Marketing de conteúdo cresce entre empresas B2B, afirma estudo

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Em 2018, o número de empresas B2B que utilizam o marketing de conteúdo subiu para 73,4%, frente a 64,4% no ano anterior. Segundo o estudo O Status do Marketing Digital no Brasil, produzido e publicado pela agência Intelligenzia, as companhias estão cada vez mais trabalhando com estratégias documentadas para o assunto. O estudo evidencia a preocupação das empresas com a sua visibilidade, já que tem sido mais comum a  presença de estratégias de marketing digital em seu negócio.

O SEO costuma ser o foco para um um bom desenvolvimento do plano e para a geração de mais clientes. E, por ter um papel significativo, o conhecimento e entendimento total da influência do SEO nas vendas e na lucratividade é algo que precisa ser feito com calma, tendo um resultado apenas a longo prazo, mas sem esquecer que a geração de leads é fundamental.

Em outro estudo, dessa vez da Spiceworks, mais de 50% dos entrevistados responderam que gerar novas contas e aumentar a receita é o principal objetivo ao investir em SEO. As estratégias de SEO devem ser trabalhadas para atender as necessidades de interação entre marketing e vendas, assim como a geração de leads, que são pontos tidos como pontos críticos. Outros recursos como Google Adwords e branding também podem trazer um bom resultado a partir de investimentos em SEO, como um subproduto de campanhas usando ‘keywords’.

Crescimento no tráfego de pesquisa orgânica

O crescimento orgânico de um site é uma das formas mais efetivas de demonstrar o valor dos investimentos em SEO. E existem ferramentas de mercado que medem o valor que a exposição com tráfego orgânico economiza de tráfego pago. Ou seja, o custo exibido por essas ferramentas é equivalente ao valor que deveria ser investido em tráfego pago para obter o mesmo nível de visibilidade em uma plataforma de busca. Com isso, é possível ver a diferença entre os que investiram em uma estratégia sólida de produção de conteúdo e aqueles que não fizeram nada nesta área ou ainda estão dando os passos muito iniciais.

Alinhamento à jornada do comprador B2B

Dados do estudo O Status do Marketing Digital no Brasil também mostraram um crescimento na importância dada à necessidade de produzir conteúdo a partir de pontos específicos de interesse do cliente. Em 2017, esse item ocupava apenas o quinto lugar entre os principais levados em consideração na hora de criar conteúdo, agora ocupa o terceiro, sendo citado por 26% dos entrevistados (em 2017, foram 15%).

Programas de SEO bem-sucedidos levam em conta o tipo de conteúdo necessário para obter sucesso na visibilidade de palavras-chave específicas, e buscam educar os clientes e a liderança na busca de compradores B2B desde a descoberta até a validação dos recursos do fornecedor – ou seja, é fundamental que essas palavras-chave estejam alinhadas às várias fases da jornada do comprador.

Palavras-chave indexadas estão bem longe de ser um item técnico que o C-Level ignora. O desempenho associado a metas de palavras-chave críticas para o negócio é sim uma métrica muito importante para comprovar os resultados dos investimentos em SEO.

 Fonte: Terra

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