Por que fazer um plano de marketing digital para empresas B2B?

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Quer melhorar a sua presença no mundo digital? Então saiba como criar um plano de marketing digital para empresas B2B

Uma meta que todas as empresas têm é divulgar de forma efetiva seus produtos e serviços na internet. Porém, como dizia Saint-Exupéry, “uma meta sem um plano é somente um desejo”. Com um plano de marketing digital consolidado a sua empresa aumenta consideravelmente as chances de sucesso em uma empreitada digital. Ainda mais em se tratando de um negócio B2B, onde as ações precisam ser bem mais assertivas.

Um bom planejamento é justamente o que trará suporte para a sua estratégia, ajudando você a definir os melhores caminhos e evitando escolhas que não trazem o retorno desejado. É com isto também que a sua empresa estuda os objetivos e as mensurações que utilizará, antes de um pontapé inicial nas ações na web.

Mas como criar um eficiente plano de marketing digital para a sua empresa B2B? Confira as nossas dicas!

Como criar um plano de marketing digital para empresas B2B?

Um plano de marketing digital para empresas B2B tem suas próprias particularidades, afinal, a relação entre empresas não é igual ao elo com pessoas físicas. As ações aqui precisam ser mais eficientes em relação ao público, considerando a compra com múltiplos atores e um processo mais lógico e estruturado.

Confira as nossas dicas para criar o seu planejamento.

Defina a sua estratégia de marketing: objetivos e público

Tudo começa pela definição de elementos importantes da sua estratégia, como, por exemplo, os objetivos e o público-alvo. Pode parecer algo simples, que você já tenha em mente no dia a dia, mas é extremamente importante uma definição no planejamento para analisar as possibilidades dentro da estratégia.

Entre os seus objetivos podem estar, por exemplo: o aumento de vendas, expansão para um novo mercado, etc. Você também definirá a forma como alcançará essas metas e como irá mensurá-las durante o caminho.

O seu público-alvo é aquele que você quer atingir dentro da estratégia. O primeiro passo é buscar detalhes, tais como: o tamanho das empresas, quais canais utilizam, nível do investimento de cada uma, entre outros. A partir daí é possível criar as ‘personas’, que orientarão toda a comunicação na internet.

Priorize a qualidade dos conteúdos

Um dos segredos para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital é a qualidade dos conteúdos disponibilizados para o público. Mas, no segmento B2B, isso é ainda mais importante.

Lembre-se, aqui você está lidando com empresas especialistas dentro de um setor de atuação, ou seja, todo conteúdo será avaliado também de maneira técnica. E seu conteúdo é a base do que será divulgado pelos canais digitais, juntamente com suas ofertas e informações institucionais.

Para evitar falhas durante o processo e garantir bons resultados, é importante analisar o tipo de conteúdo que será oferecido já no plano de marketing. Além de definir quais canais serão utilizados, é fundamental já estabelecer o tipo de abordagem e o nível técnico dos conteúdos da sua empresa.

Trabalhe com otimizações por fase

Uma estratégia de Marketing Digital é feita em etapas. A cada nova mensuração, algumas medidas são tomadas para garantir que o próximo passo em direção ao objetivo real seja alcançado. Já no plano de marketing digital inicial você consegue definir estas etapas, assim como as ações por fase.

É possível pensar nestas ações como algo que passa primeiro pela preparação, algo que pode ser entendido como ‘montar a vitrine’ da sua empresa, preparando sua presença digital, para só então entrar na fase de ‘preencher a vitrine’ com produtos e conteúdo.

A partir daí pode-se partir para eventuais otimizações, com medidas que você toma para impulsionar os resultados – por exemplo, um investimento maior/menor na promoção via redes sociais, a adoção de uma ferramenta para melhorar o tráfego de site, um aumento/diminuição nos emails para prospects, etc.

No planejamento você define quais dessas ações podem ser consideradas no futuro e em quais etapas isso será possível.

Utilize o apoio de especialistas

O plano de marketing digital é uma maneira promissora de fazer a sua empresa crescer no segmento de atuação através dos canais na web. Mas, é fato que tomar todas as medidas necessárias para isto não é algo simples, demanda tempo, preparação e conhecimento.

Você pode iniciar o próprio planejamento com as dicas apresentadas, mas sem expertise em estratégias digitais, provavelmente gastará muito tempo e terá dificuldades em colocar tudo em prática.

É aí que a ajuda de um expert se torna importante. Com a assessoria de um especialista você garante um planejamento mais sólido que permite uma execução adequada para cada meta de seus objetivos de negócio.

A Tech4biz pode ajudar com sua experiência em marketing digital para empresas B2B e gestão de Inbound marketing. Com a parceria certa, você aumenta as chances de sucesso no mundo digital. Entre em contato e saiba como podemos apoiar a sua empresa hoje.

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