O que há por trás do conceito inteligência comercial?

 Em Blog

Aprenda o conceito de inteligência comercial e os seus benefícios para as empresas B2B.

No atual cenário, em que a concorrência é cada vez mais acirrada em praticamente todas as áreas, as empresas que dominam o conceito e desenvolvem estratégias de inteligência comercial se destacam.

As ações desse tipo são válidas para empresas de todos os segmentos e portes, principalmente as que atendem públicos B2B.

Neste artigo, desvendaremos o que há por trás do conceito de inteligência comercial.

O que é a inteligência comercial?

A inteligência comercial é uma prática que envolve uma série de ações estratégicas que ajudam as empresas a melhorarem os seus resultados.

Também chamada de inteligência competitiva, essa prática estratégica usa de dados para fundamentar as ações.

Na prática, a inteligência comercial coleta dados sobre os produtos, os serviços, o atendimento da empresa, os resultados das campanhas de marketing, a situação dos concorrentes etc.

Tais dados são analisados de forma criteriosa, para que a empresa possa tomar as melhores decisões, sempre com embasamento.

Passo a passo: como desenvolver ações de inteligência comercial

As ações de inteligência comercial se desenvolvem em quatro etapas principais. Veja o passo a passo!

1º: inicie com o planejamento

Para usar a inteligência comercial, a primeira coisa que deve ser realizada é o planejamento da ação.

Deve-se definir o que você quer melhorar no processo de vendas. Assim, poderá definir quais são os dados ou indicadores que precisa acompanhar.

2º: colete todos os dados necessários

Nessa etapa, você precisa coletar os dados que nortearão as estratégias comerciais da empresa.

Se você quer melhorar a produção de conteúdo das estratégias de e-mail marketing, por exemplo, pode acompanhar os acessos do seu blog, as taxas de abertura de e-mail marketing, etc.

3º: analise os dados que foram coletados

Aqui, os dados coletados, de fato, viram dados de inteligência. Afinal, você deve analisá-los e interpretá-los para que possa então, estruturar as melhores estratégias para o negócio.

4º: estruture estratégias para melhorar os processos comerciais

Finalmente, com base na análise realizada na etapa anterior, estruture estratégias para melhorar os processos comerciais da empresa.

Não esqueça de coletar dados para fazer comparativos e entrar em um ciclo de melhoria contínua em seu negócio.

Benefícios da inteligência comercial em uma estratégia B2B

Quando a inteligência comercial é bem desenvolvida na empresa B2B, vários resultados positivos são observados. Veja, a seguir, alguns dos principais!

Ajuda a gerar leads

Para que o funil de vendas flua de forma esperada, é imprescindível que se tenham estratégias bem estruturadas de captação e nutrição de leads.

Nesse sentido, a inteligência comercial pode ser útil para que se acompanhem dados, como as taxas de conversão. Com base nisso, a produção de conteúdos, os anúncios em mídia paga, entre outras estratégias podem ser aperfeiçoadas.

Proporciona a análise de oportunidades

A inteligência comercial não analisa apenas o ambiente interno da empresa, mas também o que se passa na comunidade e na sociedade em que ela está envolvida.

Assim, você pode acompanhar dados do mercado para identificar novas oportunidades de negócio.

Se os seus clientes tiverem uma nova demanda, por exemplo, você pode aperfeiçoar a sua solução ou até mesmo criar um novo produto ou serviço.

Gera aumento da competitividade

As empresas que investem em inteligência comercial costumam estar sempre um passo à frente 

dos concorrentes.

Isso se justifica porque as decisões serão sempre tomadas com baseamento, sem achismos ou “chutes”. Logo, as chances das ações darem certo aumentam de forma considerável.

Aumenta a produtividade da equipe

Também é perceptível que as técnicas de inteligência comercial aumentam a produtividade da equipe da empresa.

Tal fato ocorre porque as ações serão bem organizadas, com bases sólidas e metas a serem cumpridas. Logo, o time tem tudo para ser ainda mais produtivo.

Não resta dúvida! A inteligência comercial é um diferencial e tanto para os negócios B2B se destacarem. Que tal desenvolvê-la para melhorar o seu negócio?

A Tech4Biz é uma consultoria de marketing que atua ao lado do cliente, assimilando todas as suas questões e propondo soluções adequadas para seu caso, sempre com foco nas suas necessidades e demandas. A inteligência comercial, portanto, é algo que está em nosso DNA.

Quer saber mais sobre a Tech4Biz e contar com os nossos serviços para impulsionar a sua empresa? Então, fale agora mesmo conosco!

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar