiro passo é descobrir quais dados são relevantes. Isso deve ser determinado pelos seus objetivos, que você pode transformar em KPIs (indicadores-chave de desempenho/métricas). Depois de medir os dados certos, fica muito mais fácil ver o que está funcionando e o que não está.

Não há uma resposta universal para os dados corretos a serem monitorados, pois isso pode variar para cada empresa. Mas, você pode se beneficiar ao colocar o Google Analytics em funcionamento no seu website, por exemplo. Ele fornecerá informações detalhadas sobre seu tráfego na web.

É claro que os dados mais perfeitos e refinados do mundo não ajudarão se você não tiver uma estratégia de marketing digital bem definida — o que faz com que esse último tópico nos remeta ao primeiro, não é mesmo?

Você deve estar disposto a parar e mudar a rota a qualquer momento se encontrar algo que não esteja funcionando.

→ Leia também: A união do marketing digital com o Big Data — uma relação que promete!

Como você viu, o marketing digital é realmente importante para os negócios, mas ele precisa ser utilizado com estratégia. Uma boa decisão é buscar ajuda especializada para desenhar uma estratégia à altura do seu negócio.

Aqui na Tech4Biz, nos dedicamos a ajudar nossos clientes a não cair nesses erros comuns e, com método e experiência, alcançar ótimos resultados com o marketing realizado nos ambientes online. Se precisar de mais informações, não hesite em fazer contato conosco!

Algum desses erros do marketing digital estão sendo cometidos no seu negócio? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar