Marketing 4.0: o que é e aplicações no Marketing B2B

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Entenda o que é Marketing 4.0 e que diferenças essa nova abordagem apresenta

O Marketing 4.0 é a base estratégica de Marketing mais indicada para empresas na atualidade. É uma nova abordagem, que será cada vez mais necessária nos próximos anos, uma vez que a transformação digital já se impôs no mercado de maneira geral – ainda mais acelerada pela pandemia – fazendo com que todos os ecossistemas de negócio se modernizem e se coloquem em um novo patamar de operações.

Neste artigo, além de conhecer o conceito em detalhes, você vai ver quais são as práticas já em operação no mercado de organizações que negociam com outras empresas.

Acompanhe!

Marketing 4.0: o que é

Na definição de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o Marketing 4.0 é uma abordagem que leva em conta de forma mais eficaz a convergência dos mundos offline e online de empresas e clientes.

Portanto, uma estratégia que caminha lado a lado com a ascensão da Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial como descrevem economistas, historiadores, sociólogos e outros estudiosos. Consequente ou paralelamente, dá passos na esteira da transformação digital que, por sua vez, provoca mudanças significativas na forma com que os negócios formatam produtos e serviços, precificam, comunicam e vendem.

Em termos ainda mais práticos, trata-se do Marketing orientado/dirigido por dados, sob o qual as empresas precisam ampliar suas capacidades analíticas para conhecer profundamente seus públicos e estruturar campanhas e abordagens.

Por fim, quando nos referimos ao Marketing 4.0 B2B, estamos reforçando a diferença em relação ao mercado B2C: o primeiro lida com compradores profissionais e processos empresariais, enquanto o último fala diretamente com o consumidor e sua decisão pessoal de compra. Logo, é preciso tomar uma série de cuidados específicos relacionados ao mercado Business to Business.

Marketing 4.0: aplicações B2B e vantagens

Quanto às aplicações e aos benefícios do Marketing 4.0, quando considerado para o mercado business-to-business, os mais destacados estão listados nos tópicos que seguem. Confira!

Marketing 4.0 é multicanal

Praticado online e offline, o Marketing 4.0 é feito por princípio em múltiplos canais de maneira coordenada e estratégica. Daí que as campanhas devem ser guiadas por dados e, ao mesmo tempo, acabam por produzir informações sobre o comportamento dos consumidores, entre outras.

Tem conteúdo como base de funcionamento

Por meio de abordagens como Inbound Marketing, o Marketing 4.0 fornece conteúdo relevante em cada estágio da jornada do cliente. Com isso, constrói confiança desde a captação do lead até o fechamento do negócio (e segue depois, na manutenção do relacionamento).

→ Leia também: No B2B, a Jornada de Compra começa no digital e termina no offline!

Tem foco na gestão de marca

Outro forte diferencial do Marketing 4.0 é que ele engloba ações de Relações Públicas e Gestão de Marca, inclusive nas empresas que têm áreas separadas para cuidar disso.

Isso porque a esfera da opinião pública se amplia cada vez mais, com formadores de opinião (jornalistas, por exemplo), influenciadores e o público em geral falando sobre as marcas o tempo todo.

Possibilita poder analítico

Por fim, juntamente com os times de TI, as áreas de Marketing agora se comportam como fornecedoras de inteligência para diversas áreas dos negócios. Fazem isso captando, higienizando, enriquecendo e processando dados de fontes variadas (internas e externas).

Logo, colaboram com Vendas, Controladoria etc. provendo dados sobre stakeholders variados, seus comportamentos, tendências de mercado etc.

→ Leia também: VP do Google afirma que dados tornam o Marketing mais pragmático e previsível!

Resumindo

O Marketing 4.0 B2B é o estágio mais avançado do Marketing praticado por empresas que vendem para outras companhias. Ele é o que há de mais atualizado em termos de transformação digital e inteligência competitiva.

Também é válido acrescentar que fazer Marketing 4.0 não é uma tarefa de outro mundo. É verdade sim que requer atualizações e investimentos em ferramentas e pessoal qualificado, mas esses desafios podem resolver contratando uma agência especializada no tema — que fornece serviços sob medida dentro das metodologias modernas.

O que você achou dessa reflexão sobre Marketing 4.0? Aqui na Tech4Biz estamos preparados para ajudar a sua empresa a entrar neste novo mundo e tornar os resultados melhores e mais previsíveis – entre em contato conosco!

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