Remarketing e retargeting B2B: o que você precisa saber sobre eles?
Remarketing e retargeting são conceitos importantes em uma estratégia de marketing B2B contemporânea. Logo, ao estruturar as campanhas do seu negócio, é de suma importância conhecer esses termos e o que eles representam.
Caso você não saiba sobre o que estamos falando, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar os significados de remarketing e retargeting, bem como a forma como eles são aplicados no comércio B2B e os benefícios que proporcionam!
O que é remarketing?
Remarketing é uma estratégia que busca reengajar leads, ou seja, pessoas interessadas em comprar do seu negócio.
Vamos analisar um exemplo prático? Imagine que o gestor de compras de uma fábrica de móveis está olhando um site de vendas de parafusos e fixadores. Nesse caso, ele está buscando comprar os itens para a empresa.
Ele coloca alguns itens no carrinho, mas depois vai fazer outra coisa e acaba abandonando a atividade anterior. Mais tarde, com base em dados coletados, é enviado um e-mail para esse usuário, convidando-o a concluir o pedido.
Esse é um clássico exemplo de remarketing, tendo em vista que esse tipo de estratégia tem o objetivo de fazer com que os leads voltem a interagir com a marca.
O que é retargeting?
O retargeting é uma estratégia que consiste em mostrar anúncios segmentados para usuários que já interagiram com a sua empresa.
Usando o mesmo exemplo do tópico anterior, vamos imaginar que o gestor da fábrica de móveis navegou pelo site, redes sociais ou outros canais da loja virtual de parafusos. No entanto, a interação permaneceu na pesquisa, sendo que ele não fez nenhuma compra.
A partir de cookies coletados durante a navegação, anúncios segmentados do e-commerce de parafusos começaram a ser mostrados para esse usuário.
Sendo assim, quando ele acessar portais de notícias, páginas nas redes sociais, fazer pesquisas no Google, entre outras atividades de navegação, será impactado por anúncios segmentados da loja.
Como o remarketing e o retargeting funcionam para o B2B?
Na prática, não há muita diferença quando falamos em remarketing e retargeting para empresas B2B ou B2C. Porém, é importante lembrar que, quando falamos em empresas que vendem para empresas, nem sempre as compras podem ser feitas no impulso.
Na grande maioria dos casos, os processos de compras tendem a ser mais longos ou complexos. Isso porque várias pessoas podem ter que autorizar os pedidos, por exemplo.
Sendo assim, o remarketing e o retargeting têm um papel ainda mais relevante. Afinal, tais estratégias garantem que o produto ou serviço que a sua empresa oferece não sejam esquecidos pelos compradores em potencial, no decorrer do processo burocrático.
Benefícios de adotar essas estratégias em empresas B2B
No comércio B2B, adotar as estratégias de remarketing e retargeting é bastante vantajoso. Abaixo, confira alguns dos principais benefícios que são obtidos:
Contato com empresas que já tiveram experiências com a sua marca
Ao trabalhar estratégias de remarketing e retargeting, você estará em contato com empresas que já tiveram experiências ou algum tipo de relacionamento com a sua marca.
Ou seja, não se trata de uma ação que parte do zero! De tal forma, os leads que são reimpacatados têm mais chances de se tornarem clientes.
Reativar a lembrança da marca perante os leads
A sua empresa certamente não é a única no seu ramo. Assim, é bem provável que os usuários que pesquisaram a sua empresa fizeram o mesmo com os seus principais concorrentes.
Ou seja, ao reativar a lembrança da sua marca perante esses leads, é mais provável que eles comprem de você e não de um concorrente.
Análise de dados
Uma das maiores vantagens do marketing digital é que praticamente tudo gera dados. Dessa forma, por meio das campanhas de redirecionamento B2B, você poderá saber quantas pessoas acessaram o seu site, as conversões que foram geradas, o número de leads que compraram após serem impactados por ações de remarketing ou retargeting etc.
Todos esses números geram insights para que as suas estratégias digitais sejam cada vez mais objetivas e certeiras. Cortando caminhos, se consegue mais lucros e a sua empresa aumenta o faturamento.
Que achou do artigo? Você já utiliza estas técnicas em sua estratégia de marketing? A Tech4Biz é especialista em marketing digital B2B e está à disposição para ajudar o seu negócio.
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