VP do Google afirma que dados tornam o Marketing mais pragmático e rentável

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Confira o que pensa a executiva sobre a importância da gestão de dados para as empresas e seus departamentos de marketing.

Em entrevista ao podcast Mídia e Marketing do Uol, Paula Bellizia, vice-presidente de marketing do Google para a América Latina, defendeu o pragmatismo do Marketing na era dos dados.

Para a executiva, a pandemia acelerou a digitalização das empresas e também deixou latente a necessidade da digitalização. Além disso, ela destacou o crescimento da contribuição dos departamentos de Marketing nesta nova realidade, quando a gestão de dados passa a decidir o futuro dos negócios.

Vamos trazer neste artigo um resumo dos principais pontos do bate-papo e o que pensa essa executiva sobre os desafios e as novas oportunidades da gestão de dados para os negócios em geral, e para os departamentos de Marketing em específico.

O Digital como diferencial competitivo pós-pandemia

O Digital é o grande diferencial competitivo das marcas modernas, defende a VP do Google. “As pessoas querem muito mais experiências… querem experiências de compra, de uso, de encantamento. Isso vai permanecer. As marcas precisam continuar inovando, porque o consumidor não vai “parar” de ter expectativas — e o tempo entre experiências vai ser cada vez mais curto”, afirmou a executiva.

O entrevistador lembrou como a pandemia de COVID-19 mudou as rotinas das pessoas e, consequentemente, o ecossistema de negócios. E a executiva ponderou que antes disso as organizações já sabiam que o Digital redefiniria a forma com que os negócios se movimentariam nos próximos anos. “Agora vemos uma aceleração gigantesca. E isso trouxe desafios muito notáveis”.

Paula Bellizia relembrou que ainda há muitas empresas em fase de adaptação, pois a digitalização não é algo que acontece da noite para o dia. “As habilidades digitais vão ser muito importantes, em todos os momentos, ainda que as pessoas não estejam totalmente preparadas para isso”.

→ Leia também: Tendências do Marketing Digital no pós-pandemia!

A expectativa das pessoas em relação às marcas

Um ponto levantado pela VP do Google é a expectativa das pessoas com relação às marcas. Para ela, o que os públicos de interesse das empresas esperavam até pouco tempo já não pode mais ser levado em consideração.

“As marcas mais reconhecidas pelos consumidores são as que apoiam as pessoas. A expectativa dos consumidores em relação às marcas é maior do que nunca”, afirmou.

Isso, ponderou a executiva que há 9 meses lidera a área de Marketing do Google, é bastante visível nos novos rankings Top of Mind. Agora, as empresas mais lembradas são justamente as que se destacam em modelos de negócios permeados pelo digital.

Além disso, os propósitos das marcas também devem se fortalecer frente às novas expectativas dos consumidores. Isso porque as pessoas ao mesmo tempo em que acreditam mais nas empresas que nos agentes políticos, são também muito mais criteriosas ao avaliar os discursos corporativos. Uma simples pesquisa no Google é suficiente para validar ou refutar argumentos e propostas empresariais.

→ Leia também: Experiência digital ruim pode prejudicar a imagem da marca!

Os dados colocam os negócios em linha com as necessidades dos clientes

Dentro do que os consumidores esperam das empresas atualmente, a agilidade para entender necessidades e expectativas é um grande destaque.

Paula Bellizia afirma que o domínio dos dados é imprescindível para atender a esses novos anseios. “Os dados nunca foram tão importantes. Mas precisamos tirar valor destes dados. Eles vão ter um papel gigantesco no futuro da sociedade, poderão antever as necessidades dos consumidores. Neste momento, o acesso à educação, tecnologia, inclusão, muda a vida das pessoas”.

Um Marketing muito mais orientado por dados e, portanto, mais pragmático

O domínio de grandes volumes de dados é o que transforma os profissionais de Marketing em peças-chave para os negócios modernos. Isso porque eles passam a se orientar por informações atualizadas, substituindo a intuição pelo pragmatismo.

Paula Bellizia concorda com isso e acrescenta que a própria mensuração de resultados, trazida pela gestão inteligente de dados, é um sintoma deste novo momento.

“Num passado recente, as marcas tinham dificuldade em mensurar resultados de marketing. Com os dados, essa mensuração ficou mais possível. Agora os investimentos podem ser discutidos de forma muito mais racional, e isso é incrivelmente positivo. Mas isso torna o marketing mais prático, mais pragmático”, declarou.

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Fonte da entrevista: UOL

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