Como analisar a presença digital dos concorrentes da sua empresa

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Veja algumas dicas sobre como analisar a presença digital dos concorrentes da sua empresa e tenha bons insights para melhorar sua estratégia.

Analisar a presença digital das concorrentes para obter insights de estratégias de marketing é algo bastante viável – os dados estão lá para quem souber olhar – e também recomendável, uma prática deve ser executada com frequência pela sua equipe.

Mas, atenção! Não estamos falando que você deve copiar as estratégias usadas pelos seus concorrentes, mas sim analisá-las de forma criteriosa e ver como o público reage a elas e os possíveis impactos nos seus negócios.

A ideia é que as estratégias dos seus rivais sejam usadas como inspiração para outras ainda melhores. Assim, você conseguirá se colocar sempre um passo à frente dos concorrentes e vender mais.

4 ideias para analisar a presença digital das concorrentes e ter insights

Para que você saiba como fazer um bom benchmark na internet, ou seja, analisar a presença digital das concorrentes e obter insights, listamos algumas ideias. Observe!

1. Analise os posts com mais curtidas no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas na atualidade e é bem provável que, assim como a sua empresa, as concorrentes tenham contas por lá.

Por isso, é uma boa prática fazer o monitoramento dos posts com mais curtidas no Instagram da concorrente.

Lembre-se que vocês dividem o mesmo público. Logo, um tipo de publicação que faz sucesso na concorrência, também poderá agradar os seus seguidores.

Analise, portanto, quais são os formatos de conteúdos mais usados pelos concorrentes, como stories, carrossel, reels etc. A partir disso, tire ideias para executar nas suas redes.

2. Utilize o SemRush

No que se refere a SEO, para analisar a presença digital das concorrentes, uma das melhores ferramentas que podem ser usadas é o SemRush.

A ferramenta de análise de domínio do SemRush gera uma lista de seus principais concorrentes de posicionamento orgânico no Google, de acordo com o número de palavras-chave compartilhadas pelos domínios deles.

Com base nas palavras-chave dos seus concorrentes, você pode ter uma ideia dos conteúdos que são mais acessados nos blogs e sites deles. Assim, poderá acessar esses posts e tirar ideias para produzir materiais ainda melhores.

Lembre-se que o Google prioriza conteúdos com profundidade e qualidade. Por isso, busque por um bom profissional de produção textual para que possa desenvolver um material melhor que o de seus concorrentes. Isso fará com que você melhore a sua posição nos motores de busca.

3. Entre na biblioteca de anúncios do Facebook

Você sabia que pode pesquisar na biblioteca de anúncios do Facebook para ver o que os seus concorrentes estão anunciando nas redes sociais?

A consulta é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa. Basta que você acesse o site da Biblioteca de anúncios e digite na barra de pesquisas o nome da empresa e tipo de anúncio que deseja visualizar.

Pronto! Automaticamente você verá todos os anúncios dos seus concorrentes. Com base nisso, poderá pensar em novas ideias e ter insights para produzir peças publicitárias mais interessantes e chamativas que as dos seus concorrentes.

4. Utilize o Google Alerts para monitorar menções de concorrentes

O Google Alerts é uma ferramenta totalmente gratuita e indispensável para analisar a presença digital dos concorrentes.

Com esse recurso, você poderá compilar todos os conteúdos referentes a determinado termo. Dessa forma, pode-se analisar as menções das concorrentes, bem como os seus produtos, serviços e eventos.

Além disso, você também poderá acompanhar o que o público está comentando sobre essas publicações. A partir disso, poderá ter insights para a produção de conteúdo e publicidade para a sua empresa.

Imagine, por exemplo, uma empresa que presta serviços de segurança patrimonial para outras companhias.

Ao verificar o blog da concorrência com o Google Alerts, percebeu-se que há conteúdos falando sobre dicas de segurança. Nos espaços para comentários, há várias dúvidas dos leitores que ainda não foram esclarecidas.

Essa é uma boa oportunidade de fazer um conteúdo ainda mais completo no seu blog, abrangendo as respostas para esses questionamentos deixados pelos usuários.

Pratique as nossas ideias e garanta o sucesso ao analisar a presença digital das concorrentes. Temos a certeza de que essa estratégia será muito útil.

Conte sempre com os nossos serviços para desenvolver as estratégias de marketing digital para sua empresa B2B. Entre em contato conosco e saiba mais!

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