5 dicas para ajudar a alavancar a estratégia do marketing de conteúdo no B2B

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O marketing de conteúdo possibilita à sua empresa se conectar com o seu público e um melhor posicionamento de mercado, criando oportunidades de negócios

Os profissionais do marketing estão cientes do quanto é importante possuir uma estratégia definida quando citamos a construção de um bom conteúdo e de qual maneira essa prática tem ajudado outras empresas no reconhecimento de marca, engajamento e conversão de oportunidades.

Dito isso, é importante frisar que o primeiro passo antes de criar conteúdo é analisar qual é o seu público-alvo, e definir os principais tipos de clientes que você quer atingir. A primeira dica é conversar com a equipe comercial – por se tratar de uma área mais capacitada para dar o suporte nessa construção, ajudará a mensurar através de perguntas estruturadas, o público ideal e o conteúdo mais condizente com o interesse de acordo com o perfil traçado.

A segunda dica serve como um norte para definir qual é a construção do público do seu negócio. As perguntas elaboradas farão que você consiga perceber alguns comportamentos que serão essenciais na estratégia do marketing de conteúdo, como:

–  Qual o perfil do seu público?

– Quais são suas necessidades reais e dores?

– Quais os desejos do seu público?

– Como se comunicam seus concorrentes?

– Há diferenciais do seu produto e serviço?

Todas essas perguntas ajudarão a montar o seu público ideal, e consequentemente os próximos conteúdos serão construídos de forma mais eficaz.

Como o público-alvo é o tema central do assunto, não podemos deixar de citar os conceitos de persona e ICP (Ideal Customer Profile) ou Perfil do Cliente Ideal. Por mais que achem que esses dois métodos podem ser definidos da mesma maneira, eles não são. Por isso, vamos abordar essa diferenciação na terceira dica.

Nesse caso, o público-alvo é definido na classificação de determinado grupo da sociedade que uma organização enxerga como potenciais consumidores. Por exemplo: homens, mineiros, de 20 a 30 anos, formados em tecnologia e fãs de games.

Quando falamos de persona, a definição é descrita da seguinte forma, sempre trazendo características qualitativas, comportamentais, psicológicas e detalhadas de um possível cliente, como: Bernardo, 35 anos, profissional de tecnologia, casado, tem filho pequeno, mora em São Paulo, gosta de jogar videogame, compra online e toma cerveja com seus amigos.

Já o ICP tem como papel filtrar os ideais de empresas ou pessoas que se identificam com as soluções, produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio. Assim sendo, é o que se enxerga como o valor de retorno que pode ser gerado através dessa análise pela companhia. As características nessa abordagem são: clientes B2B do setor de agronegócio de São Paulo, de 500 a 1000 funcionários, com faturamento acima de R$300 mil/mês.

Com todas essas explicações na mesa sobre público-alvo, persona e/ou ICP, você poderá definir a melhor estratégia de conteúdo para se comunicar com ele, além de entender os melhores canais para estabelecer esse relacionamento e possibilitando resultados satisfatórios.

Mas não se esqueça que é de suma importância fazer com que sua estratégia de conteúdo se encaixe com o que seu público procura até para que seu esforço faça sentido no final até atingir a mensuração desses dados no final. Além disso, sua ação vai agregar valor para o consumidor e criar conexões para futuros clientes.

Antes de apresentar a próxima dica, precisamos evidenciar alguns números que mostram que a estratégia de conteúdo vem ganhando cada vez mais investimento nas corporações. Segundo a Semrush Academy, 84% das empresas têm uma estratégia de conteúdo, 76% têm times dedicados à produção deles e 89% confiam na pesquisa orgânica como seu canal de distribuição mais eficaz.

Para ler também: Como usar estratégias de marketing para a fidelização de clientes B2B?

Nesse ponto, caso sua empresa ainda não conte com um profissional dedicado a criação de conteúdos, como UX Writer, entramos na quarta dica. Nessa parte, iremos sugerir algumas  ferramentas e serviços que podem ser facilitadores na produção dessa estratégia. No mercado, os mais conhecidos são: Rock Content, Contentools (GrowthHackers), RD Station, Hubspot, SemRush e StoryChief.

Se sua empresa ainda não percebeu a relevância dessa estratégia, é preciso correr e muito pois a concorrência e a exigência por um bom conteúdo estão crescendo, ficando mais difícil de engajar o seu público-alvo, ainda mais no pós-pandemia, período em que as ações digitais deram um grande salto.

De acordo com um outro levantamento, desta vez da RD Station com mais de 20 mil landing pages (LP), a média de conversão gira em torno de 20%.

Portanto, para que seu marketing de conteúdo tenha sucesso, a quinta dica é se apoiar em ferramentas para auxiliar nesse andamento. O que possibilitará aumentar o alcance e velocidade durante a jornada, não apenas para se conectar com o público-alvo, mas também para a sua marca se tornar cada vez mais relevante e ganhar autoridade naquele determinado assunto que queira se posicionar como expert, criando mais oportunidades de negócios.

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Fonte: ADNews

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