Os impactos do Metaverso no Marketing e nas oportunidades de mercado

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ENTENDA COMO O METAVERSO DEVE IMPACTAR AS AÇÕES DE MARKETING EM UM FUTURO PRÓXIMO

No final de outubro de 2021, o Facebook anunciou que estava mudando seu nome para Meta para refletir mais adequadamente tudo o que engloba. Nesse anúncio, Mark Zuckerberg falou sobre seu papel planejado no Metaverso.

Agora que a poeira está começando a baixar, é hora de perguntar mais do que apenas o que é o Metaverso, mas também que impactos ele terá nas oportunidades do mercado de Marketing. Esse é o tipo de questionamento que interessa aos profissionais da área, mas também a executivos e proprietários de negócios dos mais variados segmentos.

Confira, neste artigo, uma reflexão sobre o tema!

METAVERSO COMO CONCEITO E NA PRÁTICA

No sentido mais fundamental, o Metaverso é uma coleção de mundos virtuais 3D projetados para promover a interação social. A palavra é frequentemente usada no futurismo e na ficção científica para representar uma manifestação potencial da internet como um ambiente único e universal acessado via Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

O termo foi usado pela primeira vez no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson, em 1992. Agora, 30 anos depois que o livro foi escrito, estamos vendo alguns aspectos reais do Metaverso começarem a tomar forma.

Uma das indústrias sendo afetadas pelo Metaverso é a de serviços financeiros. Estamos vendo as primeiras comunidades do Metaverso introduzindo novas criptomoedas como Decantraland (MANA), Solana (SOL) e Sandbox (SAND).

Essas criptomoedas, entre outras, têm uma capitalização de mercado de bilhões, demonstrando o impacto real que as criptomoedas têm nos mercados financeiros de hoje — e também no futuro do Metaverso.

Algumas marcas de consumo começaram sua entrada no Metaverso, com diferentes níveis de profundidade.

A Nike começou sua experimentação no popular jogo Roblox, configurando o ambiente NIKELAND. E a Adidas iniciou um mercado NFT (token não fungível) que oferece bens e experiências digitais e físicas.

Na recente Consumer Electronics Show, a Samsung anunciou a abertura de sua loja em Decantraland com o Samsung 837X, apresentando NFTs exclusivos.

O anúncio veio completo com uma festa de dança de realidade virtual, e a Samsung agora está planejando exatamente como contar as histórias de sua marca de maneiras cada vez mais inovadoras e envolventes.

De fato, muitas marcas estão começando a perceber o valor de misturar o mundo real com o Metaverso – e não apenas em criptos e NFTs.

Basicamente:

  • No futuro, esses mundos digitais se tornarão cada vez mais imersivos, mas já estão disponíveis para uso hoje com dispositivos vestíveis como o Oculus.
  • A educação se expandirá para formas novas e mais interativas. Os alunos poderão trabalhar em cursos e módulos em seu próprio ritmo, interagir com tutores e colegas de maneira mais significativa e expandir seus horizontes além do que é atualmente alcançável com os programas padrão.
  • Atividades pós-trabalho, como ir ao cinema ou simplesmente sair com os amigos, serão possíveis no mundo virtual. Concertos virtuais e outros eventos de participação em massa já estão sendo experimentados.

IMPACTOS DO METAVERSO NO MARKETING E NAS OPORTUNIDADES DE MERCADO

Confira, nos tópicos que seguem, o que já foi mapeado e já está entre os principais impactos do Metaverso nas oportunidades do mercado de Marketing!

EXPERIÊNCIA IMERSIVA

Tudo com VR, AR e jogos evoluiu para se tornar mais imersivo. Em vez de olhar para imagens estáticas ou assistir a vídeos, um número crescente de clientes deseja mais interação e agência quando se trata de como compram e fazem compras.

O Metaverso é construído exatamente para tais experiências. As pessoas, por exemplo, podem entrar em uma loja virtual e ver os itens como se estivessem ali. Mas isso é apenas o começo.

EXPERIÊNCIAS ILIMITADAS

A razão pela qual o Facebook e outras empresas estão investindo no Metaverso é por causa de sua natureza ilimitada. Essas companhias sabem que podem criar praticamente qualquer tipo de experiência.

Quer saber como é estar no topo de uma montanha no Himalaia? Que tal ficar em uma praia no Havaí? O Metaverso pode criar com sucesso todos os tipos de experiências, com segurança.

JORNADA DO CLIENTE

No Marketing Digital, é possível agilizar a experiência do cliente. Mas o Metaverso pode oferecer ainda mais chances de fazer isso, gerenciando toda a jornada do cliente, desde a intenção e avaliação até a tomada de decisão sobre as compras.

As empresas podem oferecer aos clientes a capacidade de aprender mais sobre um produto de maneiras novas e interessantes e permitir que eles façam uma compra, tudo dentro de uma experiência no Metaverso.

CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIOS

Há conteúdo gerado pelo usuário na internet agora, é claro. Mas o metaverso abrirá maneiras inteiramente novas para as pessoas usarem, compartilharem e promoverem produtos por meio da criação de conteúdo.

Os consumidores terão a capacidade de co-criar conteúdo de maneiras impossíveis de prever.

→ Leia também: Como fortalecer sua marca através do Marketing de Conteúdo.

RESUMINDO

Como vimos, o Metaverso parece destinado a transformar diversos setores por meio de wearables; dispositivos que transportam os usuários para um mundo virtual separado do conforto de suas próprias casas.

O potencial do Metaverso para impactar oportunidades no mercado de Marketing é infinito. Ele se tornará um lugar onde um enorme espectro de atividades, negócios e até economias inteiras coexistirão, misturando o mundo real com um mundo digital e virtual impressionante mais imersivo do que já tivemos até aqui.

O que você achou da nossa reflexão sobre o impacto do Metaverso nas oportunidades no mercado de Marketing? Para seguir aprendendo, baixe agora o eBook Marketing Digital: passo a passo para iniciantes!

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