O que é o ICP e sua importância em uma estratégia B2B?

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Entenda o que é o ICP, o seu conceito e qual a sua importância na captação de leads no inbound marketing

Já não é novidade para ninguém que muitas empresas precisam direcionar boa parte dos seus recursos a prospecção de clientes para o seu negócio. Nesse sentido, o conceito de ICP, vem se mostrando um termo cada vez mais relevante para este processo no dia a dia das grandes organizações.

Em outras palavras, o método de adotar uma abordagem mais certeira, visando atingir somente clientes com potencial, há tempos deixou de ser um diferencial competitivo, tornando-se uma das principais premissas dentro das mais diversas corporações.

Entretanto, por mais que já esteja comprovada a eficácia do ICP com seu reflexo no número de vendas de uma determinada empresa, é necessário pontuar que o ICP é uma técnica mais presente em negociações B2B (business to business).

Mas, afinal de contas, você sabe o que significa a sigla ICP e a importância de aplicá-la nas estratégias de marketing? Acompanhe o texto até o final pois explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa prática que vem elevando a taxa de conversão de muitas empresas.

O que é o ICP?

O ICP ou, Ideal Customer Profile, em tradução livre Perfil do Cliente Ideal, nada mais é do que a procura pelo cliente perfeito, aquele que de fato apresente grandes chances de ser convertido em venda.

Atualmente, nas estratégias de marketing tradicionais, vemos diversas empresas investindo em estudos profundos em busca da definição da sua persona e do seu público-alvo. Em síntese, essas estratégias, sempre que bem aplicadas, costumam trazer resultados.

Todavia, o ICP vai um pouco mais além. Em outras palavras, a intenção dessa prática é fazer com que todos os esforços despendidos pelas equipes de marketing e de vendas, não fiquem concentrados somente nas leads que supostamente poderão render frutos.

De outro modo, que toda essa diligência seja fundamentada com base nos clientes com grande potencial de compra.

Para quais tipos de negócio o ICP é recomendado?

Não existem restrições que impeçam modelos de negócio B2C (Business to Consumer) de utilizarem essa técnica durante suas campanhas de prospecção. Todavia, o ICP, costuma ser mais recomendado para empresas que vendem para empresas, devido a superioridade do seu ticket médio.

Por que é tão importante definir o ICP?

No mundo dos negócios, sobretudo com relação aos planos de marketing voltados para a prospecção de empresas (B2B), a velha máxima “tempo é dinheiro”, nunca se fez tão presente quanto nos dias de hoje.

Por vezes, o que vemos são companhias indo em busca dos seus leads de uma forma mais abrangente, ou seja, menos objetiva. Como resultado, boa parte da equipe de marketing acaba concentrando e direcionando seus esforços de maneira errônea.

Dessa forma, estruturar planos de ação voltados à prospecção do cliente ideal, certamente representará um aumento do ticket médio da empresa, uma vez que a equipe de vendas passará a trabalhar com leads de mais qualidade.

Além disso, tal mudança de atitude poderá representar um alívio aos cofres da instituição. Isso porque o desperdício de dinheiro e de tempo serão reduzidos drasticamente, vez que a procura por novos leads passará a ser mais assertiva.

Qual importância desse método dentro do inbound marketing?

Ao falarmos de Inbound Marketing, estamos nos referindo ao surgimento de um novo jeito de se relacionar com seu público-alvo.

Dessa forma, se antigamente víamos empresas se comunicando com suas personas de uma maneira mais ampla, se preocupando apenas em mostrar seu produto para o maior número de pessoas possíveis, hoje, esse tipo de abordagem pode não trazer os mesmos resultados.

Nesse sentido, o estudo detalhado do perfil ideal de empresa para o seu negócio, se torna um passo fundamental e necessário dentro de qualquer planejamento estratégico.

Isso porque a partir do entendimento aprofundado da sua persona, atrair seu lead por meio de anúncios e conteúdos personalizados, se tornará um processo muito mais simples.

Por fim, fica claro que a junção da busca pelo cliente ideal, aliado a estratégias assertivas de inbound marketing, podem ser de grande ajuda para a sua empresa, contribuindo grandemente para sua escalabilidade e desenvolvimento.

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