Marketing no Facebook: Como usar a rede social para gerar negócios

 In Marketing Digital, Redes Sociais

Nas últimas semanas falamos bastante sobre redes sociais aqui no blog: de quando investir em anúncios até novas funcionalidades para gestão de campanhas e leads. Essas importantes ferramentas de marketing digital são cada vez mais usadas pelas empresas que desejam estabelecer presença no mundo digital, porém, infelizmente, muitas vezes não são usadas da maneira mais eficaz. Você pode ter razões diferentes para usar canais como LinkedIn, Twitter ou Instagram, mas no final a meta maior é sempre a mesma: gerar negócios. No artigo de hoje focaremos na rede social mais usada no Brasil atualmente, o Facebook.

Independente do que sua empresa venda, seja produto ou serviço, ou do perfil do seu público-alvo, seja o consumidor final ou outra empresa, acredite: você pode e muito provavelmente deve usar o Facebook para gerar negócios. Continue lendo para entender melhor!

Por que investir no Facebook?

Estima-se que, atualmente, cerca de 89 milhões de brasileiros (ou seja, quase metade da população) possuam uma conta no Facebook, colocando o Brasil na segunda posição do ranking de países com mais usuários da rede social. No mundo todo, são aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas conectadas a ele. Portanto, apesar de não existir dados oficiais divulgados com o detalhamento do perfil de seus usuários, o Facebook se tornou tão popular que é seguro afirmar que você com certeza vai encontrar seu público-alvo na rede.

Além disso, o que era antes um espaço apenas para entretenimento e passatempo, hoje é usado também como fonte de informações, meio de comunicação e até como uma forma de oferta e procura de produtos e serviços. Por conta disto, estar presente no Facebook é quase que obrigatório para as marcas que querem ser encontradas e vistas.

Como usar o Facebook para gerar negócios?

Pode-se começar criando uma página da empresa no Facebook,  com seus dados, informações sobre seus produtos, etc, porém lembre-se que não basta ter simplesmente uma página. Você deverá planejar tudo o que será postado ali, manter a página com informações atualizadas, interagir com os seguidores e acompanhar frequentemente os dados de performance disto tudo. Pode parecer complicado no início, mas confira abaixo algumas dicas de como usar o Facebook para gerar negócios para sua empresa.

Identifique seu público

Em sua estratégia de marketing digital, um dos primeiros pontos que você deve definir é o seu público-alvo. Assim como em todos os outros canais, sejam eles online ou offline, antes de entrar no Facebook você deve saber com quem deseja falar.  Criar personas, que são personagens que representam seu cliente ideal, pode ajudar nesse processo. Para ter claro com quem você quer falar, pergunte-se:

  • Quem é o meu cliente potencial? O que ele faz? Quais seus hábitos?
  • Para o segmento B2B: Qual tipo de empresa compra meu produto ou serviço? Quem é meu contato dentro da empresa (cargo)?
  • Quais dúvidas meu potencial cliente tem a respeito da minha área de atuação, meu produto ou meu serviço?
  • Quais informações ele consome e de que forma?
  • Dentro do Facebook, onde o meu potencial cliente está? O que ele prefere fazer? Quais páginas ele curte? O que ele procura aqui?

Planeje seu conteúdo

Como tudo em marketing digital, a estratégia de conteúdo deve ser pensada, planejada e programada. Crie um cronograma de publicações, definindo o que será postado, quando será publicado, entre outras questões. Isso irá lhe ajudar a manter a frequência de postagens e a controlar melhor o conteúdo que está sendo produzido.

Crie conteúdo próprio para o Facebook

Não basta replicar o que você produz para outras redes sociais: lembre-se que seu público-alvo usa diferentes redes com diferentes propósitos, portanto é essencial que se crie um conteúdo exclusivo para o Facebook. O que pode chamar a atenção e ser relevante no LinkedIn, por exemplo, pode passar despercebido pelo feed do seu fã no Facebook.

Criando conteúdo próprio para o Facebook, você aumenta o alcance das suas postagens e incentiva a interação dos seguidores com a sua página. Algumas dicas importantes:

  • Use imagens! Conteúdos visuais são assimilados mais rapidamente, portanto despertam a atenção do leitor. Um estudo da Hubspot mostrou que publicações que usam imagens geram, em média, 39% mais interações.
  • Dê preferência a textos curtos. Entre tanta informação, os usuários preferem conteúdos rápidos, didáticos e simples. Dados da Post Rocket mostram que posts com até 250 caracteres geram 60% mais engajamento que posts mais longos.

Interaja com seus seguidores (e estimule interações)

Seus seguidores não estão na sua página apenas para ler o que você está postando. Ele está ali para interagir com sua marca, tirar dúvidas, mandar opiniões, portanto fique atento às interações de seus fãs, respondendo sempre, e participe de discussões relevantes entre eles.

É importante também mostrar aos leitores que você quer que eles interajam com a página. Para isso, crie conteúdos que estimulem a interação: legendas e imagens com perguntas, pesquisas rápidas – que, para responder, a pessoa deve curtir, compartilhar ou reagir à publicação, entre outros.

Invista em anúncios e impulsionamento de posts

O alcance orgânico das principais redes, entre elas o Facebook, está cada vez mais comprometido, ou seja, menos seguidores veem o que é publicado nos perfis de sua empresa. Para solucionar isso, existem duas opções: a publicação de anúncios nas redes sociais ou o impulsionamento de posts, quando você destina uma verba para mostrar uma publicação para um número maior de pessoas.

A grande jogada dos anúncios no Facebook, através da plataforma Facebook Ads, é que você entrega seu conteúdo para um público segmentado, por gênero, faixa etária, interesses, localização, profissão, ou outras características de segmentação. Com isso, você otimiza o seu ROI, o retorno sobre o investimento, pois está falando apenas com quem realmente interessa dentro da rede social.

Mensure resultados

Medir os resultados de suas ações em redes sociais, assim como em todas as outras ações de marketing digital, é essencial: eles irão mostrar quais publicações e anúncios deram maior retorno, se as pessoas que você está atingindo fazem parte do público-alvo da sua empresa, se seus seguidores estão gostando do que é publicado. Tudo isso em tempo real, permitindo que você faça ajustes para otimizar sua estratégia online.

O próprio Facebook oferece uma ferramenta de mensuração, o Facebook Insights, disponível para o administrador da página. Lá, é possível encontrar dados estatísticos sobre o desempenho da página da sua empresa, desde uma visão geral, até dados de alcance, visualizações, publicações, eventos, vídeos, pessoas, mensagens, entre outros. Dedique um tempo para navegar nessa funcionalidade e aproveitar todas as informações ali disponíveis para direcionar sua estratégia no Facebook.

E a sua empresa, está aproveitando todo o potencial do Facebook para gerar negócios? Entre em contato com a Tech4Biz e veja como podemos ajudá-lo!

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