Estudos mostram cenário atual do marketing B2B
Foi-se o tempo em que empresas que vendiam para outras empresas usavam apenas o telefone e o contato pessoal para fechar negócios. Com cada vez mais canais de relacionamento a disposição, essas organizações precisaram rever suas estratégias de marketing para alcançar e atrair potenciais clientes. Profissionais de marketing B2B começaram a entender que estar tanto no ambiente online quanto no offline é fundamental para quem quer se destacar.
Considerando essas mudanças do mercado, estudos recentes realizados por diferentes entidades e organizações trouxeram dados importantes para nos ajudar a entender o cenário do marketing B2B em 2017 e o que podemos esperar para o próximo ano. Confira!
Marketing de Conteúdo em alta
Vamos começar pela peça básica do marketing digital: o marketing de conteúdo! Já falamos aqui no blog como a estratégia continua em alta entre empresas de diferentes portes e segmentos no Brasil. Um estudo do Content Marketing Institute e a MarketingProfs, em parceria com o Brightcove, entrevistou mais de 1500 profissionais de marketing B2B e os números comprovam a estratégia entre as prioridades das empresas.
Segundo o estudo, os entrevistados alocam, em média, 28% das suas verbas para content marketing – chegando a investir até 42% nessa estratégia. Para eles, o investimento é justificado pela importância do conteúdo no aumento na geração de leads e, consequentemente, nas vendas. Além disso, mais de 50% dos entrevistados disseram que irão aumentar seus gastos com marketing de conteúdo nos próximos 12 meses, focando mais em criar conteúdo compartilhável através de canais digitais, como redes sociais.
Redes sociais: uma mudança inesperada
Passando agora para as redes sociais, o relatório 2017 Social Media Marketing Report, da Social Media Examiner, trouxe um dado interessante e surpreendente para o mercado B2B: pela primeira vez na história do estudo anual, o Facebook passou o LinkedIn como plataforma social mais importante para os profissionais de marketing B2B. O motivo para essa mudança pode ser o fato de que, apesar de se comunicarem com um grande número de seguidores no LinkedIn, as marcas têm dificuldades em gerar engajamento nessa rede. Já o Facebook permite oportunidades mais criativas de comunicação, como o uso de vídeos, por exemplo, o que impulsiona o engajamento.
Ainda de acordo com o estudo da Social Media Examiner, quando se trata de redes sociais, o visual se tornou essencial: 85% dos profissionais entrevistados disseram usar elementos visuais nesses canais e 73% disseram ter planos de aumentar o uso do visual, sendo os vídeos os mais citados.
Investimentos em marketing digital
Com o que vimos até aqui, você já deve ter notado que o marketing digital está sendo o foco dos esforços dos profissionais de marketing B2B. Pelo segundo ano seguido, o estudo do Content Marketing Institute e MarketingProfs mostrou que search marketing é a estratégia paga de marketing digital mais frequentemente usada, sendo considerada a forma mais efetiva para promover e distribuir conteúdo.
Além disso, profissionais de marketing B2B estão realocando mais de suas verbas para os canais digitais, direcionando mais investimentos para SEM (Search Engine Marketing), ferramentas de conteúdo, anúncios em redes sociais e posts patrocinados.
Como está sendo o ano para a sua empresa no ambiente do marketing digital? Quais são os planos para o próximo ano? Fale com a Tech4Biz e vamos começar agora mesmo a desenhar sua nova estratégia digital.
Fonte: Forbes
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