Como a inteligência artificial está mudando o marketing digital

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Com a mudança do comportamento do consumidor, é comum ouvir que o marketing digital se tornou a melhor maneira que as marcas têm para impactar clientes com experiências personalizadas, relevantes e oportunas, buscando valores e relacionamentos sólidos.  Mas para que as campanhas online sejam mais eficazes, tanto para os consumidores quanto para as marcas, é preciso colocar em prática tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) em todo o processo, segundo o estudo da Harvard Business Review Analytics Services.

Isso porque, com essas tecnologias em jogo, podemos aprender muito mais sobre o comportamento do consumidor e assimilar perfis cada vez mais distintos, em constante mudança, além de solucionar problemas complexos, de fraudes online a percas de engajamento, que em muitos casos acabavam passando como incompreensíveis.

De acordo com a Accenture, mais de 60% dos clientes pararam de fazer negócios com pelo menos uma empresa em 2017 devido a uma experiência ruim que tiveram. Neste levantamento, realizado com 25 mil consumidores em 33 países, todas as categorias de serviços tiveram um aumento médio de 2,8% no índice de frustração dos clientes com as práticas de marketing e venda. Os motivos variam: não cumprimento de promessas, processamento inadequado de informações pessoais, entre outros.

Por isso, algumas plataformas já estão peneirando, analisando e aprendendo com enorme quantidade de dados dos usuários, desde fotos curtidas no Instagram até livros que estão lendo; músicas que gostam e os alimentos orgânicos e sem glúten que compram online.

Para os usuários, as vantagens são os anúncios interativos. No momento em que você está fazendo uma compra, por exemplo, podem surgir descontos perfeitamente oportunos devido a todo um mapeamento do ML e uma IA em operação. Ou então, durante uma pesquisa exaustiva na internet, uma notificação pode subir até a sua tela direcionando exatamente para aquilo que você está procurando há bastante tempo.

Essa possibilidade de responder sinais dos clientes em tempo real por meio destas tecnologias gera maior engajamento, contribui para o aumento e a eficácia do marketing digital. A automatização de tarefas de monitoramento e métricas também permite identificar etapas nunca reveladas de uma jornada de compra, antecipar próximos passos dos clientes, gerenciar crises e personalizar muito mais as experiências. No final, tudo isso implica em fidelidade, apreço e aumento de receita para as marcas.

Fonte: ADNEWS

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