Nutrição de leads B2B: os segredos para ter sucesso

 Em Blog

Veja as nossas dicas para fazer uma excelente nutrição de leads B2B e aumentar as vendas no seu negócio!

Podemos definir a nutrição de leads B2B como o processo de construção e fortalecimento do relacionamento entre uma empresa ou marca e seus clientes em potencial.

Para desenvolver uma estratégia desse tipo, é fundamental que a equipe de marketing e vendas tenha conhecimento no chamado funil de vendas.

A ideia é que sejam desenvolvidos conteúdos que sejam de interesse dos seus possíveis clientes, que sejam úteis e que gerem uma percepção de autoridade na sua prática de negócios. Estes conteúdos são divulgados nas redes sociais, blogs e outros canais corporativos, para educar os leads, ganhar confiança e facilitar para que os leads se convertam em clientes

5 dicas para fazer uma nutrição de leads B2B de sucesso

A seguir, apresentamos algumas dicas indispensáveis para que a sua empresa tenha sucesso ao estruturar uma estratégia de nutrição de leads B2B. Confira!

1. Produza conteúdos ricos e personalizados

Para que a nutrição de leads B2B tenha sucesso, é muito importante que você produza conteúdos ricos e personalizados. Os materiais devem ser de interesse do seu público-consumidor e sanar possíveis dores que ele tenha.

Além disso, ao produzir um conteúdo para uma estratégia B2B, você deve se lembrar de que, por trás de uma pessoa jurídica, sempre existe uma pessoa física. Ou seja, um decisor que é o responsável por efetivar uma compra.

É para essa pessoa que você deve direcionar os seus conteúdos, sempre pensando nas necessidades, anseios e dores que podem atrair tais usuários para os seus canais.

Ainda sobre os conteúdos, é interessante apostar na variedade de materiais e formatos. Entre outras opções, você pode produzir:

  • blogposts;
  • newsletters;
  • e-mail marketing;
  • infográficos;
  • e-books;
  • podcasts;
  • webinars;
  • posts nas redes sociais;
  • landing pages exclusivas;
  • etc.

2. Tenha forte presença nas redes sociais

Engana-se quem pensa que somente as empresas B2C podem explorar as redes sociais para gerar e nutrir leads. Para quem vende para o meio empresarial, isso também é possível!

O que muda é a forma como as publicações são feitas, bem como o canal para o qual eles são destinados. Para uma marca B2B, pode ser mais interessante ter uma página no LinkedIn, que é uma rede social voltada para negócios, do que no Instagram ou no Facebook, por exemplo.

Para saber em quais canais investir, é imprescindível fazer uma boa pesquisa de público, diagnóstico de marketing e definição de personas para o seu negócio

3. Tente retomar os contatos inativos

Em uma estratégia de inbound marketing, é comum que alguns leads se percam no meio do funil e não voltem a fazer contato com a sua empresa.

Para isso, você pode tentar retomar os contatos inativos. O envio de e-mail marketing para a base inativa é uma ótima estratégia para

reaquecer os leads.

Esse tipo de ação é fundamental para eliminar os cadastros que realmente não estão interessados em sua solução e focar os esforços em quem pode se tornar cliente.

4. Faça lead scoring

Damos o nome de lead scoring ao processo de ranqueamento dos leads, de acordo com a sua qualificação.

No lead scoring, os leads podem ser classificados em frio, morno e quente, por exemplo. Quanto mais quente ele estiver, mais próximo está de fechar negócio com a sua empresa.

Para segmentar, é simples: quanto mais interações com a empresa o lead tiver, mais ele estará qualificado para a venda.

Assim, você pode criar conteúdos diferenciados para cada classificação de lead, buscando fechar vendas com os quentes e reaquecer os mais frios.

Com essas dicas, você pode ter a certeza de que terá muito mais sucesso em suas estratégias de nutrição de leads B2B. Porém, fazer tudo isso sozinho é praticamente impossível!

 

Por isso tudo isso, convém ter uma parceria sólida e estratégica com uma agência de marketing que realmente entenda o mercado B2B. Esse é o perfil da Tech4Biz! Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar