Marketing e pequenas e médias empresas
As Pequenas e Médias Empresas ocupam um espaço grande do universo empreendedor brasileiro. Para ter ideia, no ano passado, elas já eram responsáveis pela geração de quase 30% do PIB do país, de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas. No entanto, há um erro que muitos empresários desse setor ainda cometem: a falta de investimentos em marketing.
É comum que empresas de menor porte tenham enraizada em sua cultura organizacional a ideia de que investir em marketing é uma questão importante apenas para as empresas grandes. E é aí que está o engano. O marketing atua em quatro pilares: produto, preço, distribuição e promoção (no sentido de comunicação) e todos eles são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio, independente do tamanho.
Estratégias de marketing bem planejadas e executadas servem para fortalecer a relação entre as empresas e os clientes, buscando a fidelização dos atuais e facilitando a conquista de novos. Além disso, ações mercadológicas são essenciais para que a imagem da empresa seja construída de forma positiva de modo a conquistar um bom posicionamento de mercado. O conjunto desses elementos permite alavancar os negócios dos empreendimentos de pequeno e médio porte.
É verdade que para esse tipo de empresa, nem sempre é viável financeiramente ter um departamento de marketing próprio. A melhor solução em casos assim é contratar um serviço de assessoria de marketing externo, prestado por uma empresa especializada. Além de compensar do ponto de vista econômico, essa é uma alternativa que trás um olhar de fora, o que pode acrescentar muito também.
O marketing para pequenas empresas exige um planejamento cuidadoso, para que traga resultados e não gere custos desnecessários. Por isso, as empresas especializadas em marketing começam com um diagnóstico do cliente que contratou o serviço, avaliando todos os aspectos: mercado em que está inserido, concorrência, meta, clientes já existentes, principais problemas encontrados e outros.
A partir desse diagnóstico, as estratégias são traçadas, e um plano é estruturado. Depois as iniciativas necessárias que foram detectadas podem ser implantadas em conjunto pela própria empresa com uma consultoria de marketing. Os consultores ainda acompanham os resultados obtidos, mudando as táticas quando necessário. Perceba que é um trabalho personalizado para garantir que contribua de fato com o desenvolvimento da empresa.