O que fazer para captar novos clientes na internet?

 Em Marketing de Conteúdo

A forma como as empresas buscam e captam seus clientes mudou muito nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, o investimento disponível para a atividade de marketing era voltado para ações que atingissem ao público como um todo, sem distinção de objetivo de busca, sem saber se o cliente estava interessado em seu produto ou não. O que importava era “empurrar” o produto/serviço para o cliente.

Com a ascensão da internet, a mudança no comportamento do consumidor e o aumento substancial do poder de compra e da variedade de produtos e serviços; ações como essa começaram a incomodar. Nesse momento, o marketing digital entra para transformar essa jornada.

O marketing digital tem permitido às empresas mais do que apenas realizar vendas, ele tem possibilitado construir uma relação mais próxima, duradoura e lucrativa com o consumidor; que hoje deseja obter uma experiência de compra personalizada e não apenas comprar um produto ou serviço.

As principais estratégias do marketing digital estão relacionadas a ferramentas de pesquisa, geração e otimização de conteúdo. Nessa hora, entender o comportamento do seu público-alvo e do mercado em que está inserido é fundamental para geração de leads.

Mas afinal, você sabe o que é um lead? Esse termo até poucos anos atrás nem sequer era usado. Mas atualmente é um dos termos mais presentes no marketing digital. Enquanto esse termo não era utilizado, o marketing das empresas era realizado via ligações, mala direta, outdoors e anúncios nos diversos meios de comunicação.

Um lead nada mais é que um potencial consumidor que em algum momento demonstrou interesse por sua marca, produto ou serviço. Esse interesse é demonstrado através de alguma interação, ou seja, quando ele fornece algum dado pessoal para sua empresa em troca do recebimento de um material, conteúdo ou assinatura de newsletter. Nesse momento, sua empresa capta os dados e ele passa a fazer parte do seu funil de vendas e a ser considerado um cliente em potencial para o seu negócio.

Porque investir em captação de leads?

Às vezes, o usuário capturado só estará buscando a informação e mais nada; ou seja, ele não se tornará rentável ao seu negócio, mas isso não significa que ele não mereça atenção. Na verdade, após a captura de seus dados você poderá utilizar de diversas ferramentas para avançar na relação com ele até que ele se torne efetivamente um consumidor de suas soluções.

Mesmo trabalhando sua estratégia de marketing apenas no mundo digital, é preciso um certo investimento. Mesmo que o custo não seja alto, é indispensável que se despenda tempo para elaborar estratégias para guiar o lead em sua jornada de compra até que ele se torne um cliente ativo.

Estratégias de marketing digital têm mudado o jogo em empresas de todos os portes e em todos os segmentos. Nenhum negócio hoje pode se ver sem uma boa estratégia digital, seja ele atuante em mercados B2B ou B2C. O que cada dia mais organizações têm se dado conta é que é necessário integrar as táticas de marketing às ações comerciais. Essas duas áreas juntas podem potencializar ainda mais os resultados. Investir em criações de campanhas e conteúdos ricos, relevantes e atrativos para o seu público é o caminho para atrair oportunidades de negócio em seus canais online e alcançar o objetivo final de conversão.

Por exemplo: com um conteúdo bem produzido, os leads são atraídos e as principais dúvidas dos potenciais clientes são sanadas a partir de informações nos conteúdos publicados, o que faz com que etapas importantes da prospecção sejam adiantadas. Na hora de abordar um lead, o vendedor já tem mais que meio caminho andado.

Investindo em captação de leads seu negócio pode:

  • Construir uma base e criar relacionamento com clientes e potenciais clientes gerando tráfego qualificado;
  • Entender a necessidade do cliente e em qual estágio do seu funil de vendas ele se encontra, isso permite focar em soluções que o leve à mais importante função desse esforço: a conversão em vendas;
  • Ter a capacidade de mensurar os resultados das campanhas com maior efetividade e mais próximos da realidade, alterando e adaptando a estratégia sempre que preciso, pois quanto mais refinada for a estratégia, melhores serão os resultados obtidos.

Como está a captação de leads e estratégia digital da sua empresa? Entre em contato com a Tech4Biz e saiba como podemos ajudá-lo nessa integração. Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

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