Erros comuns no marketing B2B

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Conhecer os erros mais comuns no marketing B2B vai evitar que você caia em armadilhas durante a sua estratégia.

O marketing B2B é voltado diretamente para empresas, por isso, deve ser pensado de uma forma mais racional que o B2C. Não que o cliente empresário não se “encante” pelo serviço ou produto oferecido, mas isso acontece de maneira menos espontânea e mais estruturada.

Essa é só umas das várias diferenças entre as modalidades B2B e B2C, mas que nem sempre são consideradas por gestores na hora de trabalhar o marketing da empresa. E nesse cenário, diversos erros são cometidos e resultados finais comprometidos.

Em outras palavras: tão importante quanto iniciar uma campanha de marketing B2B, é evitar os erros mais comuns cometidos dentro da estratégia. Com esse conhecimento prévio você evita armadilhas e aumenta as chances de sucesso.

Então, continue lendo e conheça alguns dos principais erros do marketing B2B cometidos por empresários e gestores do setor.

Boa leitura!

1. Segmentação muito ampla

Não que você não possa ampliar o seu público com o passar do tempo, porém, uma estratégia marketing b2b precisa ser certeira. Ao não definir o seu alvo corretamente e “atirar” para todo lado, você só corre risco de gastar tempo e dinheiro demais na sua empreitada.

Segmentar é estabelecer um público, entender seus critérios e começar a trabalhar ações e promoções para atrair, vender e conquistar tal cliente.

Para não cometer esse tipo de erro tão comum, principalmente em empresas iniciantes, é fundamental iniciar a estratégia de marketing B2B com a construção de uma persona, o cliente ideal para quem o seu negócio direcionará todos os esforços.

2. Desperdiçar oportunidades vindas do mundo digital

Por incrível que pareça, ainda há muitos gestores que não sabem utilizar corretamente os benefícios do mundo digital. Há aqueles que acreditam que o digital faz a “mágica” acontecer, enquanto outros ainda acham que podem alcançar ótimos resultados sem a participação do mundo digital. Ledo engano, de ambas as partes.

Logicamente, esperar, por exemplo, que a criação de uma página na rede social seja o suficiente para o sucesso da sua estratégia de marketing é um tremendo equívoco. Porém, atualmente, não há erro maior do que desperdiçar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, muitas vezes desprezando potenciais clientes que chegam por este caminho porque a área comercial está ‘ocupada’.

O cliente empresarial migrou para os meios digitais, e você deve fazer o mesmo. E para alcançar esse público, é importante utilizar as ferramentas disponíveis como SEO, marketing de conteúdo e páginas de conversão, entre várias outras ferramentas, e também integrar este canal no seu esforço de vendas. Ainda que negociações físicas sejam importantes, as facilidades do digital não podem ficar sem a devida atenção.

3. Não dar o tempo necessário ao marketing B2B

A ilusão do resultado imediato, talvez, seja o maior dos erros de quem não entende como funciona uma estratégia digital de marketing B2B. Um equívoco que, em geral, acontece quando a sua empresa não tem o acompanhamento de um especialista nesse tipo de estratégia.

Não existe fórmula mágica que faça resultados acontecerem de uma hora para outra. Para que o marketing B2B comece a render frutos, é preciso estudos, planejamento e execução de etapas mensuráveis em um contínuo crescente. Por exemplo, o conteúdo que você disponibiliza para seus potenciais clientes só vai ter massa crítica depois da publicação de vários artigos, posts, etc., o que em geral leva alguns meses.

Além disso, a essência desse tipo de estratégia é a construção de confiança, e isso leva tempo para se solidificar – ainda mais para o público B2B, que é muito mais racional. Então, pavimente o caminho e trabalhe para que os resultados aconteçam dentro de um prazo viável para o seu mercado de atuação.

Enfim, devido a toda complexidade natural que o marketing B2B já apresenta, é essencial que você não caia em armadilhas com esses erros tão comuns. Convencer um cliente empresário demanda preparo e esforço da sua marca, por isso é importante, se possível, o apoio de um especialista em marketing B2B, garantindo uma execução inteligente e efetiva da estratégia.

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