Tendências de marketing digital B2B em 2022: estratégias que não podem ficar de fora do planejamento da sua empresa
Conheça as principais tendências de marketing digital B2B e veja como colocá-las em prática na sua empresa.
Conhecer as tendências de marketing digital B2B é algo essencial para as empresas que atendem a esse mercado. Tendo esse conhecimento é possível preparar as melhores estratégias e garantir mais vendas durante todo o ano.
Por isso, neste artigo, listamos as principais novidades que você precisa conhecer em 2022. Assim, poderá colocar tudo em prática e ver o seu negócio B2B se destacar. Acompanhe!
Tendências de marketing digital B2B para 2022: veja 4 as principais
Na lista abaixo, você confere o que estará em alta, em termos de marketing digital para empresas B2B, durante o ano de 2022.
1. SEO cada vez mais relevante
Por mais que o SEO já seja uma técnica conhecida por quem trabalha com marketing digital, esse tipo de estratégia deverá estar ainda mais em alta em 2022.
Cada vez mais as empresas percebem a relevância de ter um blog corporativo para melhorar o posicionamento nas buscas em redes sociais.
Porém, além dos blogs, para o mercado B2B, uma excelente estratégia é desenvolver páginas de produtos ou serviços bem completas, com descrições detalhadas e que trabalhem diferentes palavras-chave.
A ideia é que as páginas de produtos ou serviços da empresa fiquem bem ranqueadas no Google. Assim, se consegue uma maior quantidade de leads, que poderão se transformar em clientes do negócio.
2. Vendarketing
Vendarketing é a junção dos setores de vendas com marketing. As empresas B2B estão compreendendo a relevância de unir os departamentos para ter melhores resultados, sendo essa uma tendência para 2022.
A ideia dessa estratégia não é que os vendedores façam as atividades dos profissionais de marketing ou vice-versa. O que deve ser feito é pensar em ações conjuntas e completas.
De nada adianta o setor de marketing fazer um excelente trabalho para gerar leads e, quando chega o momento de fazer a venda, os vendedores estarem imaturos para receber o usuário.
Quando se trabalha em equipe e os vendedores compreendem a jornada do lead, fica mais fácil fazer com que ele se torne um cliente da empresa.
3. Eventos híbridos
Os eventos sempre foram uma das principais estratégias de marketing B2B. É nas grandes feiras temáticas, por exemplo, que ocorrem os grandes negócios.
Porém, por conta da pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos foram realizados pouquíssimos eventos voltados para os negócios.
Em 2022, com uma possível melhora da pandemia e o sucesso das campanhas de vacinação em todo o país, os eventos presenciais devem voltar a ocorrer.
Porém, enquanto o coronavírus não deixa de ser uma ameaça para as pessoas, além da modalidade presencial, os eventos também devem ser executados pela internet.
A ideia de evento híbrido é a realização online e offline. Dessa forma, a apresentação de um produto que é realizada em um estande de feira, por exemplo, pode ser transmitida ao vivo no canal da empresa no YouTube e em outras redes sociais.
Nas próprias redes sociais também é indicado que se inclua o link da página de vendas em que os compradores das empresas podem adquirir os itens apresentados.
Além de evitar contaminações pelo coronavírus, os eventos híbridos também proporcionam a participação de leads que estão geograficamente distantes do local em que a atividade presencial é realizada.
4. Marketing verde
As questões climáticas ganham cada vez mais foco e relevância na sociedade, o que reflete no dia a dia das empresas. As pessoas estão mais conscientes e deixam de comprar em empresas que exploram o meio ambiente de forma pouco sustentável.
Para as empresas B2B ficar atento a isso é importante e uma tendência para 2022. Isso porque uma companhia pode deixar de ser cliente de outra que é pouco sustentável, tendo em vista que essas práticas podem “respingar” na sua imagem perante o consumidor-final.
Por isso, é relevante adotar estratégias mais sustentáveis na sua empresa e divulgar isso para os públicos nas redes sociais e outros canais online. A essa prática damos o nome de marketing verde.
As tendências de marketing digital para 2022 não podem ficar de fora do planejamento da sua empresa! Por isso, pense em cada uma delas e busque formas para executá-las!
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