5 mitos mais comuns do Marketing B2B

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Confira as ideias equivocadas que ainda persistem quando se trata do Marketing B2B — e por que elas precisam ser superadas!

Como o nome sugere, o Marketing B2B (business-to-business) refere-se à comercialização de produtos ou serviços para outras empresas e organizações. Possui várias distinções importantes do Marketing B2C (business-to-consumer), que é orientado para os consumidores.

Por não ser tão popular — ou não ser tão “visível” para os consumidores em real —, o Marketing B2B é, muitas vezes, envolto por diversos mitos. E esses mitos precisam ser derrubados, especialmente agora que as empresas que vendem para outras empresas têm voltado suas atenções para as estratégias de marketing.

E é justamente isso que vamos fazer neste artigo.

Continue lendo para conhecer os principais mitos do Marketing B2B e por que eles não condizem com a realidade!

O que diferencia o Marketing B2B do Marketing B2C

Comecemos por demarcar claramente o marketing feito de empresas para empresas daquele direcionado ao consumidor final.

Em sentido amplo, as ações de Marketing B2B tendem a ser mais informativas e diretas do que as empregadas no B2C. Isso ocorre porque as decisões de compra de negócios, em comparação com as dos consumidores, baseiam-se mais no impacto final da receita.

O retorno sobre o investimento (ROI) raramente é uma consideração para a pessoa comum — pelo menos em um sentido monetário —, mas é um foco primário para os tomadores de decisões corporativas.

No ambiente moderno, os profissionais de Marketing B2B geralmente vendem para comitês/departamentos de compras altamente profissionalizados. Isso cria um cenário complexo e às vezes desafiador. Mas, à medida que as fontes de dados se tornam mais robustas e precisas, a capacidade de mapear interesses/necessidades e alcançar compradores com informações relevantes e personalizadas está melhorando bastante.

Em outras palavras, com o bom uso da tecnologia e de métodos de marketing totalmente voltados para o B2B, organizações que fornecem produtos e serviços para outras organizações estão conseguindo excelentes resultados.

Cinco mitos do Marketing B2B que precisam ser derrubados

Dito isso, veja, a seguir, quais são as crenças mais equivocadas em torno do Marketing B2B.

Mito 1: Marketing B2B precisa ser sério, “sisudo”

Esse é um mito que até pouco tempo assombrava até os profissionais do marketing: só podia ser divertido o que vendia um produto diretamente ao consumidor final, ou seja, em campanhas para o varejo.

Em partes tem a ver com a ideia que temos de que os executivos de negócios são sérios, sisudos e, portanto, comunicar a eles, persuadi-los para uma negociação, requer uma abordagem mais “sóbria”.

Não é verdade. Compradores e influenciadores de negociações B2B são seres humanos que também gostam de coisas divertidas. É sim possível inserir um verniz mais leve em campanhas de Marketing B2B. E isso é ainda mais verdade quando falamos em ações digitais, onde a atenção do público-alvo é disputada clique a clique.

Mito 2: Marketing B2B não funciona em redes sociais

Também há quem ainda acredite que as redes sociais são canais direcionados a adolescentes e, portanto, fazer Marketing B2B nelas seria jogar dinheiro fora.

Errado! Profissionais das áreas de compras e executivos de todas as esferas dos boards executivos estão presentes e ativos em redes sociais como LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter. Obviamente, cada marca, de acordo com o produto que vende e o público de interesse, precisa avaliar em quais redes vai montar suas campanhas.

Descartar as redes sociais como canais de marketing é praticamente impossível hoje. Esse é, portanto, um mito que precisa urgentemente ser derrubado!

Mito 3: Marketing B2B em ambiente digital não gera vendas

Esse mito é meio que uma extensão do mito 2. Os que acreditam nisso, vêem o ambiente digital apenas como fortalecedor da marca e não como potencializador de negociações e vendas.

Nada mais equivocado! Hoje praticamente todos os profissionais de compras e decisores em geral nas empresas fazem pesquisas de fornecedores em buscadores como o Google. As chances de uma negociação ser iniciada com um anúncio online são muito maiores do que com abordagens como contato telefônico e até a tradicional visita presencial.

→ Leia também: No B2B, a jornada de compra começa no digital e ternina no offline!

Mito 4: Marketing B2B não funciona mais via e-mail

As descrenças com relação ao e-mail marketing atingem empresários e profissionais de marketing do B2B e do B2C. Isso porque há muita gente fazendo e-mail marketing de maneira errada.

Acontece que o envio de newsletters, conteúdos e propostas comerciais via e-mail funciona muito bem quando feito com método. E isso envolve conhecer profundamente o público-alvo, produzir peças e conteúdos realmente interessantes e usar ferramentas automatizadas que permitam chegar às pessoas certas na hora certa, e mensurar resultados.

Mito 5: Marketing B2B requer muito dinheiro

Por fim, a questão financeira, que é o calcanhar de Aquiles quando se trata do marketing em geral. Há os que ainda acreditem que é preciso fazer grandes investimentos para colocar uma campanha de marketing na praça.

Só acredita nisso quem ainda pensa como antigamente, quando era preciso comprar espaços publicitários em TV, rádio, impressos… As empresas que já passaram pela transformação digital e aproveitem a internet de maneira estratégica sabem que podem fazer mais com menos dinheiro. Elas trabalham o Marketing B2B em variados ambientes digitais e se destacam da concorrência sem precisar sacrificar grandes orçamentos.

Como você viu, o Marketing B2B é menos complicado do que se costuma acreditar. Ele só precisa ser feito com métodos mais modernos, de maneira profissionalizada e estratégica.

Aqui na Tech4Biz, nós temos ajudado muitas organizações a chegar até os decisores nas empresas e potencializar negociações com eles. Nossos clientes estão fazendo updates em suas estratégias de Marketing B2B e obtendo excelentes resultados.

E você, ainda acredita em algum desses mitos do Marketing B2B? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a atingir os objetivos do seu negócio!

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