Instagram nas vendas B2B: 4 dicas para alcançar o sucesso
Se você ouviu falar por aí que o Instagram não é uma boa rede social para fazer vendas B2B, saiba que isso não é verdade! Se bem utilizado, o canal pode trazer bons resultados para as empresas que vendem para outras empresas.
Por isso, caso você tenha um negócio B2B, não pode perder a oportunidade de estar presente nessa rede social, que de acordo com uma pesquisa da We Are Social e da Hootsuite, é a terceira mais usada no Brasil. São mais de 122 milhões de usuários somente em nosso país!
Mas o que você deve fazer para se aproveitar disso? Veja nossas dicas abaixo!
4 dicas para usar o Instagram para vendas B2B
1. Configure o seu perfil comercial de maneira adequada
Para começar é necessário configurar o seu perfil no Instagram para que ele seja uma conta comercial. Isso ajuda a aumentar o engajamento da página, obter estatísticas para ajudar no uso da rede e também permite que você se conecte ao Gerenciador de Anúncios, assim poderá fazer publicações patrocinadas e anúncios, conforme suas necessidades.
Feito isso, utilize estes recursos para monitorar o quanto seu perfil na rede está sendo efetivo, e implementar os ajustes necessários. O Instagram só vai ser efetivo se você o gerenciar de forma adequada.
2. Crie uma bio útil, e adicione a ela um link específico para este uso
A biografia ou apenas bio, como é chamada pelos usuários, é uma das primeiras coisas que os visitantes checam ao acessar um perfil no Instagram. Por isso, é muito importante criar um texto atraente para esta área, como se fosse uma carta de apresentação resumida do seu negócio. Além desse detalhe, a bio também deve trazer informações importantes para acessar a empresa, como o telefone, e-mail e outras formas de contato para gerar confiabilidade no potencial cliente.
O Instagram disponibiliza ainda a possibilidade de adicionar um link na bio. É uma informação muito importante, por isso o recomendado é colocar o endereço do uma página de seu site especificamente criada para o instagram, onde você possa colocar alguns links e informações que seriam de interesse do público desta rede.
Nela claro deve existir o link da homepage do seu site – que seria o básico e em geral é o link das bios – mas também formas de acesso ao seus conteúdos mais importantes e outras páginas estratégicas na sua comunicação com o mercado. Com isso o uso do link da bio fica potencializado.
3. Trabalhe a produção e divulgação de conteúdo de qualidade
Para gerar um bom posicionamento de marca para sua empresa e engajar leads em seu perfil no Instagram, investir em marketing de conteúdo é essencial para atrair visitas e gerar interesse para seu negócio. Nesse sentido, o Instagram é muito eficiente, tendo em vista que permite a criação de conteúdos com diferentes formatos.
O tipo de divulgação de conteúdo mais comum e tradicional são os posts na timeline, que são fotos ou imagens com uma legenda de acordo com o que está sendo ‘promovido’ para chamar atenção do seguidor.
Há ainda a possibilidade de usar o Instagram Stories, um recurso que possibilita a publicação de fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas publicado. Os stories são ideais para mostrar conteúdos sensíveis ao tempo, como promoções e ofertas.
Além disso, também podem trazer bastidores de treinamentos, participação em eventos, etc. Você tem também a possibilidade de “fixar” stories, que vão se manter como destaques do seu perfil. Este recurso é ótimo para manter descrições de seus produtos ou serviços, além de outras informações que devam estar disponíveis para fácil acesso na web.
Já para vídeos maiores e que não desaparecem após 24 horas, o ideal é usar a Plataforma de Vídeos (antigo IGTV), espaço do Instagram voltado para os conteúdos audiovisuais e bom para uso, por exemplo, em transmissões em tempo real de palestras, etc.
Outra possibilidade são os Reels, tipo de conteúdo similar aos que vemos no Tik Tok, com vídeos curtos. Os conteúdos criados nesse formato ficam visíveis nos Stories e na aba Explorar do Instagram.
Mas é importante lembrar que, apesar de existirem vários formatos de conteúdos para o Instagram, a sua empresa não precisa priorizar todos eles. Faça testes, pesquisas, verifique o que funciona mais com o seu público, e dê foco nisso.
4. Aposte nos anúncios
Assim como acontece em outras redes sociais, para gerar mais leads e engajamento no Instagram é necessário investir em anúncios, algo que é fundamental para promover sua marca.
O Instagram Ads é um recurso que permite veicular anúncios em todos os formatos citados anteriormente. Neste caso, o diferencial dos anúncios é que além de serem direcionados para um público-alvo pré-definido, eles podem incorporar um link que leva até o site ou landing page de vendas da sua empresa. Sendo assim, caso você utilize as estratégias corretas, é possível ter sucesso ao fazer vendas B2B pelo Instagram.
Além das 4 dicas acima, voltadas para vendas B2B no Instagram, vale mencionar que esta rede é muito eficaz para o posicionamento de sua empresa junto a potenciais candidatos a vagas em sua empresa. A questão aqui é que, do ponto de vista de interesses pessoais, muita gente passa a seguir empresas de sua área de atuação, por vontade de aprender ou conhecer algo novo com elas, e também pensando em organizações em que gostariam de atuar.
A forma como você aparece no Instagram ajuda a criar uma marca desejada para este público – não custa considerar isto também na estratégia para seu negócio.
Caso queira saber mais, a equipe da Tech4Biz é especialista no assunto e está à disposição para ajudar o seu negócio a ter um bom desempenho nessa rede social.
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