Inbound marketing x outbound marketing: você conhece as diferenças?

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Inbound marketing x outbound marketing: entenda as diferenças entre estas duas abordagens de marketing e veja como usar para o seu negócio.

Quando se trata de fazer o marketing da empresa, existem diferentes formas para tratar sua comunicação com o mercado que vão possibilitar trazer mais clientes. Uma das diferenças importantes que temos dentro deste tema são estas duas abordagens, inbound e outbound.

No ambiente digital, quando falamos em Outbound e Inbound Marketing, estamos referenciando duas estratégias de marketing muito utilizadas para chamar a atenção de potenciais clientes e captar leads de negócio, principalmente em empresas com foco no B2B.

O Outbound Marketing é uma forma mais tradicional de buscar clientes, com o ‘out’ significando que foca nas ações de dentro para fora da organização, através de propagandas físicas e digitais. Já o inbound marketing busca chamar a atenção e trazer o cliente para o seu negócio através de um atrativo que o faça se interessar em você, como algum conteúdo relevante para ele sobre sua área de atuação ou especialização, por exemplo.

Por serem caminhos bem diferentes, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é mais efetivo. Vale a pena trocar ações do outbound marketing tradicional pelo inbound marketing?

A dúvida é justificável, porque sabemos que o marketing é um fator chave para o sucesso dos 

negócios. Para tomar a melhor decisão, é preciso entender bem as diferenças das duas estratégias.

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”. Basicamente, a estratégia consiste em despertar o interesse do cliente pelo que a sua empresa oferece através de conteúdos ricos.

Ou seja, a empresa não vai atrás do cliente, ele é levado a deixar o seu contato para obter algum material que vai ajudar a solucionar um problema. Essa atração é feita através de marketing de conteúdo para o seu público, e por isso, é de suma importância que esse conteúdo seja de qualidade e que se comunique com as pessoas certas.

Para gerar esse interesse, uma característica forte do inbound marketing é que a empresa precisa entender bem quem é seu público alvo.

É fundamental saber os interesses, dúvidas e dores destas pessoas, para então oferecer conteúdos que o ajude a resolver os problemas ou o faça enxergar como o seu produto ou serviço pode ser uma boa solução.

Quais são os principais conceitos do Inbound Marketing

Como falamos, o Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes. O objetivo é fazer com que o público deixe seu contato para ter acesso a um conteúdo rico e assim ele irá entrar em um funil, onde ele será alimentado para chegar até a compra final.

Por isso, é preciso priorizar a qualidade destes conteúdos para levar cada vez mais pessoas para o seu site e consequentemente aumentar sua lista de contatos. Estes contatos, também chamados de leads, receberão outras informações sobre como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver o problema dele.

Assim, a empresa constrói um canal de relacionamento através do envio de Email Marketing, onde é possível nutrir os leads com informações relevantes que aumentem sua intenção de compra.

O que é o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing tem uma estratégia diferente do Inbound Marketing. Ele já tem como objetivo principal oferecer serviços ou produtos para os clientes. Dentro desta forma de fazer marketing, a empresa procura o cliente de forma ativa, mesmo sem saber se ele tem interesse ou está em um momento de compra.

Esse tipo de marketing cresceu muito com as propagandas na televisão ou rádio, jornais, revistas, outdoor, enfim, nos meios mais tradicionais de fazer publicidade. Entretanto, o outbound marketing não se limita a estes meios de comunicação, e é possível encontrar esta estratégia também no digital.

Um exemplo são os pop-ups, banners e propagandas que nos interrompem enquanto estamos assistindo um vídeo. Além dessa desigualdade na forma de abordar o cliente, outra diferença entre o outbound e o inbound marketing é o custo.

No Outbound, o investimento precisa ser constante. Uma vez que ele não acontece, a propaganda “sai do ar”, enquanto no Inbound Marketing o conteúdo continua na internet e pode ser acessado a qualquer momento, especialmente se for um conteúdo otimizado em termos de SEO.

Para resumir, podemos dizer que a principal diferença entre estas duas estratégias é certamente a forma de comunicação com o cliente. O Inbound Marketing é uma maneira de abordar um possível cliente bem menos intrusiva.

A ideia é ter o conteúdo certo, no lugar certo, voltado para um público alvo específico. A venda é resultado de um trabalho orientado e constante, pois a nutrição destes clientes é fundamental para levar estas pessoas para a compra do seu produto ou serviço. E claro, vale lembrar sempre que o uso de uma forma de marketing não necessariamente exclui a outra, e que o ideal é um balanço inteligente entre as duas.

 

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