O uso da Inteligência Artificial em estratégias de marketing B2B

 Em Blog, Marketing Digital

O uso da Inteligência Artificial no marketing B2B está se tornando uma realidade, com novas ferramentas trazendo muitos benefícios provenientes dessa prática. Entretanto, por ser uma tecnologia relativamente nova, é comum que alguns gestores tenham questionamentos a respeito do seu real funcionamento.

 

É por isso que hoje falaremos sobre o que é inteligência Artificial no marketing B2B e como ela pode ajudar a sua empresa a se desenvolver com mais agilidade.

Como a IA pode ser usada no marketing digital?

A IA pode ser utilizada no marketing digital de diversas formas, tanto para otimizar a comunicação online como para aumentar a geração de novos leads em campanhas. Vamos exemplificar a seguir algumas da suas principais aplicações:

Conteúdos mais úteis baseados em dados

As empresas podem usar a inteligência artificial para fazer pesquisas que servirão de base para suas estratégias de inbound marketing. Há ferramentas que analisam enormes quantidades de dados automaticamente, identificam padrões e podem extrair insights úteis na estratégia empresarial.

Isso permite ajudar a criar conteúdos mais informados e relevantes. Abrindo mão da necessidade de alocar um profissional para fazer esse trabalho fica mais possível alocar seus recursos nas tarefas mais evoluídas dentro deste processo, como por exemplo nas recomendações baseadas nos resultados das análises comparativas.

Anúncios na internet

Através de ferramentas utilizando técnicas como o Machine Learning, as empresas podem direcionar suas ações de marketing e entregar campanhas mais personalizadas, otimizando sua segmentação de público. Além disso é possível automatizar a análise de desempenho de campanhas e implementar mudanças a partir destas análises.

Retargeting

O principal objetivo dessa estratégia é fazer com que as pessoas que já acessaram o seu site, retornem para fechar um negócio ou entrar em contato. Mais uma vez, o Machine Learning pode exercer um papel fundamental nesse processo, segmentando anúncios e entregando o que cada usuário procura.

A importância do uso dos dados

Boa parte das ações de marketing costumavam ser planejadas a partir de análises simplistas e dados pouco precisos. Acontece que, se durante um tempo essas estratégias trouxeram algum resultado, atualmente elas se tornaram obsoletas.

Isso porque os gestores perceberam que campanhas segmentadas e fundamentadas possuem mais chances de conversão, afinal, elas serão melhor direcionadas para cada usuário, de acordo com a seus interesses e sua posição no
funil de vendas.

Em suma, o uso de dados faz com que as companhias otimizem seus investimentos e obtenham mais resultados com ações centralizadas no seu público-alvo.

Como IA se aplica no marketing B2B?

Mas, e no marketing B2B, como a Inteligência Artificial se aplica? É o que veremos a seguir:

Prospecção precisa

As ferramentas de IA conseguem analisar de forma minuciosa diversos agrupamentos de pessoas ou empresas de diferentes setores, promovendo insights mais precisos relacionados a estratégias de marketing.

Por exemplo, vamos imaginar que o seu negócio venda materiais hospitalares para hospitais que fazem até 5000 atendimentos por dia. Com a IA você consegue segmentar seus esforços de marketing e atingir melhor este grupo, focando somente as companhias interessadas no seu produto.

Contatos via e-mail

Alguns softwares disponíveis no mercado, possibilitam que as empresas entrem em contato com seus clientes através do disparo de e-mails personalizados. As respostas desses clientes são coletadas e analisadas pelo sistema, o qual será capaz de determinar com mais acuracidade a real intenção desse prospectado.

Caso a lead demonstre o interesse adequado no seu produto, comunicação continua até que ele seja direcionado para a equipe de vendas.

Reconhecimento de fala

Dados não estruturados como áudios, vídeos e fotos possuem um grau de dificuldade maior na hora de interpretá-los. Porém, algumas startups têm oferecido soluções eficazes nesse sentido, como é o caso da Chorus, que transcreve e analisa telefonemas de leads quentes.

Após essa análise, o sistema oferece algumas dicas do que pode ser feito para que o atendimento seja melhorado e traga mais resultados.

Desenvolvimento de conteúdo

O trabalho do redator e do copywriter não pode ser substituído pela IA, todavia, já existem sistemas capazes de criar conteúdos curtos e ainda otimizar disparos de e-mail marketing para gerar maior quantidade de cliques.

Um exemplo disso está nas partidas de futebol. Ao receber informações sobre um determinado jogo, a inteligência artificial consegue criar um resumo bem detalhado de como foi a partida e enviá-lo para uma base de pessoas interessadas nessa informação.

Conclusão

Conforme vimos, o marketing B2B se torna muito mais poderoso quando aliado à Inteligência Artificial. Desse modo, faz todo sentido investir em ferramentas deste tipo que possam aprimorar o desempenho das suas campanhas de divulgação e ao mesmo tempo oferecer uma melhor experiência para o seu público-alvo.

E então, gostou do artigo? Mantenha-se atualizado,
assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar