Investimentos em Marketing Digital serão a virada de chave para crescimento de PMEs

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Em meio ao crescimento generalizado nos investimentos de marketing pós-pandemia, estratégias de marketing digital despontam como melhores opções para PMEs.

Estamos em um momento em que pesquisas e estudos no Brasil e no mundo mostram um grande crescimento do investimento em marketing em geral, e principalmente no marketing digital. Neste contexto, as PMEs devem apostar forte no digital, como por exemplo na criação de comunidades, no marketing plural e na conexão com vendas. É o que mostra a empresa RD Station no seu Guia de Investimento em Marketing para médias e pequenas empresas.

No Brasil, o investimento na área digital em 2021 foi 74,2% maior em comparação com 2020 e 2019. Nos EUA, 72% dos investimentos já foram no meio digital em 2021. Com a digitalização e crescimento dos canais digitais e e-commerce, as PMEs têm a chance de aproveitar o ambiente digital para usar estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios.

O guia também mostra que a maneira que os orçamentos de marketing forem crescendo e a reabertura econômica for completa, veremos empresas de todos os ramos e portes procurando soluções para alavancar seus resultados, procurando influenciadores e criadores de conteúdos, além de outras formas para manter um relacionamento próximo dos consumidores.

Sobre esse assunto o Brasil é um belíssimo exemplo: em apenas um ano o mercado brasileiro retomou o investimento publicitário a níveis maiores do que aqueles que eram realizados antes da pandemia. Mundo afora o cenário é igual. Segundo a pesquisa global 2022 Marketing Investment Forecast, realizada pela Forrester, o crescimento dos valores investidos em ações de Marketing vai acelerar ainda mais quando a pandemia tiver fim. Em números, significa que os valores irão crescer em pelo menos 30% até 2025.

Crescimento dos investimentos em Marketing Digital no Brasil e no mundo

O relatório CENP-Meios publicado anualmente pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário em 2021 houve um crescimento de 38,8% no investimento em mídia referente a 2020, totalizando 19,7 bilhões de reais. Em 2020, no ápice da pandemia, o valor foi de 14,2 bilhões. Já em 2019 o total foi de 17,5 bilhões, em 2021 superou o nível pré- pandêmico.

O principal destaque é o crescimento no investimento no meio digital, que significa todas as formas de investimento em Marketing Digital: 74,2% em comparação com o resultado de 2020 e 2019, chegando a um nível histórico no share publicitário (33,5% do total investido). Embora o crescimento de 21% em valores absolutos, a TV aberta obteve o menor share publicitário da história do relatório, agora com 45%.

Os números são sinais de que PMEs e até mesmo as grandes empresas, que são clientes das maiores agências do país, precisaram recorrer ao ambiente digital para continuar relevantes no mercado. Esse resultado aqui no Brasil segue a tendência que é vista em outros tempos e mercados. Nos EUA, por exemplo, a aposta é que haja um crescimento de 6% nos investimentos em mídias digitais durante esse ano de 2022. O ponto principal faria o share de investimento chegar a 78% do total. Em 2021, 72% dos investimentos já foram destinados para o ambiente digital.

Potencial do Marketing Digital

Ainda que existam incertezas sobre a regulamentação de privacidade, muito devido a implementação da LGPD aqui no Brasil e os novos desafios para medir os resultados, está claro para as marcas que o ambiente digital é o espaço em que todas devem fazer parte e destinar seus investimentos. Outros dados mundiais reforçam essa tese:

Uso de vídeos para publicidades digital continua ser um dos formatos com mais crescimento, com um aumento de 50,8% nos investimentos em 2021 em comparação a 2020, com uma receita total de US$39,5 bilhões;

  • O formato de áudio, incentivado pelos podcasts, foi o captou o maior percentual de crescimento nos anos anteriores que foi de 57,9%. com US$4,9 bilhões investidos;
  • A publicidade em mídias sociais aumentou em 39,3%, alcançando os US$57,7 bilhões investidos. O foco é seguir com esse modelo de crescimento principalmente com as plataformas Meta e TikTok Ads.
  • Em 2021 as empresas que fizeram uma alocação e realocação de orçamento mensalmente ou por trimestre correspondiam a 56% do total, em 2022 esse passará para 66%. Nesse contexto ajuda a dar passos importantes nas estratégias de Marketing. Pode ser, por exemplo, compreender a jornada de compra completa e até mesmo dizer qual o tempo que seu cliente demorou para converter.

Como PMEs podem alocar seus orçamentos?

Com diversas informações disponíveis sobre suas campanhas online, realizar investimentos pelo feeling é pouco recomendado. Existem vários meios mais efetivos de decidir o quanto seu negócio deve investir em Marketing Digital, e apesar de uma crença antiga no mercado que diz que o recomendável é algo entre 3-5% do seu faturamento, há casos em que mais investimento funciona com melhores resultados.

Para que as PMEs decidam com base nos conhecimentos que possuem de seus negócios, abaixo algumas maneiras que podem servir como ponto de partida para definir um orçamento de Marketing Digital inteligente e que poderá garantir maiores resultados no futuro.

Estratégias de Marketing para priorizar no orçamento

Abaixo listamos as 3 principais estratégias que a PME devia tratar inicialmente para obter os melhores resultados:

  • Email e Automação de Marketing – O Email Marketing é um canal direto com os clientes e um dos mais efetivos, já a Automação reduz trabalhos manuais e aumenta a eficiência. Por isso é importante utilizar ferramentas para as duas estratégias.
  • Posicionamento de conteúdo no Google – É lá que sua maior audiência irá buscar não só sobre sua marca mas também tirar dúvidas a serem resolvidas. Investir em produção de conteúdo e SEO – Search Engine Optimization para obter um posicionamento das páginas.
  • Anúncios  nas redes sociais – Fazer anúncios nas redes sociais significa investir dinheiro na promoção de seu conteúdo, para alcançar um novo público. Esse recurso é um dos mais acessíveis e permite que você encontre novos seguidores prontos para realizar uma nova compra.

 

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Fonte: Mundo do Marketing

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