Como otimizar a sua estratégia de inbound marketing?

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O inbound marketing é uma estratégia que possui etapas precisas e práticas recomendadas. Embora faça uso de muitas táticas de marketing digital, como “marketing de conteúdo”, email marketing e técnicas para melhorar o SEO; é uma metodologia bem direcionada para a atração de visitantes e geração de leads qualificados.
Também é correto dizer que trata-se de uma estratégia holística contínua que abrange uma série de etapas específicas. Dentro disso, pode-se pensá-la como uma filosofia que trabalha para colocar os clientes em primeiro lugar. 
Muitas empresas têm adotado o inbound marketing com bastante sucesso; outras precisam aperfeiçoá-las para melhorar os resultados. E é sobre isso que vamos conversar aqui. Confira!

Como atrair clientes na estratégia do inbound marketing?

Toda estratégia de marketing tem sua fase de atração, mas a forma como o Inbound marketing funciona é um pouco diferente. Isso porque ela é focada em gerar valor ao cliente, entregando-lhe, por exemplo, conteúdos ricos que respondam suas dúvidas e o conduzam pela jornada de compra.
Dito isso, veja, a seguir, como fazer com que suas campanhas de inbound marketing atraiam mais clientes!

Estabeleça objetivos claros

Objetivos claros comandam resultados claros. Se você pretende esgotar os recursos de marketing, é importante entender o desempenho desses recursos para que possa medir melhor o retorno sobre o investimento, acompanhar o desempenho do marketing e deixar seu chefe feliz.

Desenhe buyer personas

Desenvolver buyer personas e entender totalmente seu público-alvo é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de sua marca. 
Ter buyer personas permitirá que você entenda seus pontos fracos, lutas, paixões e prazeres. Ao compreender como sua marca se encaixa no estilo de vida do comprador, sua capacidade de ir além aumenta exponencialmente.

Produza conteúdo com o seu consumidor em mente

Se você dedicou um tempo para compreender e conhecer totalmente os clientes que possui, está a caminho de uma estratégia de desenvolvimento de conteúdo que retornará o investimento dez vezes mais. 
É importante observar o meio preferido de consumo de conteúdo pelo comprador, seus hábitos de compra, influências e detalhes que ajudarão a proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário.

Mantenha o foco nos objetivos

Frequentemente, proprietários de empresas e profissionais de marketing são desviados pelos detalhes e processos envolvidos na criação de uma campanha de inbound marketing bem-sucedida. 
Manter o foco irá garantir que você está utilizando o tempo e os recursos de forma adequada. Isso é crucial para o retorno do investimento. 
Se você fosse criar uma estratégia de marketing que não englobasse seus objetivos gerais de negócios, como poderia esperar resultado? Centralize seus projetos em torno de um conjunto específico de metas para atrair os clientes ideais.

Como otimizar a sua estratégia de inbound marketing?

Confira, a seguir, algumas dicas para otimizar sua estratégia de inbound marketing e melhorar os resultados!

Personalize ao máximo

O  funil de conversão  deve servir como uma fonte de orientação ao planejar sua estratégia de inbound marketing. Com isso em mente, use a personalização do conteúdo para cada estágio do funil. 
Quanto mais relevante for o seu conteúdo para o usuário, mais apreciado e conectado ele se sentirá com a marca. Aqui estão algumas ideias de personalização com base em cada fase:
  • Topo do funil:  na primeira fase do funil, o usuário determinou que tem uma necessidade, então está procurando informações relevantes. Use seus anúncios sociais, conteúdo de blog e conteúdo de vídeo para responder diretamente a esta fase de pesquisa de informações usando uma pesquisa de palavras-chave adequada. 
  • Meio do funil:  Nesta segunda fase, o usuário está avaliando as diferentes opções do mercado. Você pode usar conteúdo para download que permitirá obter mais informações sobre o lead. Com essas informações, você pode lançar campanhas de e-mail personalizadas e táticas de remarketing para mover o lead no funil.
  • Parte inferior do funil:  o estágio final do funil é quando o usuário está pronto para fazer uma compra. Use táticas como demonstrações gratuitas, descontos ou testes para fazer com que eles se comprometam com você. E após a compra não esqueça de manter a fidelidade, usando e-mails, cupons ou descontos personalizados.

Use boas iscas

Você está usando todos as iscas de lead à sua disposição? No inbound marketing, as iscas são técnicas e elementos que ajudam a atrair usuários de maneira orgânica. Elas fornecem valor, são baseados na Persona do Comprador e na jornada do cliente.
São as iscas que ajudam a mover seu lead no funil de conversão. Certifique-se de que está usando todas elas corretamente e da maneira mais otimizada. 
As iscas de lead mais importantes são:
  • Conteúdo de alta qualidade;
  • CTAs;
  • Páginas de destino (landing pages);
  • Formulários;
  • Chatbots etc.

Revise suas landing pages e formulários

Dê uma olhada em suas landing pages atuais e pergunte a si mesmo: o conteúdo desta página está de acordo com as necessidades do usuário e o encoraja a fazer a ação esperada?

Aqui estão duas dicas para criar uma boa landing page:

  • faça com que o produto, parte do conteúdo ou elemento principal ocupe a maior parte da página de destino. Parece óbvio, mas isso garante que o usuário não se distraia ou sinta que foi enganado ao ser redirecionado para lá.
  • faça com que o formulário apareça na tela do usuário sem que ele precise rolar. Isso o incentivará a preencher os dados com mais facilidade, com menos resistência.
Não se esqueça dos seus formulários! Dê uma boa olhada no que você está pedindo aos leads que preencham. Você está pedindo muito? 
Incluir muitas perguntas em um formulário pode diminuir a taxa de conversão. Lembre-se de que as respostas só devem ajudá-lo a definir se a pessoa é um lead qualificado ou não. Dentro disso, considere quais questões são relevantes e absolutamente necessárias.

Não ignore a publicidade paga

Uma boa estratégia de inbound marketing combina as partes pagas e orgânicas de forma inteligente. Usar anúncios pagos, como Google Ads, reforçará seus resultados. Por exemplo, o estudo de palavras-chave que você fez para os artigos do seu blog de SEO também pode ajudá-lo nas suas ações de publicidade paga.
Em geral, os anúncios PPC são bons para resultados rápidos e de curto prazo, enquanto o SEO Inbound puro é mais uma estratégia de médio a longo prazo, mas com resultados muito bons. Se você achar que seu plano de inbound marketing está começando devagar, considere fortalecê-lo com anúncios pagos.

Resumindo

Aqui na Tech4Biz, nós acreditamos no inbound marketing como uma estratégia de marketing digital de resultados. Isso porque já comprovamos como ele funciona bem inúmeras vezes em clientes dos mais variados portes e segmentos.
Por isso, sempre recomendamos a otimização das ações dentro desse método, especialmente para empresas cujo público está em constante busca de informações úteis e atualizadas, algo que acontece muito no segmento B2B.
O que você achou das nossas dicas para otimização do inbound marketing? Faça contato conosco e veja como podemos ajudar!

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