Fique atento às armadilhas do marketing digital

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O marketing digital é onipresente. Ele está tão incorporado no dia a dia que acabou se tornando comum e corrente. E, nós sabemos, quando algo passa a ser “orgânico” tende a ser realizado de maneira intuitiva.

Definitivamente, o marketing digital não pode abrir mão da estratégia, porque nem é marketing quando não é planejado. É bem essa a provocação que trazemos neste artigo.

Continue lendo para ver uma reflexão profunda sobre as principais armadilhas do marketing digital!

Ninguém pode fugir do marketing digital

A adoção da internet na vida cotidiana é o que mais afetou o marketing nas últimas três décadas. Dos primeiros softwares de editoração nos primeiros PCs até os aplicativos usados em smartphones e tablets, muita coisa mudou.

Conforme a web evoluiu, avançaram também os métodos, as ferramentas e as práticas de marketing digital. Hoje nenhum negócio pode se dar ao luxo de não praticá-lo.

A empresa que não assume essa frente estratégica tende a perder competitividade. Acaba, por exemplo, vendo sua marca sendo citada por públicos distintos, sem nenhum controle.

Vivemos uma contínua transformação digital

Por menor e menos online que seja um negócio, ele está minimamente vivendo uma transformação digital. E isso é visível no marketing.

Perfis em rede social, comunicados comerciais via e-mail, atividades que parecem tão corriqueiras são, de alguma maneira, marketing digital.

A experiência do consumidor é decisiva, empresas de todos os portes e atuantes nos mais variados segmentos têm muito a ganhar com o marketing digital.

Há diversas razões para esse cenário. A mais palpável e decisiva diz respeito à experiência do consumidor moderno. Os clientes agora são mais inteligentes e capazes de pesquisar produtos e/ou serviços em segundos. Eles comparam facilmente concorrentes e fazem descobertas que são o fiel da balança na decisão de compra.

A jornada de compra foi encurtada

Um relatório do Digital Marketing Institute, publicado recentemente, mostra isso claramente. Aponta que atualmente 70% da jornada de compra é trilhada antes mesmo do consumidor sinalizar intenção de comprar.

Em outras palavras, o próprio potencial cliente usa o Google e navega por redes sociais e outros ambientes digitais para entender o que precisa, ver as opções disponíveis, obter opiniões, entre outros passos.

Logo, as empresas com melhor marketing digital são mais capazes de capturar a atenção e causar boa impressão. As demais, por melhores produtos e serviços que ofereçam, geralmente passam despercebidas.

Marketing digital intuitivo/pouco profissional é arriscado

Não basta fazer marketing digital de maneira intuitiva e pouco profissional.

É preciso lançar mão do método: definir objetivos, conhecer o público-alvo, planejar e executar planos de ação claros e eficazes. Além disso, definir métricas e indicadores de desempenho, mensurar resultados, calcular o retorno sobre os investimentos (ROI) etc.

Apesar de ter essa consciência, mais de 50% das empresas no Brasil ainda engatinha no universo do marketing online. É o que aponta um estudo realizado pela The Boston Consulting Group e apoiado pelo Google.

Confira, a seguir, os principais riscos que as organizações correm ao trabalhar um marketing digital pouco elaborado.

Não solidificar a presença da marca na web

A pior coisa que existe para uma empresa é não ser encontrada no Google.

Não importa qual seja o core business. Hoje ninguém quer manter listas de potenciais fornecedores. Todo mundo quer fazer — e faz — buscas online para estar a par do que há de mais moderno.

Um dos objetivos de um bom plano de marketing digital é posicionar a marca entre os primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de busca.

E isso não se consegue sem conteúdo de qualidade, estratégias de SEO, entre outras práticas.

A marca ser vista como pouco inovadora e perder vendas

Na era da informação na palma da mão, os consumidores querem obter respostas em segundos.

Empresas que não têm um bom site, blog, redes sociais, anúncios online, entre outras táticas, podem ser vistas como antiquadas, pouco sofisticadas. E essa imagem é decisiva para potenciais clientes.

Lembre-se do que já mencionamos: consumidores só sinalizam intenção de comprar depois de percorrer 70% da jornada de compra. Certamente, eles passam por muitas marcas que não inspiram confiança.

Fortalecer a concorrência

Com mecanismos online de comparação cada dia mais sofisticados, os consumidores conseguem fazer análises rápidas e objetivas em poucos cliques.

Assim, ao verificar uma empresa pouco estratégica no marketing digital, a próxima a ser analisada tende a se fortalecer — se apresentar recursos online mais elaborados.

Trocando em miúdos: empresas que não têm um bom marketing digital acabam pavimentando o caminho para o avanço de seus concorrentes.

Como fugir das armadilhas do marketing digital

A boa notícia é que fazer marketing digital de qualidade não é um bicho de sete cabeças. Basta ter objetivos bem claros e aproveitar as tecnologias e metodologias cada vez mais acessíveis e fáceis de serem utilizadas.

Confira, a seguir, nossas dicas para fugir das armadilhas do marketing digital.

Planeje e aja com constância e eficácia

O marketing digital requer planejamento e execução contínuos. Para manter o posicionamento online e se diferenciar da concorrência, é preciso mantê-lo sempre ativo.

É indicado desenhar uma estratégia de no mínimo seis meses. E estar atento aos ajustes necessários ao longo do caminho. Afinal, a transformação é contínua e é importante inovar.

Monitore a concorrência e o público-alvo

Para manter sua marca sempre diferenciada, é fundamental saber o que a concorrência está fazendo online. Use ferramentas para isso.

Do Google Analytics a plataformas de monitoramento online, empregue aplicações automatizadas para não perder nenhum movimento.

Da mesma forma, é importante saber o que está movendo seu público-alvo. Monitorar grupos em redes sociais, estar atento a comentários nas redes… Há diversas maneiras de acompanhar de perto o que querem e como agem os clientes ideais.

Não abra mão da tecnologia

Outro ponto importante: é fundamental acompanhar a evolução tecnológica. Hoje, com a computação em nuvem, não é preciso fazer grandes investimentos.

Praticamente todas as ferramentas de marketing digital podem ser utilizadas de maneira virtualizada. Isso significa que não é preciso se preocupar com infraestrutura de TI, o que reduz custos e torna tudo mais ágil e eficiente.

Busque ajuda especializada

O core business da sua empresa não é marketing digital. Então a melhor escolha é contratar uma empresa especializada para conduzir essa estratégia.

Aqui na Tech4Biz, nós ajudamos muitos clientes a planejar e executar estratégias de marketing online. Oferecemos serviços variados, que vão desde consultoria até táticas de vendas na web.

Podemos ajudá-lo a otimizar sua estratégia de marketing digital com técnicas de SEO, gestão de social media, marketing de conteúdo, Inbound Marketing e muito mais.

Que tal, você conseguiu identificar as armadilhas do marketing digital? Está preparado para superá-las? Se precisar de ajuda, já sabe: faça contato conosco, será um prazer te auxiliar!

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