Resultados na estratégia de Marketing Digital: como melhorar?

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Confira nossas dicas para elevar os resultados da sua estratégia de Marketing Digital

Quando falamos em resultados em estratégias de Marketing digital, uma coisa está sempre no horizonte: as pessoas estão tendo mais acesso a informação do que nunca, e em todos os lugares; graças ao smartphone sempre presente, a informação pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Logo, alcançá-los não é mais uma questão geográfica.

Com plataformas de mídia social, aplicativos, sites e assim por diante, há uma infinidade de maneiras pelas quais clientes e potenciais compradores interagem com as marcas online.

Para os profissionais de Marketing digital, isso significa mais maneiras de se envolver em interações mais segmentadas. O que não significa que seja algo simples, pois todo o ecossistema de negócios está investindo nisso!

Pensando nisso, reunimos aqui alguns passos que podem ajudar a conseguir efetivamente alcançar os objetivos de suas estratégias de Marketing online, otimizando seus resultados. Acompanhe!

5 maneiras de melhorar os resultados da sua estratégia de Marketing Digital

Com esse ambiente em constante mudança, os profissionais de Marketing devem procurar atualizar e refinar continuamente as estratégias de marketing digital para não se tornarem obsoletos ou perdidos no barulho.

Aqui algumas formas pelas quais é possível reavaliar os objetivos das estratégias de Marketing Digital e, assim, potencializar resultados!

1. Concentre-se na conversão, não apenas nos leads

Um dos pilares mais importantes das estratégias de Marketing Digital vencedoras é a gestão de dados. Em outras palavras, indicadores e métricas devem influenciar todas as decisões e ações.

No mercado de hoje, isso significa pesquisar os dados para entender onde os clientes em potencial estão gastando seu tempo (quais plataformas sociais e sites) e, em seguida, segmentá-los com conteúdo específico.

Enquanto as equipes tradicionalmente adotam a abordagem de lançar uma ampla rede e esperar o melhor, os avanços em Big Data e aprendizado de máquina tornaram possível aprofundar e impactar as taxas de conversão em nível individual.

Ao segmentar nichos demográficos e públicos específicos com determinados tipos de conteúdo, incentivos ou recomendações de produtos, os profissionais de Marketing podem ir mais longe na decisão do cliente em relação à compra.

2. Pense o valor de longo prazo

Embora possa ser tentador apostar em vitórias de curto prazo, os profissionais de Marketing Digital devem sempre considerar o valor de longo prazo ao tomar decisões de estratégia.

Antes de despejar recursos em uma campanha única para uma plataforma de mídia social específica, os profissionais devem realizar a devida diligência e pesquisa para garantir que o investimento seja recompensado a longo prazo.

Essa mentalidade também se aplica a ferramentas e soluções. Ao navegar no processo de compra, os profissionais de Marketing Digital precisam garantir que as soluções estejam posicionadas para ajudar a equipe a ter sucesso a longo prazo, não apenas para resolver problemas de curto prazo.

Embora não seja fundamental ter todos os detalhes de uma estratégia de vários anos resolvidos, é uma boa ideia ter um plano de crescimento e uma compreensão de como uma ferramenta ajudará a tornar esse plano uma realidade.

3. Redobre o atendimento ao cliente

Embora às vezes seja fácil esquecer, cada interação que um cliente tem com uma marca afeta sua opinião sobre ela, portanto, é considerada ‘atendimento ao cliente’. Isso é ainda mais importante para empresas digitais que precisam repetir táticas de atendimento ao cliente conscientes da marca em várias plataformas e canais.

Esse é um componente crítico para alcançar o sucesso na estratégia de Marketing Digital omnichannel, o que significa garantir que um único cliente tenha uma experiência de compra integrada e perfeita, independentemente da plataforma ou canal.

Os profissionais de Marketing Digital desempenham um papel fundamental no estabelecimento de uma reputação centrada no cliente para a marca. Seja por meio de e-mails personalizados, páginas de boas-vindas ou recomendações personalizadas de produtos, esse toque pessoal pode fazer uma enorme diferença aos olhos do cliente.

De fato, 56% dos clientes são mais propensos a comprar de uma marca que os reconhece pelo nome. Os consumidores esperam personalização porque esperam um atendimento ao cliente superior.

→ Leia também: Como personalizar sem o Marketing sem violar a LGPD.

4. Crie a jornada de compra definitiva

À medida que se torna mais fácil para os profissionais de Marketing entender seu público-alvo com mais profundidade, também é possível refinar os processos e criar a jornada de compra definitiva.

Eles podem ver exatamente qual conteúdo é mais bem-sucedido entre os consumidores e, em seguida, aproveitar estrategicamente esse impulso para obter retornos máximos. Se, por exemplo, uma marca sabe que a maioria dos clientes está acessando seu site por meio das mídias sociais, ela pode reforçar as campanhas sociais e criar fluxos de trabalho mais suaves para ajudar o cliente do ponto A ao ponto B.

Criar a jornada de compra definitiva para os clientes também significa otimizar suas experiências de compra online e móvel. À medida que as compras na web se movem para dispositivos móveis, as marcas devem garantir que seus sites sejam bem renderizados, sejam consistentes com as diretrizes da marca e tornem simples para os compradores encontrarem o que estão procurando. Afinal, quanto mais suave a jornada de compra, maior a probabilidade de uma conversão.

5. Saiba quando e como voltar e refinar os processos

Embora falar sobre processos de refinamento seja fácil, é um pouco mais difícil para os profissionais de Marketing Digital executá-los. Se um fluxo de trabalho ou processo simplesmente não estiver funcionando, talvez seja hora de voltar e reavaliar onde as coisas deram errado.

Essa também é uma ótima oportunidade para testar diferentes campanhas e estratégias A/B. O próprio marketing é um cenário em constante mudança, e o marketing digital é uma de suas características mais dinâmicas.

Os profissionais de Marketing Digital precisam ficar de olho nas métricas e nos dados para se manterem informados sobre os processos que estão funcionando e onde pode ser hora de refinar.

Resumindo

À medida que o mundo corporativo muda, a estratégia de Marketing Digital também deve mudar. Sob o risco de verem seus resultados decaindo apesar dos investimentos e esforços contínuos.

É importante ficar atento ao cenário em mudança e aos novos avanços na tecnologia que podem tornar a vida do profissional de marketing digital muito mais fácil. Ao mesmo tempo, é importante garantir que o básico está sendo bem executado, liberando espaço, tempo e orçamento para testar novas abordagens rumo a resultados mais ousados.

O que você achou da reflexão sobre como potencializar os resultados na estratégia de Marketing Digital? Que tal avaliar o que sua empresa está no caminho certo neste sentido? Solicite agora mesmo nosso diagnóstico gratuito!

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