4 dicas para melhorar sua estratégia de conteúdo no marketing B2B

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O marketing B2B tem suas particularidades, precisa alinhar conhecimento técnico e ser atrativo, entreter mas também informar e instigar – afinal ninguém gosta de ler um conteúdo irrelevante ou chato. Mas a questão é como tratar isto em sua estratégia de conteúdo – você tem ideia do que realmente é mais importante?

Considerando isso, selecionamos quatro dicas para você usar e melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo B2B hoje mesmo!

1- Você leria seu conteúdo?

Uma pergunta que você deve fazer antes de desenvolver o seu conteúdo é: “Eu leria este conteúdo e compartilharia com outras pessoas?”.

Esta é uma pergunta que precisa estar em mente sempre. Lembre-se: você precisa entregar valor. Se não fizer isso, será mais um meio da multidão. Mais do que leitores, você precisa conquistar fãs.

E isso também funciona para o mercado B2B. Mesmo as pessoas mais racionais do que emocionais, quando tomam decisões elas são, em geral, baseadas na emoção. Ás vezes toda a lógica indica um caminho ou opção, mas o instinto continua com seu importante papel de dar o ‘ok, é por aí mesmo’ ou o ‘não sinto que é isto’. Trazendo isso para o mercado B2B, quando seu cliente comprar de você, ele também estará baseado em emoções.

Seu marketing de conteúdo B2B precisa sempre ter em mente isto, é o leitor que irá consumir, compartilhar seu conteúdo e se interessar pela sua marca, e tomar decisões a partir de seus sentimentos com relação à sua empresa.

2- Escreva para ser encontrado

De nada adianta escrever toneladas de textos se você não o otimiza para ser encontrado nas buscas do Google.

Por isso, é importantíssimo aplicar conhecimentos sobre SEO. Textos otimizados com técnicas de SEO ajudam o Google a entender melhor sobre o que você está falando e assim apresentar o seu conteúdo para as pessoas corretas. Você quer ser lido e encontrado? Então pense nisso.

3- Construa confiança

Construir confiança e relação com o seu público é fundamental, e seu conteúdo tem papel importante nisso.

Há muitas maneiras de construir confiança com o seu público, mas nenhum é mais importante que manter consistência em suas mensagens.

Sua equipe de criação de conteúdo precisa estar orientada a entender profundamente sobre:

  • Sua marca;
  • Essência de sua empresa;
  • Concorrentes;
  • Direcionamento da empresa;
  • Missão, Visão e Valores;
  • Objetivos com sua estratégia de conteúdo;

O direcionamento dos pontos acima vai ajudar e orientar sua equipe para um caminho a ser seguido.

A confiança se constrói com base na sua exposição ao longo do tempo nos diversos canais em que você atua, seja os de venda, relacionamento e pós-venda. Se o seu conteúdo alterna a qualidade e tem pontos de vista conflitantes, seus consumidores nunca vão saber o que esperar – você confiaria em alguém que constantemente muda de opinião?

4- Organize sua estratégia de conteúdo

É muito comum ver empresas escrevendo de tudo um pouco, e sem consistência. Muitas vezes, os profissionais acabam fazendo isso pois não definiram sua estratégia corretamente, ou seguem as últimas tendências de conteúdo que algum guru disse em uma palestra… e ora escrevem longos guias, depois pesquisas pontuais, criam listas, infográficos, etc. sem um objetivo claro. Neste ponto, é importante frisar:

  • Mantenha uma estrutura de conteúdo consistente e com materiais que sejam relacionados.
  • Tenha regularidade nas publicações.
  • Defina com antecedência os conteúdos que serão trabalhados ao longo do mês.
  • Lembre-se; seu conteúdo precisa sempre vender você ou seu produto, ou serviço.

Quem acredita que conteúdo não vende está enganado. Parte do processo de compra inclui se informar, ter confiança no fornecedor e percebe-lo como especialista. Tendo coberto isso, e ofertando o que tem para o mercado, sua estratégia está com certeza no caminho certo.

Fonte: Jornal Contábil

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