Como usar estratégias de marketing para a fidelização de clientes B2B?
Colocando algumas estratégias de marketing em prática, você poderá fidelizar os seus clientes B2B. Entenda como!
Desenvolver estratégias de marketing é importante não apenas para atrair, mas também para manter os clientes em empresas B2B.
Philip Kotler, considerado o pai do marketing, já dizia que: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Ou seja, investir em estratégias para fidelização é muito importante, inclusive, para otimizar os custos de marketing do negócio.
Uma empresa que produz insumos para uma indústria, por exemplo, tem mais certeza sobre a sua lucratividade, caso tenha clientes fixos.
5 estratégias de marketing para fidelizar clientes B2B
A seguir, listaremos algumas estratégias de marketing que são importantes para fidelizar clientes B2B. Confira!
1. Colete feedbacks dos clientes
Uma boa maneira de fidelizar clientes é coletando feedbacks que eles tenham sobre os seus produtos ou serviços.
Isso é importante para que se tenha noção de pontos que podem ser melhorados, para que a sua prestação de serviços seja ainda mais satisfatória.
Uma forma de coletar feedbacks é fazendo formulários online e disparando-os por e-mail para a base de endereços de seus clientes.
2. Tenha uma área de pós-venda
O setor de pós-vendas é o responsável por acompanhar o cliente após ele realizar uma compra.
Uma empresa que comercializa um software de gestão, por exemplo, pode verificar se o usuário está utilizando todas as funcionalidades do programa.
Assim, pode-se buscar meios para agradar o cliente, fazer com que ele se sinta prestigiado e volte a fazer negócios com você em outras oportunidades.
3. Invista em marketing de conteúdo
Engana-se quem pensa que o marketing de conteúdo é uma estratégia apenas para atrair clientes. Ela também é útil para fidelizar quem já compra da sua empresa.
Você pode produzir artigos em formato de tutorial para o seu blog ou gravar vídeos para o canal do YouTube, dando dicas sobre como melhor utilizar os seus produtos, por exemplo.
De tal maneira, você fideliza os clientes, tendo em vista que eles perceberão que a sua empresa não quer apenas vender, mas sim estabelecer uma relação de confiança e cumplicidade entre as partes.
4. Aposte no e-mail marketing
Os fluxos de e-mail marketing também são úteis para fidelizar clientes B2B e fazer com que eles voltem a comprar da sua empresa.
Imagine, por exemplo, uma escola de cursos corporativos que deu um treinamento sobre segurança do trabalho em uma empresa.
Se a instituição também oferece aulas de primeiros socorros, pode iniciar um fluxo de nutrição e enviar ao RH do cliente e-mails ressaltando a importância desse treinamento para as organizações.
Ao fazer a ligação entre os produtos, o cliente pode se interessar em também adquirir esse treinamento e ofertá-lo aos seus colaboradores. Logo, mais uma venda será realizada e a lucratividade da escola aumentará, sem que um grande esforço seja necessário.
5. Tenha um atendimento de qualidade
Você não precisa fazer nada extraordinário para fidelizar clientes. O “feijão com arroz” bem feito traz bons resultados, mas muitas empresas pecam não realizando nem isso.
Por isso, o atendimento de qualidade pode ser considerado uma estratégia para fidelizar clientes.
Todos os colaboradores devem ser treinados para bem atender e buscar resolver as demandas dos clientes, por exemplo. Isso deve ser feito em todos os canais de atendimento e ficar enraizado na cultura do negócio.
Com o atendimento de qualidade, os clientes saberão que terão os problemas resolvidos ao procurar a sua empresa. Logo, ficarão fidelizados a ela.
Ao usar essas estratégias de marketing para empresas B2B, fidelizar clientes ficará mais fácil e você terá melhores resultados no seu negócio.
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