O que preciso analisar nas campanhas de anúncios pagos?

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Veja o que analisar nas campanhas de anúncios pagos e aprender como alcançar mais resultados a partir do Marketing Digital!

Mesmo que você tenha contratado uma agência de marketing para a sua empresa e ela esteja a cargo de fazer um acompanhamento de seus anúncios, é importante que conheça alguns pontos que deve analisar nas campanhas de anúncios pagos.

Isso porque, é apenas dessa forma que você poderá concluir se está alcançando o máximo de resultados com anúncios pagos e tendo um retorono de investimentos adequado – ou não.

Sabe aquele velho ditado que diz que “o olho do dono é que engorda o gado”? É mais ou menos por esse caminho que você deve assumir quando nos referimos ao Marketing da sua empresa, mesmo quando acha que não conhece muito do assunto – é por isso que escrevemos este post.

4 pontos que você deve analisar nas campanhas de anúncios pagos

Para ajudá-lo, listamos alguns pontos que você deve analisar nas campanhas de anúncios pagos. Confira!

1. Taxa de conversão

É muito importante que você saiba como analisar a taxa de conversão dos anúncios pagos que realiza. Essa é uma KPI (key performance indicator) das mais relevantes, tendo em vista que mede a porcentagem de usuários que fizeram a conversão desejada.

Ou seja, se você fez um anúncio pago no Linkedin e que direcionava para a página de um produto do seu e-commerce, por exemplo, a taxa de conversão mede a quantidade de pessoas que clicaram e adquiriram o item.

Para conhecer a taxa de conversão em vendas é bastante simples. Basta dividir o número de clientes pelo total da sua audiência e multiplicar o resultado por 100.

Vamos supor que o site que estava no anúncio do Facebook recebeu 3 mil visitas e efetuou 80 vendas. Nesse caso, você precisa dividir 80 por 3.000 e multiplicar o resultado por 100. Ao fazer essa conta, descobrirá que a taxa de conversão foi de 2,66%. Uma boa taxa de conversão varia conforme o setor, tipo de negócio, público, etc. mas uma boa forma de controlar isto é comparar você com você mesmo – seja usando campanhas diferentes, seja usando períodos distintos (p.ex. mês a mês).

2. Número de cliques

O número de cliques também é algo que se deve analisar nas campanhas de anúncios pagos. Isso porque, nas campanhas de tráfego, o custo por clique é uma das principais formas de cobrança.

Ou seja, se o anúncio for configurado nesta forma de cobrança, quanto mais pessoas clicarem no seu anúncio, mais você pagará por veiculá-lo nas redes sociais, como o Linkedin e Instagram, bem como nos serviços do Google Ads.

Geralmente, esse número é mostrado nas próprias plataformas de gerenciamento de anúncios. Caso não tenha acesso a elas, solicite à sua agência, pois esse é um direito seu.

Com o número em mãos, verifique se o valor pago por clique está compensando o investimento, avaliando o total de vendas geradas por canal, ou campanha.

3. CPM

Conforme explicamos, boa parte dos anúncios de marketing digital são cobrados de acordo pelo número de cliques que recebem. A essa métrica é dado o nome de CPC.

Porém, essa não é a única forma de cobrança que as plataformas de anúncios usam para cobrar pelos serviços que elas prestam.

Em alguns casos, também é possível que a cobrança seja feita no Custo por Mil (CPM). Essa é a melhor escolha para quem deseja ganhar visibilidade e não apenas fazer vendas.

Vamos supor que o seu anúncio seja para divulgar um novo negócio e torná-lo conhecido entre o público, por exemplo. Nesse caso, o CPM pode ser a melhor opção.

Logo, convém analisar bem cada situação para entender se vale mais a pena pagar por CPC ou CPM. Assim, pode direcionar melhor o trabalho que está sendo realizado pela sua agência de marketing.

4. Público

Entre os pontos que você deve analisar nas campanhas de anúncios pagos também está o público. Somente assim você terá a certeza de que as pessoas que estão visualizando as suas publicações são mesmo o seu público-alvo ou persona.

Afinal, de nada adianta pagar por anúncios direcionados a gestores de grandes empresas e os anúncios serem mostrados na maior parte estudantes e profissionais juniores, por exemplo.

Nas campanhas de anúncios pagos nas redes sociais é possível traçar públicos muito bem definidos, a partir de gênero, idade, localização geográfica, perfil profissional, gostos, entre outros fatores.

Por isso, é importante ficar de olho para descobrir se a agência que você contratou está fazendo a seleção de público alvo de forma correta.

Além desses pontos que trouxemos, você também pode praticar o benchmarking, que é um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos ou serviços estão desempenhando em comparação com os seus concorrentes diretos. Procure esta informação com parceiros, entidades de classe, associações e amigos atuando no setor.

A partir disto acompanhe os perfis das empresas que no seu ramo de atividade e compare com seus perfis e campanhas. Se a agência está fazendo um bom trabalho, os resultados devem ser similares ou superiores aos das outras marcas.

Agora você já sabe o que deve observar ao analisar nas campanhas de anúncios pagos e supervisionar a sua agência de marketing.

Continue aprendendo em nosso artigo que fala sobre como ter mais resultados em campanhas de marketing digital.

E entre em contato se quiser falar mais a respeito!

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