Principais tendências de Marketing segundo pesquisa da Deloitte

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CONHEÇA O QUE A DELOITTE APONTA COMO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2022

Buscar as principais tendências de Marketing é sempre um exercício em inícios de ano, tanto para profissionais da área quanto para executivos de negócios. Afinal, essa área tem grande importância no mundo corporativo e está em constante evolução.
Em 2022, quando a pandemia se encaminha para ser controlada, a retomada das economias pelo globo traz um lampejo de esperança que estava fora do horizonte nos últimos dois anos. Com isso, acompanhar os movimentos de Marketing tem um significado até maior do que sempre teve.
Pensando nisso, resolvemos reunir neste artigo os apontamentos da Deloitte, uma das principais consultorias de inteligência de mercado do mundo, em seu tradicional relatório Global Marketing Trends.

VEJA ABAIXO AS PREDIÇÕES E TENDÊNCIAS MAIS FORTES PARA 2022!

Principais tendências de marketing em 2022: o que mostra a pesquisa da Deloitte

Anualmente, a Deloitte publica um relatório que já virou tradição entre os gestores e profissionais de Marketing: o Global Marketing Trends que reúne predições e interpretações dos movimentos dessa área ao redor do mundo.
Neste ano, a consultoria entrevistou mais de mil executivos e 11.500 consumidores de todo o mundo — no Brasil, foram 500 participantes — para verificar o que esse ecossistema anseia para 2022. Além disso, essa pesquisa tão abrangente também ajuda a prever o que é tendência em termos de iniciativas, respostas a desafios, entre outras questões.
Entre todos os apontamentos, destacamos os principais nos tópicos que seguem. Confira!

COMPROMISSO HOLÍSTICO COM O PROPÓSITO

Neste ano, os movimentos em torno do propósito dos negócios deverão sair do discurso e finalmente serem colocados em prática. Segundo a Deloitte, “marcas de alto crescimento são 66% mais propensas a ver o propósito como meio de orientar a tomada de decisão dos consumidores”.
Além disso, os próprios consumidores tendem a se engajar mais com empresas que têm o propósito bem comunicado — sobretudo no que diz respeito à responsabilidade social. E isso deve ser considerado pelo Marketing, cujo compromisso holístico com o propósito deve ser reforçado.

INCLUSÃO AUTÊNTICA

“Os consumidores compram mais com marcas que se comprometem a abordar as desigualdades sociais. Conquistar seu futuro cliente exige um compromisso com isso, tanto na frente quanto atrás das câmeras”, aponta o relatório.
Em 2022, afirma a consultoria, a autenticidade na inclusão deve distinguir as campanhas de Marketing de sucesso daquelas que apenas flertam com a ideia sem serem autênticas.

TECNOLOGIA E MOBILIDADE OPERACIONAL

O movimento do trabalho remoto foi muito visível durante a pandemia, o que deve se estabelecer como um novo normal. Para o Marketing, essa nova realidade deve representar mais oportunidades para unir habilidades técnicas e trabalho à distância em prol de mais inteligência operacional.
“Os profissionais de marketing podem integrar esse novo conjunto de talentos para preencher lacunas de habilidades, trazer ideias mais diversificadas e se aproximar geograficamente de seus parceiros de negócios”, diz o relatório da Deloitte.

MAIS INTELIGÊNCIA DE DADOS, MENOS COOKIES

Se até aqui foram testadas estratégias de Marketing Digital consideradas agressivas pelos consumidores, agora é hora de estruturar uma inteligência de dados de fato coerente. É o caso do uso de cookies para rastrear comportamentos dos compradores: essa prática é o símbolo do que deve ser deixado para trás em 2022.
Segundo a Deloitte, “os líderes de crescimento estão repensando o marketing de clientes e a estratégia de dados em um mundo digital em rápida mudança, que mudará cada vez mais para estratégias de dados de terceiros”.

EXPERIÊNCIAS DIGITAL MAIS SUTIL

Outra das principais tendências de Marketing, ligada ao uso das inúmeras possibilidades da tecnologia, diz respeito à criação de experiências menos invasivas para os consumidores. “53% dos consumidores dizem que ouvir dispositivos ativos é assustador”, relatam os consultores.
“Há um equilíbrio delicado entre ser útil e invasivo quando se trata de dados do consumidor. Para os profissionais de marketing, isso significa projetar cuidadosamente experiências orientadas por dados que promovam a confiança e criem valor para o cliente”.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Ainda no campo da tecnologia, finalmente a Inteligência Artificial se coloca como uma realidade latente — se até pouco tempo era algo futurista, agora não há nada mais presente.
“As marcas podem combinar Inteligência Artificial e atendimento ao cliente para oferecer uma verdadeira experiência de ponta a ponta”.

RESUMINDO

Seguindo o movimento ascendente dos últimos anos, as principais tendências de Marketing apontadas pela Deloitte mostram como essa área assumiu um papel extremamente relevante nos negócios.
Aos profissionais da área, mais do que acompanhar as principais tendências de Marketing cabe testar novos meios de navegar pelos comportamentos emergentes dos consumidores. Além disso, usar a tecnologia de maneira equilibrada, investindo em ajudar na transformação interior dos negócios para, a partir disso, levar ao mercado mais autenticidade.
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