Principais desafios do marketing B2B

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O marketing B2B ainda apresenta grandes desafios para muitos empreendedores. Conheça os principais e saiba como superá-los.

Mesmo o marketing B2B não sendo mais uma novidade no mercado, ele ainda se mostra um desafio para muitos empreendedores. Principalmente para aqueles que, ao estudarem a estratégia com maiores detalhes, percebem a grande diferença com o marketing B2C.

Enquanto no B2C as iniciativas podem ser voltadas para atingir o consumidor pela emoção, as ações do marketing B2B precisam ser mais racionais e certeiras. Mas, entender os principais pontos de diferença entre as duas metodologias não é nem o maior dos obstáculos. O marketing B2B pode apresentar outros desafios ainda mais acentuados.

Quer iniciar uma estratégia para a sua empresa, mas ainda não sabe quais dificuldades precisará encarar? Não se preocupe, neste artigo mostraremos os principais desafios para as empresas no desenvolvimento de um marketing B2B. Continue com a gente e confira.

Uso de técnica na criação de conteúdos para marketing B2B

Para atrair o seu público você precisa de conteúdos chamativos, relevantes e que despertem o interesse. Mas, é justamente na criação desse tipo de conteúdo que está um dos maiores desafios do marketing B2B para a maioria das empresas, por isso é necessário fazer isto se utilizando de técnicas adequadas para o desenvolvimento deste tipo de conteúdo.

No marketing B2B o diálogo precisa ser muito mais racional, demonstrando as características da sua oferta e se posicionando com uma autoridade acima da média. O discurso deve ser de um especialista, e sem uma percepção nesta linha, dificilmente você chamará a atenção ou passará a credibilidade necessária.

O problema é que profissionais com uma boa base nesse tipo de conhecimento e com capacidade para  são escassos no mercado brasileiro. Existem aqueles que criam bons conteúdos para o marketing B2C, mas que ainda demonstram pouca desenvoltura quando se trata do B2B.

Nesse sentido, o melhor caminho é não arriscar e contar desde o início com o apoio de uma empresa especialista.

Você deve encontrar uma agência com conhecimento pleno em marketing B2B e que seja capaz de criar conteúdos:

  • Alinhados com as exigências atuais do mercado;
  • Técnicos para o público B2B;
  • Com as ferramentas certas.

Conhecimento das ferramentas disponíveis

Não há como negar que atualmente existe uma gama extensa de ferramentas à disposição dos departamentos de marketing das empresas. Porém, grande parte ainda é focada na construção do marketing B2C.

Em geral, não há uma padronização das ferramentas para o segmento, o que dificulta muito a vida de quem está começando na área e tem pouco conhecimento sobre o assunto. Mesmo as redes sociais, que oferecem boas opções de dispositivos, ainda não focam por completo na diferenciação entre o marketing B2C e B2B.

A solução aqui também passa por uma assessoria profissional. Você pode até estudar e pesquisar sobre o assunto por conta própria, mas além de levar tempo, essa iniciativa pode não resultar em algo satisfatório. Diferentemente de uma agência, que já conta com conhecimento suficiente sobre as ferramentas para o marketing B2B.

Simplificar as abordagens complexas

A grande diferença entre o marketing B2C e B2B fica claro quando analisamos as abordagens de venda de ambos os segmentos. É só você fazer um teste de reflexão que conseguirá entender as extremidades.

Por exemplo: pense qual é a sua jornada na hora de comprar um chiclete e depois compare com a jornada para escolher uma empresa de mudanças. A do chiclete é muito mais simples, não é mesmo?

Enquanto na primeira você basicamente analisa o valor do produto e algum detalhe como, por exemplo, o nível de açúcar, na contratação de uma empresa para mudança você pesquisa muito mais a fim de entender a competência da marca e o histórico em outros serviços.

Esse nível de complexidade também migra para o marketing B2B. A abordagem aqui é muito mais técnica e detalhada porque é exatamente isso que o cliente espera. Do contrário, você passa pouca credibilidade.

O grande desafio é não só entender essa complexidade, com também torná-la simples na hora da execução. Ou seja, apresentar um preparo que permita uma abordagem segura, mas de fácil aplicação no dia a dia.

Enfim, como você pôde notar, os desafios ainda são grandes quando se trata de marketing B2B. Porém, como mencionado, é possível superá-los ao contar com uma equipe especialista no planejamento, na criação de conteúdos e na execução do marketing B2B. Com uma abordagem técnica, a sua estratégia tende a obter resultados significativos e importantes.

Estamos à disposição para ajudar! Entre em contato e saiba como a Tech4biz pode apoiar você e seu time para alcançar o seu público B2B.

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