André Siqueira: “Empreendedores perdem dinheiro com Marketing Digital por falta de conhecimento”
Confira os alertas que o co-fundador da RD Station dá aos empreendedores que querem melhorar os resultados com Marketing Digital.
Que o Marketing Digital é muito importante para os empreendedores já é senso comum. Talvez o que muita gente não saiba é que realizadores com planos de negócios incríveis perdem dinheiro por falta de conhecimento nessa área.
É o que aponta André Siqueira, co-fundador da RD Station. Em entrevista recente para a Folha de S. Paulo, o empresário discorreu sobre os erros que as pessoas cometem e como eles as impedem de prosperar em seus empreendimentos.
Nós sistematizamos as ideias defendidas por ele neste artigo, e trazemos dicas para quem quer avançar sem cair nos mesmos equívocos. Continue lendo para entender!
Quem é André Siqueira
André Siqueira é hoje um dos mais respeitados nomes da economia digital no Brasil. Administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele é co-fundador da RD Station, uma startup de automação de Marketing que hoje é parte da multinacional Totvs.
O executivo é bastante conhecido por sua liderança que, juntamente com os outros sócios, colocou a RD Station entre os principais players de tecnologia para Marketing Digital no Brasil e no mundo — líder absoluta na América Latina.
Ele também foi professor de Marketing Digital na pós-graduação de instituições como PUC-RS, Be Academy, Estácio (SC) e da Sustentare. Nos anos de 2016, 2017 e 2018, encabeçou a lista dos profissionais do ano em Inbound Marketing do Prêmio Digitalks.
Todo esse currículo faz de Siqueira um palestrante bastante requisitado. Ele já ministrou conferências como RD Summit e RD on the Road, IHRSA, Conecta Imobi, Fórum Reclame Aqui, Expo Digitalks, Encontro Locaweb, entre outros.
Quais erros André Siqueira aponta que os empreendedores cometem no Marketing Digital
Portanto, vale a pena ouvir o que André Siqueira tem a dizer sobre os rumos do Marketing Digital no Brasil. E, pensando nisso, listamos a seguir os principais pontos levantados por ele na Folha:
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investimentos errados: muitos empreendedores se frustram porque não entendem os potenciais do ambiente digital e acabam dedicando tempo e dinheiro em ações que não trazem resultados;
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fórmulas mágicas: o volume de “experts” em Marketing Online só aumenta e muitos empreendedores acabam investindo em ações que prometem muito e entregam pouco — ou até prejudicam os retornos;
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mensuração equivocada: não ter condições de (ou conhecimento para) dimensionar quantitativa e qualitativamente os retornos sobre os investimentos em Marketing na web também prejudica os empreendedores;
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redes sociais usadas somente com o intuito de vender: a busca por resultados imediatos faz com que os empreendimentos cansem seu público-alvo, pois eles querem mais do que apenas comprar;
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falta de pessoal qualificado: por mais popular que o Marketing Digital esteja, não contar com equipe preparada ou prestadores de serviços especializados também prejudica os empreendedores nessa área.
Por onde começar no Marketing Digital para empreender com estratégia e prosperar
Agora, o que fazer para que a sua empresa não incorra nos erros apontados por André Siqueira? Confira, a seguir, algumas dicas bem práticas!
Planeje bem antes de investir
Marketing Digital requer planejamento. Não tem escapatória; sem isso, as ações se tornam desencontradas, fica difícil mensurar resultados e não se alcança crescimento do negócio.
Mas, por onde começar para um planejamento adequado? Confira alguns materiais que podem te ajudar:
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Marketing Digital: o passo a passo completo para iniciantes;
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Por que fazer um plano de Marketing Digital para empresas B2B.
Tenha propósitos claros para as redes sociais
Sim, as redes sociais são canais muito importantes para empreendedores de todos os segmentos. Contudo, é preciso saber utilizá-las com método. Do contrário, despende-se muito tempo e dinheiro para resultados pífios.
Veja aqui alguns conteúdos que podem abrir sua mente neste tema:
Evite as métricas de vaidade
As métricas de vaidade são grandes inimigas do sucesso dos empreendedores que investem em Marketing Digital. Isso porque elas causam a falsa sensação de que as coisas estão dando certo — ou mesmo que elas não estão funcionando.
Exemplos? Focar somente no volume de seguidores nas redes ou se contentar com tráfego grande no site, mas sem que essa audiência seja qualificada.
Portanto, é preciso entender quais métricas e indicadores são importantes e passar a monitorá-los regularmente. Só assim é possível tomar decisões inteligentes, amparadas por dados reais.
Conte com ajuda especializada
Muito do improviso dos empreendedores em Marketing Digital se dá porque eles não buscam ajuda especializada. Muitos não veem valor em contratar uma empresa com expertise na área e, com isso, veem seus concorrentes cada vez mais competitivos e fortes.
Para superar essa mentalidade, comece lendo estes artigos:
Como a Tech4Biz ajuda os empreendedores a fazer Marketing Digital de resultados
Se você sente que seu negócio poderia alcançar resultados muito mais significativos com o Marketing Online e não sabe por onde começar, conte conosco. Somos a Tech4Biz, uma consultoria especializada em Marketing Digital para o mercado B2B.
Aqui na Tech4Biz, estamos sempre nos atualizando em termos de tecnologias e métodos. E isso é sentido por nossos clientes, que passam a contar com resultados mais previsíveis. Eles contam com planejamento feito sob medida e abordagem estruturada, o que eleva o ROI.
Que tal, alguns desses erros apontados por André Siqueira ainda acontecem na sua empresa? Faça contato conosco e veja por que nossos serviços são divisores de águas para muitos empreendedores!