O que é Benchmarking e por que adotar essa tática?

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O benchmarking é uma forma de conhecer melhor a concorrência e fazer o seu negócio se destacar

Existem várias ferramentas de gestão que podem ser adotadas para buscar uma otimização de resultados nas empresas, algumas delas bastante úteis quando se fala de marketing digital.

Uma das formas de aperfeiçoar as estratégias do seu negócio é praticar o benchmarking, uma prática já tradicional no mercado e usada por muitas organizações de sucesso. Por meio dessa tática, você poderá comparar a sua empresa com as demais organizações do seu mercado, visando estar sempre um passo à frente da concorrência.

Pensando nisso decidimos falar um pouco sobre ela aqui no blog – acompanhe!

O que é benchmarking, afinal?

A expressão benchmarking, quando traduzida para a língua portuguesa, significa “ponto de referência”. Trata-se de um processo de pesquisa em que as organizações analisam os concorrentes, para verificar como está o seu desempenho em relação a eles.

A ideia é listar todos os pontos fortes e os pontos fracos dos seus concorrentes. Assim, você poderá “consertar os erros” da concorrência e gerar um diferencial estratégico para o seu negócio.

Vale lembrar que o benchmarking pode ser aplicado para qualquer área dos negócios. O time de engenharia de uma indústria, por exemplo, analisa os produtos dos concorrentes para melhorar os aspectos do que é produzido por eles.

Neste conteúdo, vamos voltar a estratégia para o campo do marketing e das vendas, que é o segmento em que somos especialistas.

Por que o benchmarking é tão importante para as estratégias de marketing e vendas?

A importância do benchmarking se justifica porque, ao comparar o seu negócio com os concorrentes, será possível compreender como ele se posiciona em relação aos outros.

Isso direciona a sua empresa para um processo de adoção de melhorias contínuas. Ou seja, o benchmarking funciona como uma forma de evoluir as suas estratégias, usando insights obtidos a partir da análise da concorrência.

Se você perceber que os sues concorrentes são muito bons nas redes sociais, mas não exploram a produção de conteúdo para blogs, por exemplo, é indicado investir pesado numa estratégia desse tipo.

Assim, você sairá na frente e conquistará mais leads, tendo em vista que os usuários que costumam consumir blogposts ainda não são impactados pela concorrência.

Como fazer benchmarking? Veja um passo a passo

Pronto para fazer um benchmarking para a sua empresa? Então, confira um passo a passo!

1º passo: selecione os concorrentes relevantes

Para começar, você precisa escolher os concorrentes que deseja monitorar. Recomendamos que sejam escolhidas até três empresas que sejam do mesmo segmento que o seu.

2º passo: estabeleça os indicadores de análise

Nesse momento, você precisa escolher os indicadores de análise para comparação.

Páginas indexadas no Google, número de seguidores nas redes sociais, qualidade do conteúdo, engajamento nas publicações, entre outros, são exemplos de indicadores para serem monitorados.

3º passo: faça a coleta de dados

Agora, você precisa coletar os dados para preencher os indicadores anteriormente estabelecidos.

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas, como o Brand24, que mede o grau de influência dos perfis nas redes sociais. Para algumas situações, no entanto, o trabalho é mais manual e de observação.

4º passo: compare os dados com os da sua empresa

Com os dados dos concorrentes reunidos, você precisa iniciar, de fato, a comparação com as informações da sua empresa.

Conforme os resultados, é hora de planejar as ações para aprimorar as suas iniciativas e se igualar ou se posicionar melhor do que seu concorrente-modelo, e se destacar mais no mercado

Quando se trata de marketing digital, o benchmarketing pode ser facilitado quando se conhece como buscar as informações de interesse na web e as bases de dados que podem ser úteis. Além disso, muitas métricas podem ser avaliadas a partir de ferramentas disponíveis para o ambiente de internet. É um fator importante que deve ser considerado quando avaliar esta prática de gestão.

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