Como a inteligência artificial pode impulsionar o marketing digital
Você sabe como a Inteligência Artificial pode transformar o Marketing Digital do seu negócio? Confira o nosso texto e entenda mais.
Marketing digital e inteligência artificial são conceitos que dificilmente aparecem na mesma frase em uma conversa informal. A percepção atual já mudou bastante, porém, a verdade é que muitas pessoas ainda associam a IA a robôs humanoides, grandes naves ou outros fatores mais futurísticos.
Ao longo dos anos, o cinema apresentou a IA de uma forma hiperbólica, uma ideia quase sempre exagerada. Mas, felizmente, hoje temos uma melhor noção sobre como a Inteligência Artificial pode ser utilizada de maneira simples e eficaz no nosso dia a dia.
O marketing digital é uma das áreas que mais conseguem explorar esse recurso, extraindo vantagens para empresas e clientes. Continue lendo e entenda mais sobre o paralelo entre os dois conceitos.
Boa leitura!
O que é a inteligência artificial?
Diferentemente do que algumas pessoas possam acreditar, a Inteligência Artificial não é uma máquina que pensa e age exatamente como um humano.
Na verdade, a IA é um campo de estudo da ciência, que tem como objetivo criar dispositivos capazes de simular o raciocínio humano para tomar decisões e resolver determinados problemas.
O segredo da IA está na sua imensa capacidade de armazenar dados, através do Big Data. Com isso, a máquina consegue analisar milhões de informações para definir qual é a solução mais lógica em uma situação específica.
Como a inteligência artificial pode impulsionar o marketing digital?
Como explicado, o marketing digital é um dos segmentos que mais utilizam a inteligência artificial.
No nosso dia a dia, por exemplo, quando pesquisamos por um produto ou serviço no Google e, logo em seguida, anúncios semelhantes aparecem em banners de blogs e redes sociais, esse é um trabalho da Inteligência Artificial.
Para facilitar o entendimento, confira outras aplicações e vantagens da Inteligência Artificial no Marketing Digital.
Criação de melhores estratégias com a coleta de dados
Como explicamos, um dos maiores diferenciais da IA é a sua alta capacidade de armazenamento de informações. Por sua vez, a extração e análise de dados estão entre os principais recursos utilizados pelo Marketing Digital.
É como juntar o “útil ao agradável”. Com isso, é possível criar melhores estratégias para atração e conversão de leads, bem como trabalhar no engajamento de usuários nas plataformas sociais.
Facilidade de comunicação com uso dos chatbots
Os chatbots talvez sejam as ferramentas que mais se aproximam das versões futurísticas de IA que já nos foi apresentado ao longo dos anos.
Os “robôs de conversa” são capazes de interagir com usuários respondendo perguntas e indicando soluções. Com essa capacidade, eles podem ser de grande ajuda na comunicação entre os usuários online e a sua empresa, melhorando ainda mais a relação.
Sistemas de recomendação
Os sistemas de recomendação também são funções da IA extremamente utilizadas atualmente. Sites de música, vídeos e compras: todos utilizam esse recurso para facilitar a jornada do cliente.
Graças ao machine learning da Inteligência Artificial, o Marketing Digital pode tomar as melhores decisões ao analisar o histórico dos hábitos dos clientes da sua empresa.
Desenvolvimento de textos de Marketing de Conteúdo
Claro, uma máquina não é capaz de produzir textos de forma natural, apresentando diálogos verdadeiros e humanizados – e para o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, esses fatores são primordiais.
Porém, graças à capacidade de extração e análise de dados da IA, a equipe de Marketing de Conteúdo pode criar conteúdos mais personalizados e atraentes para os leads da sua empresa. É um ótimo reforço para uma ferramenta tão importante hoje em dia.
A inteligência artificial no Marketing Digital é real e pode abrir um leque de oportunidades para a sua empresa. Para aumentar as chances de sucesso, é interessante contar com agências especialistas em fortalecimento de marca, geração de novos clientes e otimização de resultados. A Tech4biz é especializada em Inbound Marketing, e pode te ajudar a impulsionar o seu envolvimento com clientes através do marketing digital.
Entre em contato agora mesmo e encontre a melhor solução para a sua empresa.