Salesforce aponta as 5 principais tendências de Marketing Digital para 2022

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Com 2021 chegando ao fim, começam a surgir apontamentos das tendências de marketing digital 2022. São estudos e opiniões de especialistas no tema, que antecipam o que estará em alta nessa área e, portanto, merecem atenção.

É o caso do State of Marketing in 2021, um relatório produzido pela Tableau sob encomenda da Salesforce. Nele, foram ouvidos 8.200 profissionais em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil; e, a partir disso, chegou-se a uma série de insights e previsões para o próximo ano.

Neste artigo, você vai ver um detalhamento das cinco principais tendências. Acompanhe!

Tendências de Marketing Digital 2022

1. Profissionais de Marketing Digital estarão sob demanda

Para a grande maioria dos profissionais de Marketing Digital, os eventos de 2020 e 2021 mudaram quase todas as facetas do trabalho. Dos canais que eles usam para envolver os clientes em seus fluxos de trabalho internos, não há muito que se pareça com o que era antes da pandemia.

No entanto, apesar do desconforto que a mudança pode trazer, os profissionais continuam otimistas no que diz respeito ao futuro de seus empregos e ao impacto nos negócios.

Para 77% deles, seu trabalho agrega maior valor do que há um ano; e 66% prevêem que vão colaborar para o crescimento da receita de suas empresas em 2022.

2. Haverá ainda mais adoção de métricas sofisticadas

Forçados a atender a uma base ainda mais digital de clientes e prospects cujas prioridades e desafios se transformaram em uma velocidade vertiginosa, os profissionais de Marketing Digital fizerem muitos experimentos de estratégias, táticas e métodos em 2021.

Como tal, a profissão tornou-se mais orientada para KPIs à medida que buscou-se entender o que funciona (e o que não funciona) em um mundo radicalmente mudado.

Dentro disso, 78% dos profissionais de Marketing Digital afirmam que alteraram ou redefiniram as métricas devido à pandemia.

Enquanto os KPIs de marketing aumentaram o rastreamento em toda a linha, as taxas de indicação de clientes, os custos de aquisição leads e o envolvimento de conteúdo terão os maiores saltos no próximo ano.

→ Leia também: 6 métricas valiosas para medir o sucesso das ações de Marketing na internet!

3. O valor do vídeo, como canal, segue aumentando

Cerca de 60% das interações com o cliente aconteceram online em 2021, contra 42% estimados em 2019. Esta rápida aceleração da mudança para o envolvimento digital fez com que os profissionais de Marketing Digital reavaliassem quais canais merecem mais investimento.

Não é de surpreender que, à medida que os clientes e prospects passaram um tempo em isolamento social, o digital teve uma valorização ainda maior do que antes. Dentro disso, o audiovisual — seja por meio do YouTube, Twitch ou um webinar gravado — teve um aumento particularmente grande no valor.

Com 81% dos consumidores e compradores empresariais esperando passar mais tempo online após a pandemia do que antes, há poucos motivos para não esperar que essa tendência continue.

→Leia também: Por que usar vídeos no Marketing Digital da sua empresa?

4. As fontes de dados serão ainda mais priorizadas

À medida que as expectativas digitais dos clientes disparam, atingir o alvo certo, no momento certo e no canal certo está se tornando cada vez mais desafiador. Os profissionais de Marketing estão recorrendo a várias fontes de dados e tecnologias associadas para informar ou mesmo automatizar seus processos.

Na verdade, os profissionais do mercado B2B usam em média 12 fontes de dados de clientes, e os que atuam no B2C usam em média nove.

À medida que os fornecedores de tecnologia e governos impõem restrições cada vez maiores — ou mesmo proibições diretas — aos cookies, o valor relativo dessas fontes de dados está evoluindo.

Identidades digitais conhecidas, dados de terceiros e interesses/preferências inferidos tiveram os maiores saltos em popularidade desde 2020, enquanto as identidades offline e as identidades digitais anônimas tiveram os maiores declínios. E essa tendência seguirá firme em 2022.

→ Leia também: A importância dos dados no Marketing Digital!

5. O trabalho à distância seguirá forte entre os profissionais de marketing digital

Entre as muitas mudanças que as empresas experimentaram durante 2020 e 2021, talvez nenhuma seja tão importante quanto a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar — seja no escritório, em casa ou em outro lugar.

Para 82% dos profissionais de Marketing Digital que responderam à pesquisa, a adoção de novas políticas em torno do trabalho remoto, com cenários híbridos geralmente favorecidos como o cenário pós-pandemia esperado, é fundamental. E mais: 69% deles dizem que é mais difícil colaborar agora do que antes da pandemia.

Resumindo

As tendências de Marketing Digital 2022 levantadas pela Salesforce apontam na direção de ainda mais investimentos nessa área nas empresas. Ao mesmo tempo, revelam o otimismo dos profissionais, que viram a importância de seus serviços crescer a olhos vistos a partir da pandemia de COVID-19.

Das expectativas positivas para o futuro da área à aderência ao trabalho remoto, passando por mais investimentos em audiovisual e um desenvolvimento mais sofisticado dos métodos de mensuração de resultados. Os profissionais de Marketing Digital estarão ainda mais aptos e dispostos a contribuir para o crescimento das organizações.

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Fonte: Revista Exame.

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