Por que incluir a pesquisa de voz em sua estratégia de marketing B2B?
“Ok, Google, qual é a previsão do tempo para hoje em São Paulo?”. É bem provável que você já tenha adquirido o hábito de fazer pesquisa de voz, não é mesmo? Essa é prática tem se tornado cada vez mais comum, principalmente pela popularização de dispositivos como o Amazon Echo e o Google Nest Mini.
A novidade tem feito com que estratégias de marketing B2B sejam desenvolvidas pensando nesse formato de pesquisa. Você já sabe como isso funciona? Continue com a gente, que explicaremos tudo!
O crescimento no uso de pesquisa de voz
Um estudo realizado pelo instituto Ilumeo Data Science Company, divulgado em reportagem do portal Clientes S/A, apontou que, entre 2020 e 2022, o número de usuários de assistentes de voz em smartphones cresceu de 87% para 91%.
A pesquisa também apontou que 51% dos usuários pretendem utilizar mais a tecnologia no dia a dia, tendo em vista que o recurso facilita a rotina de várias maneiras. Além disso, estima-se que mais de 90% dos brasileiros já fizeram uso de assistentes por voz.
Além dos dispositivos exclusivos para as pesquisas de voz, os usuários também costumam usar o recurso em smartphones, tablets, TVs e outros aparelhos conectados.
Esse é um dos fatores que justifica o crescimento das pesquisas por voz em todo o mundo.
O SEO dentro da pesquisa por voz
A pesquisa de voz não deve mudar muito as já conhecidas práticas de SEO. Porém, há alguns pontos que podem ser explorados para que os mecanismos entreguem informações da sua empresa para os usuários que pesquisarem sobre determinado assunto por meio da fala.
A Google Assistente, por exemplo, envia links para os smartphones dos usuários. Assim, se alguém perguntar sobre “peças automotivas”, por exemplo, e no seu blog existir um conteúdo completo acerca do tema, pode ser que um trecho do material seja lido para o usuário.
Depois, o Google se encarrega de enviar o link com a fonte do áudio para que o usuário possa ler o material na íntegra e ter mais informações.
É aí que há o contato do usuário com a sua marca e uma captação de lead pode ocorrer. Basicamente, é assim que o SEO se aplica dentro da pesquisa por voz.
Por que ela deve estar dentro das estratégias de marketing B2B?
Basicamente, as pesquisas por voz devem estar por dentro das estratégias de marketing B2B porque elas são uma das maiores tendências na busca por conteúdos na internet.
Lembramos que, no marketing B2B, embora a empresa esteja vendendo para outra empresa, há sempre uma pessoa compradora que precisa ser impactada.
Certamente essa pessoa já realiza pesquisas por voz em alguns momentos. De tal maneira, isso pode facilitar para que o seu negócio seja encontrado por compradores em potencial.
Dicas para começar a implementar
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de pesquisa por voz, é hora de aprender algumas táticas para utilizar o recurso no marketing B2B. Abaixo, veja algumas dicas!
Desenvolva conteúdos no formato de perguntas e respostas
Geralmente, as pessoas fazem perguntas para assistentes virtuais. Desse modo, criar conteúdos com o formato “pingue-pong” pode ser uma estratégia das mais interessantes.
Até mesmo nas páginas de produtos podem ser incluído um espaço de perguntas frequentes (FAQ), respondidas de forma estratégica para que sejam encontradas em buscas por voz.
Utilize um tom de voz mais conversacional
Ao produzir conteúdo para o seu blog corporativo, é interessante que se tenha uma escrita com um tom de voz mais conversacional.
Ao expressarem-se oralmente, as pessoas tendem a ser menos formais do que quando escrevem. Sendo assim, os textos dos materiais também devem seguir essa informalidade, dentro da realidade da persona do negócio.
Aposte nas palavras-chave de cauda longa
Ainda na produção de conteúdo, aposte em palavras-chave de cauda longa, com expressões típicas do seu produto ou serviço.
Isso faz com que você se diferencie da concorrência e gere leads mais qualificados para a sua empresa.
Marque presença no Google Meu Negócio
As pesquisas por voz são muito usadas para encontrar endereços, número de telefone, horário de funcionamento, entre outras informações das empresas.
Dentro desse contexto, ter uma página no Google Meu Negócio ajudará muito a sua empresa a ganhar notoriedade nos meios digitais.
Em suma, como se trata de uma tendência, não há como deixar de lado as estratégias de marketing B2B com pesquisas de voz. Coloque isso em prática e tenha mais resultados positivos na empresa.
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