O que são vendas complexas e como o marketing digital pode apoiar?

 Em Marketing Digital, Plano de Marketing Digital
As vendas complexas são aquelas que envolvem produtos ou serviços de maior valor agregado, que demandam mais investimento e exigem uma maior dedicação do comprador na escolha, em geral envolve mais do que uma pessoa no processo de seleção, e, muitas vezes, um aprendizado do cliente durante o processo para ter condições de escolher bem.
Em um supermercado, por exemplo, os alimentos são expostos e não é necessária muita interação do comprador com um vendedor para a empresa vender. Afinal, as pessoas precisam comer e procuram esse tipo de estabelecimento para adquirir alimentos, têm suas preferências e informações para decidir, sendo esta compra um hábito em suas rotinas. Portanto, este é um exemplo de venda simples.
O mesmo não acontece com uma empresa de TI que vende softwares de gestão para outras empresas. Nesse caso, a jornada de compra do cliente tende a ser mais longa. Além disso, em muitas ocasiões, as vendas exigem visitas técnicas dos vendedores, demonstrações de funcionalidades e esclarecimentos para todos os decisores e influenciadores na compra desta organização.
Ou seja, venda complexa exige investimento de tempo e estratégias por parte do time de marketing e dos vendedores.

Formas como o marketing digital pode ajudar na realização de vendas complexas

O marketing digital pode ajudar muito a sua empresa a fazer vendas complexas. Veja algumas estratégias que podem ser utilizadas!

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de longo prazo, que visa colocar as páginas do seu site no topo de buscas do Google, com a utilização de palavras-chave importantes para o seu negócio. Com isso, existe uma série de técnicas de produção textual, bem como de programação das páginas, que ajudam a ranquear melhor o site da sua empresa em buscas orgânicas. O resultado direto disso é que seu site passa a ter conteúdo relevante, associado aos termos mais importantes relacionados à solução que você fornece.
Com isso as pessoas se informam no seu site e, localizando conteúdo que as ajude no entendimento da solução, passam a ter mais clareza e tranquilidade para dar prosseguimento ao processo de compra.
No entanto, SEO é um trabalho contínuo e que traz resultados em longo prazo, conforme pesquisa da Ahrefs. O levantamento indicou que uma página leva de dois a três anos para conseguir chegar ao topo dos resultados de busca, e por isso este trabalho está muito associado ao próximo item.

Marketing de conteúdo

O desenvolvimento de marketing de conteúdo é muito importante para a realização de vendas complexas, já que a ideia é que sejam produzidos conteúdos relevantes para seu público alvo em diferentes formatos, como texto e vídeo, para os canais de comunicação da empresa, como blogs, redes sociais, entre outros.
Com este tipo de abordagem se consegue educar e esclarecer os clientes, mostrando como a sua solução pode resolver um problema da empresa dele.

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é uma prioridade no marketing digital de qualquer empresa, independente do porte, segmento ou público-alvo. Com grande alcance e custo menor do que ações tradicionais de marketing, canais como Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outras redes, tornaram-se uma ferramenta de divulgação importante para muitas empresas.
Só que mais do que produzir e publicar conteúdo em redes sociais, é preciso trabalhar com uma estratégia, monitorando resultados e fazendo os ajustes necessários para otimizar sua presença na internet. Preferencialmente com o apoio das últimas e melhores tecnologias disponíveis para gestão de redes sociais!

Mídia paga

Para ter resultados mais rapidamente e eficazes, pode-se usar a mídia paga para realizar vendas complexas. Nesse caso, é necessário investir um valor para que as redes sociais ou mecanismos de buscas mostrem anúncios do seu negócio para um público específico.
Portanto, as três estratégias que apresentamos são excelentes e devem ser usadas em conjunto e de forma muito bem planejada. Além disso, contar com uma parceria especializada em marketing digital para vendas completas é importante.
Estamos aqui para isso! A Tech4Biz pode ajudar a impulsionar o seu negócio, apoiando as vendas de forma significativa.
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