Qual o melhor tipo de conteúdo para sua empresa?

 Em Marketing Digital

Seja qual for o nicho de mercado que você atua, ter um bom conteúdo em seu site é a forma mais acessível de melhorar sua audiência na internet e manter o público interessado em você. É preciso, porém, que seu conteúdo tenha aquilo que seu público busca, pois geralmente o cliente tem um “problema” ou um “desejo” e quer que este seja “solucionado” da forma mais prática e rápida possível – e é isto que procura na rede.

O primeiro passo para a produção de um bom conteúdo é definir claramente seu público alvo e quais os interesses que ele tem que se relacionam a você e à sua empresa. A partir disto, é necessário definir quais os tipos de canais de comunicação serão usados, pois dependendo do ambiente, o conteúdo sofre alterações que devem ser levadas em consideração.

Lembre-se que quando o internauta vai procurar algo na web ele busca informações úteis e com qualidade. Uma forma de se tentar atingir isto é buscar tratar os principais tipos de conteúdo que se mostram mais interessantes para seu mercado dentro de um processo de busca. Por isso listamos abaixo os tipos de conteúdo mais relevantes para os processos de Inbound Marketing – ou seja, que vão ser efetivos para trazer contatos de potenciais clientes para sua empresa. Com isso vai ser mais fácil avaliar qual conteúdo melhor se adapta à proposta de sua empresa.

Conteúdo educativo
O material informativo que procura ensinar algo é o tipo de conteúdo mais eficiente para fazer as pessoas visitarem o seu site e compartilhar nas redes sociais, pois tem um grande benefício ao usuário. Para desenvolver esse tipo de material pode-se abordar uma variedade de temas, como por exemplo: exemplificar o conceito de determinado assunto, dar instruções para executar determinada tarefa, listar passos para resolver um problema, entre outros.

O conteúdo educativo gera autoridade para a marca, cria uma conexão com o público, e permite uma relação continuada, uma vez que um conteúdo de qualidade nunca é demais.

Levar uma informação baseada em formato de conselhos práticos, ajuda os leitores a interpretarem melhor a solução de sua busca.

Conteúdo divertido
Um conteúdo divertido aborda imagens ou histórias engraçadas que sejam capazes de entreter o usuário. Para isso utilizam memes, fatos divertidos, quebra-cabeças, questionários, entre outros. Essa forma de atração traz diversão e pensamentos positivos para o leitor, e transforma a categoria “empresa formal” em “eles são como eu”. Ao interagir com seu público-alvo, o conteúdo apresentado não precisa estar diretamente relacionado aos seus produtos, mas é necessário atrair a atenção e criar um relacionamento de confiança e proximidade. Mas cuidado, não abuse demais, pois mesmo com toda a interação, você continua sendo uma empresa e possui um objetivo.

Conteúdo visual
Infográficos e tabelas visuais são muito eficientes em apresentar dados, com o auxílio de recursos visuais. Eles têm sido uma ótima maneira de resumir aquele conteúdo que se deseja passar, e transmiti-lo de forma rápida. Com tanto conteúdo “jogado” pela internet, as pessoas dedicam cada vez menos tempo para a leitura; e para os leitores mais apressadinhos, eles são ideais. Eles estão em alta pois transformam a maneira de ler os mais variados assuntos; e pesquisas indicam que são mais fáceis de serem armazenados na memória.

Conteúdo inspirador
Um conteúdo inspirador, que traga histórias de vida, citações ou depoimentos, é muito bem recebido pelo público pois as pessoas compartilham com o intuito de ajudar ou aconselhar o próximo. A sua marca pode aproveitar esse conteúdo, mas precisa adaptá-lo à proposta da sua empresa, não pode simplesmente soltar qualquer informação inspiradora por lá.  Procure saber quais os conflitos mais comuns de seus clientes em potencial e busque tratar o assunto falando diretamente com eles, usando frases e conteúdo que realmente faça a diferença em suas vidas.

Conteúdo de conversão
Gerar leads significa gerar oportunidade de negócios para sua empresa. Com esse tipo de conteúdo, você precisa despertar o interesse do seu público-alvo para que ele realize uma determinada ação. A conversão de leads, normalmente ocorre quando se assina um newsletter, participa de um webinar exclusivo, assiste um vídeo, baixa um ebook, entre outras ações. Uma dica importante para esse conteúdo é sempre traçar uma boa estratégia antes de executar a conversão, pois você precisa desenvolver um relacionamento com o potencial cliente até que ele esteja pronto para fazer uma compra.

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