Implementando Inbound Marketing: Contratar externamente ou ter time próprio?
Veja diferenças para implementar o Inbound Marketing quando se comparam as opções interna e externa.
Para muitos gestores ainda é um dilema escolher entre contratar uma agência de Inbound Marketing ou montar uma equipe interna para lidar com essa atividade. E essa dúvida é bastante pertinente, uma vez que essa abordagem se torna cada vez mais importante e é preciso saber as implicações envolvidas nela.
Neste artigo, nós vamos apresentar os prós e os contras de ambas as opções. A ideia é que você consiga decidir o que é melhor para o seu negócio.
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Fazer Inbound Marketing com a equipe interna: prós e contras
Existem alguns benefícios muito claros em ter os recursos humanos necessários para aplicar o Inbound Marketing internamente. Os mais destacados são:
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Foco. Se você contratar corretamente, pode presumir que estará lidando uma equipe 100% focada em ajudar sua organização a atingir seus objetivos a partir do Inbound Marketing. Você tem toda a atenção e capacidade semanal dos profissionais.
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Conhecimento do negócio. Embora você obviamente precise dar aos novos contratados algum tempo para se familiarizarem com seu negócio, o conhecimento que eles desenvolvem vai ser interessante para o Inbound Marketing e pode ser bastante benéfico para a empresa como um todo.
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Velocidade. Quando você tem uma equipe que está operando uma máquina de Inbound Marketing bem lubrificada, a produção e a otimização são dinâmicas e rápidas. Afinal, você tem 100% do tempo e da atenção dos profissionais e há menos camadas para pesquisar, produzir e aprovar campanhas, conteúdos etc.
Desde que você tenha montado sua equipe corretamente, ter uma equipe de marketing completa dedicada às suas campanhas de inbound marketing quase sempre será melhor do que qualquer alternativa.
Contudo, é bom ter em mente uma série de desvantagens:
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custo elevado com folha de pagamento;
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bastante trabalho e incentivo para reter talentos (que costumam estar sempre em falta no mercado e, portanto, são bem mais procurados por outras empresas);
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necessidade de equipar os profissionais com ferramentas e atualizar esses recursos periodicamente;
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lidar com o comodismo que vem com o tempo, o que não favorece a inovação nessa estratégia que precisa sempre se reinventar etc.
→ Leia também: 5 motivos para investir em Marketing Digital em 2022.
Contratar uma agência de Inbound Marketing: por que é tendência
Contratar uma agência de Inbound Marketing significa acesso imediato a todos os conjuntos de habilidades de que você precisa. Sendo uma boa agência, ela terá redatores, designers, desenvolvedores, estrategistas, tecnólogos e muito mais a seu dispor.
Também é muito mais fácil para sua organização envolver-se no talento de uma boa agência, em vez de tentar construí-lo sozinho. Como resultado, a agência provavelmente terá um plano estratégico de 12 meses concluído e a implementação iniciada antes mesmo de você concluir o processo de recrutamento e contratação de um único funcionário — o que dizer de uma uma equipe completa.
Além disso, é mais barato. Você não está contratando de 3 a 7 pessoas e pagando-lhes todos os salários de tempo integral. Em vez disso, você pagará pelo talento e experiência deles pela quantia exata de que precisa para atender aos planos de produção e cumprir as metas de marketing.
Geralmente, você trabalhará diretamente com um gerente de contas sênior na agência e, em seguida, trará o restante da equipe quando necessário.
Como escolher uma boa agência de Inbound Marketing
É claro que nem toda agência fará um home run por você. Eles podem não entender seu negócio o suficiente, podem não ser capazes de cumprir seus prazos ou podem simplesmente não ter qualidade de serviço em áreas-chave.
Aqui estão algumas perguntas críticas que devem ser feitas durante o processo de seleção da agência:
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A agência tem um processo que você acredita que lhes permitirá compreender o seu negócio e a sua posição única no mercado?
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A agência tem um processo claramente definido que usa com seus contratos com o cliente que seja transparente e facilmente mensurável por você, o cliente?
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A agência usa uma abordagem colaborativa com as funções do cliente claramente articuladas?
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A agência está disposta a “transferir” seu conhecimento para sua equipe interna, atuando como mentor e educador durante o prazo do contrato?
→ Leia também: 7 diferenciais de uma agência especializada em B2B.
Resumindo
Dados os vários conjuntos de habilidades necessários para desenvolver e implementar o Inbound Marketing, firmar parceria com uma agência de Inbound Marketing é o caminho mais indicado para a maioria das empresas.
Por meio de metodologia, técnicas estruturadas, tecnologia e experiência comprovada, é possível elaborar um plano de ação com as melhores soluções para que os objetivos do negócio sejam atingidos. Com uma equipe que vive a web intensamente, com profissionais especializados e antenados nas últimas tendências e recursos do mercado, é mais fácil – e produtivo – acelerar sua estratégia digital.
O que você achou das nossas dicas sobre contratar uma agência de Inbound Marketing ou fazer por conta própria? Participe com comentários!
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