Estratégias Inbound B2B: 5 exemplos para entender isto na prática
Entenda o que é inbound b2b e confira alguns exemplos na prática dessa estratégia de sucesso do marketing digital!
Sua estratégia de comunicação é fator crítico de sucesso nos negócios de sua empresa, e o inbound B2B é uma ferramenta essencial para esta frente de trabalho, pois é uma das melhores maneiras de interagir com o seu público-alvo e conquistar novos clientes. As empresas que vendem business-to-business (B2B) precisam sempre explorar novas estratégias, de preferência inovadoras e atualizadas, para potencializar seus negócios e conquistar mais clientes.
Por isso o inbound marketing é uma estratégia de marketing digital essencial para criar relações significativas que além de divulgar mais o seu negócio podem transformar os potenciais interessados em clientes fiéis.
Neste artigo, mostraremos alguns exemplos de inbound B2B que são um sucesso e podem fazer toda a diferença no seu negócio. Mas antes, vamos falar um pouco sobre o que é inbound marketing.
Afinal, o que é inbound B2B?
O inbound marketing é uma metodologia que visa atrair a atenção dos clientes potenciais e novos clientes através da criação de conteúdo estratégico e experiências que são adaptadas especialmente à jornada de compra do consumidor.
Desse modo, o marketing de conteúdo, mídia social e otimização de mecanismos de busca (SEO) são alguns dos caminhos que podem ser usados para melhorar a geração de leads, direcionar mais tráfego e, o mais importante, aumentar as vendas.
As campanhas de inbound marketing geralmente se enquadram nas seguintes categorias:
- B2B (business to business), ou;
- B2C business-to-consumer;
Sendo assim, o inbound B2B é qualquer conteúdo ou estratégia de marketing direcionado a uma empresa ou organização, em oposição ao marketing para consumidores em geral (B2C).
5 exemplos de práticas de inbound B2B que são um sucesso
1. Usar o blog a favor do seu negócio
O blog é um elemento fundamental quando se pensa em uma estratégia B2B para o seu negócio. Afinal, ao criar artigos e conteúdos digitais interessantes, a chance de atrair o seu público-alvo é muito maior.
Essa estratégia desempenha um papel importante na atração de leads e ajuda a impulsionar o tráfego orgânico em seu website. Além disso, boas pesquisas podem ajudá-lo a escrever posts bem estruturados e úteis que irão atrair e envolver os visitantes no website da sua empresa.
É importante entender, no entanto, que os resultados não virão da noite para o dia, mas seguindo os conselhos corretos e investindo em conteúdo de qualidade, o sucesso chegará em breve.
2. Desenvolvimento de conteúdo digital de qualidade
As ofertas de conteúdo avançado não só geram novos leads, mas também podem guiar os contatos existentes e levá-los mais a fundo em seu funil de vendas. O conteúdo digital aprofundado existe em muitas formas, alguns dos principais tipos incluem:
- E-books;
- Livreto de dicas;
- Guias completos;
- Vídeos;
- Infográficos e muito mais!
Estes conteúdos oferecem um mergulho mais profundo em tópicos dos artigos do seu blog. Além disso, fornecem o próximo passo para o visitante na jornada de comprador. Entretanto, não se esqueça de aplicar a estratégia de CTA neste passo e garanta ainda mais vendas.
3. Uso de vídeos
O conteúdo de vídeo on-line explodiu, e estima-se que o tráfego de vídeo representará aproximadamente 80% do tráfego de consumo na internet nos próximos anos! Simplesmente não há melhor momento do que agora para usar o vídeo como parte de sua estratégia de inbound B2B.
Há uma grande variedade de conteúdo de vídeo que pode despertar o interesse de seus potenciais clientes, incluindo depoimentos de clientes, demonstrações de produtos, demonstrações de capacidade, estudos de caso e blogs em vídeo e muito mais!
4. Explorar o email Marketing
Uma estratégia de e-mail marketing bem elaborada é crucial para fornecer aos clientes em potencial o conteúdo certo no momento certo.
Além disso, o e-mail marketing permite promover novos artigos do blog aos assinantes, recomendar novas peças de conteúdo avançado para aqueles que optaram pela comunicação por e-mail e desenvolver uma estratégia automatizada de fluxo de trabalho.
Quando você envia conteúdo direcionado a listas de contatos específicas, você os ajuda a progredir através do funil de vendas, gerando ótimos resultados.
5. Otimização de mecanismos de busca (SEO)
Já falamos sobre a importância da criação de blogs e sobre conteúdo avançado, mas sem uma estratégia de otimização para mecanismos de busca, este conteúdo poderia nunca ser encontrado organicamente em primeiro lugar.
Na verdade, o SEO é parte integrante de quase todas as outras etapas da estratégia inbound B2B bem-sucedida. Sendo assim, o SEO de qualidade começa com uma pesquisa de palavras-chaves e uma estratégia de keywords bem definida.
Tal estratégia se baseia em palavras e frases que provavelmente serão pesquisadas pelo público-alvo – aquelas que abordam as principais dores dos seus clientes em potencial. Com certeza, com as dicas acima será bem mais fácil obter ótimos resultados com a sua estratégia inbound B2B.
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