Pesquisa aponta crescimento de Marketing de Conteúdo no Brasil

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Sempre que falamos em Marketing de Conteúdo aqui no blog batemos na tecla da profissionalização: investir em conteúdo exige tempo, conhecimento e comprometimento. Apesar da atividade estar presente em grande parte das empresas, o que é visto com frequência no mercado é a falta de qualificação dos profissionais, que trabalham estratégias de conteúdo sem um planejamento estruturado e baseadas em “achismos”. No entanto, o Content Marketing vem mostrando sua importância e cresce a cada ano, como mostra uma pesquisa recente feita com profissionais de vários estados brasileiros.

O estudo Content Trends 2017, realizado pela empresa Rock Content, entrevistou mais de 3650 profissionais da área e mostrou que 71% dos negócios no país já adotam o Marketing de Conteúdo, um aumento de 3% em relação a 2015 e de 1% em relação a 2016. Entre os que ainda não trabalham com isto, 68,9% declaram que pretendem adotar a estratégia. O aumento pode até parecer pequeno, mas mostra uma tendência de crescimento para os próximos anos, especialmente se levarmos em consideração as empresas que demonstram interesse em investir em Content Marketing.

O cenário de forte concorrência, onde se destacar e atrair a atenção dos consumidores é fundamental, exigiu que as empresas investissem cada vez mais em conteúdo, especialmente no meio online. Seu baixo custo comparado a ações tradicionais de marketing offline e a possibilidade de mensuração dos resultados fizeram do Marketing de Conteúdo uma das estratégias preferidas das organizações.

O estudo também trouxe dados preocupantes sobre a falta de profissionalização na área: mais de metade das empresas (51,9%) não exigem treinamentos nem certificações de seus funcionários em Marketing de Conteúdo. A falta de qualificação dos profissionais se reflete em outro ponto da pesquisa, o de maiores desafios relacionados à atividade. O maior desafio, citado por 76,1% dos entrevistados, é produzir conteúdo que engaje o público, seguido por diversificar conteúdos e formatos (48,9%) e produzir conteúdo com consistência (42,1%). Apesar de não serem exclusividade das empresas que não exigem certificações, esses desafios são sentidos mais fortemente por estas organizações.

A pesquisa trouxe dados sobre os objetivos da estratégia de Marketing de Conteúdo. Em primeiro lugar, a geração de leads (64,7%), seguido por gerar engajamento (58,9%), reconhecimento de marca (57,1%) e vendas (53,9%).

Os dados do estudo também mostram o quanto o Content Marketing vem ganhando espaço nas organizações e se tornando uma prioridade para muitas delas: 69,5% dos entrevistados afirmaram que preveem um aumento no orçamento destinado a conteúdo nos próximos 12 meses.

E a sua empresa já está investindo em conteúdo? Confira no blog 7 motivos para adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo em seu negócio.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

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