Conheças as principais ferramentas do marketing B2B

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Quais as melhores ferramentas para o marketing B2B da sua empresa? Confira.

Quando se fala de venda para empresas, ou mercado ‘Business-to-Business’, logo vem à mente RFPs, procedimentos de compras, vários envolvidos na escolha do fornecedor, e processos estruturados e menos ‘emocionais’ do que na venda a consumidor final.

Em se tratando de marketing, muitos associam às ações de atração nesta área a grandes campanhas, que atingem milhares – ou milhões – de possíveis clientes. Porém, o marketing precisa ser muito efetivo para quem vende diretamente para as outras organizações, principalmente na era digital. Porém, é preciso que se utilize as ferramentas corretas.

Mas, quais são essas ferramentas? É o que trataremos a seguir. Continue lendo e conheça ótimas estratégias para um marketing B2B de sucesso.

Desenvolvimento de uma persona para o seu negócio

Conhecer o seu cliente é o segredo de sucesso de qualquer empresa. Disso ninguém duvida. Mas, dá para você simplesmente basear suas ações pelo gosto de cada cliente – afinal, são centenas e até milhares deles.

Ainda que os seus compradores sejam outras empresas, são comandadas por pessoas, e podem apresentar preferências e necessidades diferentes. Por isso, a criação de uma persona é fundamental dentro do marketing B2B. A persona não é uma pessoa específica, mas sim o seu cliente “perfeito”. É como uma média de todos os perfis dos seus clientes.

Para criá-la, você deve recolher o máximo de informações dos seus clientes atuais, por exemplo:

  • Experiência no ramo;
  • Grau de instrução;
  • Necessidades;
  • Preferências;
  • Idade.

Com a persona criada, você baseará as ações do marketing B2B para atingi-la de maneira correta. Nesse passo a passo, as chances de sucesso tendem a ser mais altas.

Criação de um blog voltado ao marketing B2B

Com a sua persona formada, o próximo passo é iniciar estratégias de atração. E uma das melhores formas de fazer isso é por meio de um blog corporativo. O blog, através dos conteúdos, será a ponte que ligará a sua empresa aos potenciais clientes.

Um blog bem desenvolvido é tão efetivo em termos de atração que, muitas vezes, a pessoa acessa vários artigos dentro de uma mesma página durante o dia e acaba nem percebendo. Pode parecer estranho, mas é isso acontece porque a atração de um blog tende a ser orgânica, ou seja, você acessa de maneira natural.

Por exemplo, se o seu cliente, que é gerente de outra empresa, tem uma dúvida sobre algum serviço do seu ramo e busca a resposta na internet, há grandes chances de a sua página aparecer como melhor opção justamente por causa do blog.

Tendo a dúvida respondida, o futuro cliente começa a enxergar a sua marca com mais confiança e credibilidade, iniciando uma jornada de relacionamento.

Envio de newsletters e-mail marketing para relacionamento

Com a atração e o início do relacionamento com a sua persona, você deve partir para a nutrição. E como a persona B2B é um gestor ou dono de empresa, nada melhor do que utilizar uma ferramenta altamente profissional para isso: o e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma ótima maneira de você manter o seu cliente bem informado ou com uma comunicação próxima. Através dele, por exemplo, você pode enviar novidades sobre o seu blog, dicas de promoção ou, simplesmente, uma mensagem de feliz aniversário.

O mais interessante é que com uma ferramenta de automação, você consegue disparar vários e-mails de vez, conferir se as mensagens foram abertas etc.

Enfim, essas foram algumas das principais ferramentas do Marketing B2B. Todas ajudam o seu negócio de certa forma, mas se você deseja resultados diferenciados para sua marca, essas estratégias devem vir acompanhadas de um conhecimento técnico. Ou seja, é primordial contar com a assessoria de uma agência especialista como a Tech4biz. Com a parceria de uma agência, as tarefas de criação de persona e conteúdos para o blog tendem a trazer melhores respostas.

Quer desenvolver um Marketing B2B de sucesso? Fale com a Tech4biz.

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