Tudo sobre o Marketing Digital 5.0 e como aplicá-lo em vendas B2B
Um dos maiores “marketeiros” da história, Philip Kotler, trouxe à tona um termo que vem sendo bastante utilizado atualmente: o Marketing Digital 5.0. Basicamente, esse conceito coloca a tecnologia no centro das estratégias, permitindo que as empresas adquiram uma visão mais ampla do negócio.
Porém, o Marketing Digital 5.0 abrange outros aspectos relevantes dentro de uma organização, motivo pelo qual abordaremos aqui de forma detalhada este tema, seus benefícios e como utilizá-lo em empresas B2B.
O que é o Marketing Digital 5.0?
A princípio, o Marketing Digital 5.0 defende o uso intenso da tecnologia nos processos de comunicação, desenvolvimento e entrega, ajudando os profissionais da área a criar uma conexão mais consistente com o público alvo.
De modo geral, podemos dizer que os procedimentos tecnológicos inerentes a esse conceito servem para aprimorar ainda mais a jornada do consumidor. Isso porque as decisões tomadas são baseadas em dados sólidos e verdadeiros, contribuindo assim para um melhor desempenho dos profissionais envolvidos e projetos mais bem elaborados.
Quais são seus pilares?
Conforme explica Philip Kotler, o Marketing Digital 5.0 é dividido em 5 pilares principais: Marketing baseado em dados, Marketing preditivo, Marketing contextual, Marketing aumentado e Marketing ágil.
Marketing baseado em dados
Se antigamente os profissionais de marketing criavam suas campanhas baseando-se em aspectos subjetivos do comportamento do seu público, atualmente, esse procedimento não apresenta mais resultados.
Logo, o Marketing Digital 5.0 exige que as estratégias de comunicação e divulgação sejam pautadas em informações sólidas e que realmente possam ser analisadas.
Marketing preditivo
Como o próprio nome já diz, com o marketing preditivo as equipes responsáveis poderão obter informações antecipadas sobre o real impacto das suas ações. Ou seja, é possível saber com precedência a forma que o mercado vai reagir, uma vez que essas estratégias forem colocadas em prática.
Marketing contextual
De antemão, saiba que muitos profissionais do setor consideram esse o principal pilar do Marketing Digital 5.0. Isso porque ele trata de entender melhor as interações com o seu cliente e assim oferecer soluções personalizadas. O uso da Inteligência Artificial exerce papel fundamental nesse sentido.
Marketing aumentado
O Marketing aumentado consiste na utilização da tecnologia para aumentar o desempenho dos profissionais desse setor e os seus índices de produtividade. A implementação de chatbots e assistentes virtuais é uma das principais formas de alcançar resultados.
Marketing ágil
Por fim, o Marketing ágil, que nada mais é do que a criação de equipes descentralizadas e multifuncionais, capazes de entender as oscilações de cada projeto e se adaptar às mudanças.
Quais os benefícios?
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Tomada de decisões com mais assertividade, afinal, tudo é realizado com objetividade e por meio de análises precisas;
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Tornar os clientes promotores naturais da marca por meio de campanhas de marketing que conectam e ajudam no processo de fidelização;
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Identificar quais são as causas ambientais e sociais mais importantes para seu público-alvo e assim criar ações voltadas para a solução desses problemas.
Como utilizá-lo em empresas B2B?
Entender o funcionamento do Marketing Digital 5.0 nas empresas pode parecer um pouco confuso de início, entretanto, Kotler dá a seguinte orientação:
“No marketing 5.0, queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais: Inteligência artificial (IA) e algoritmos; automação de marketing; robótica; sensores e Internet das Coisas; realidade virtual e aumentada; processamento de linguagem natural (Siri, Alexa); chatbots; neuromarketing e ciência cerebral.”
Assim, podemos dizer que a implementação do Marketing Digital 5.0 no seu negócio, depende de fatores como:
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Utilização de ferramentas tecnológicas aptas a coletar e armazenar dados dos seus clientes, para que eles possam ser usados posteriormente em ações futuras;
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Criação campanhas emocionantes e que de fato façam a empresa se conectar com o público;
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Adoção de procedimentos legítimos que mostram a preocupação da empresa junto às causas sociais e ambientais;
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Investimento em procedimentos tecnológicos, mas sem deixar de lado o atendimento humanizado.
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