Como vender mais com uma estratégia de e-mail marketing?
Conheça diferentes tipos de conteúdo para você enviar e vender mais com e-mail marketing!
Engana-se quem pensa que não é possível vender mais com e-mail marketing. Isso porque as estratégias digitais usando esse recurso são poderosas e podem converter mais leads em clientes para o seu negócio.
O e-mail marketing é muito eficiente, principalmente no mercado B2B, tendo vista que todo comprador de empresa, praticamente sem exceção, utiliza esse canal de comunicação.
Para vender mais com e-mail marketing, no entanto, é preciso ser estratégico e usar desse recurso com inteligência. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!
Veja como estruturar uma campanha de e-mail marketing para a sua empresa
Uma estratégia de e-mail marketing pode ser definida como o envio de mensagens para uma lista de contatos, com a intenção de estabelecer uma comunicação entre as partes.
Geralmente, os e-mails são enviados para pessoas que já estão em contato com a sua empresa de alguma forma e que permitiram que as mensagens fossem enviadas.
Por isso, antes de iniciar uma estratégia para vender mais com e-mail marketing, é preciso captar os endereços de e-mail dos leads. Uma boa maneira de conseguir isso é usando um material rico como “isca” em uma landing page, por exemplo.
Tendo esses endereços de e-mail em mãos, crie um fluxo de mensagens, selecione os tipos de conteúdos que serão enviados e defina uma periodicidade.
É importante também trabalhar os e-mails, de modo que o receptor possa percorrer pelo funil de vendas, passando de lead a cliente da sua empresa.
As primeiras mensagens podem ser mais didáticas e com o intuito de educar os leads sobre os seus produtos e serviços, por exemplo. Depois, é possível ir persuadindo esses usuários, para que eles se tornem clientes.
4 tipos de conteúdo para você vender mais com e-mail marketing
Como você pode perceber, nas estratégias para vender mais com e-mail marketing, a divulgação direta de produtos não é e nem pode ser o único tipo de mensagem enviada.
Para que você possa ter mais sucesso ao implementar esse tipo de venda, temos algumas ideias de conteúdo que podem ser desenvolvidos. Veja, a seguir!
1. Newsletter
A newsletter é um modelo de e-mail marketing que serve para informar a sua base de contatos.
Caso você tenha um blog, pode enviar uma newsletter informando sobre os assuntos que foram tratados no espaço e colocando links para os artigos.
Assim, você gera mais engajamento entre os seus canais e retém a audiência dos compradores das empresas, que poderão se tornar seus clientes ou se fidelizarem, caso já tenham comprado do seu negócio.
2. Promoções
Os e-mails com promoções são indicados para serem enviados em datas especiais, como a Black Friday e o Natal.
A ideia é que sejam enviados para os leads as possibilidades de descontos ou vantagens que eles terão, caso comprem de você nesse período.
3. Mensagens transacionais
Os e-mails transacionais são aqueles que o consumidor recebe quando confirma uma compra ou abandona o carrinho no e-commerce, por exemplo.
Para vender mais com e-mail marketing, essas mensagens devem ser enviadas de maneira estratégica.
Quando o cliente finaliza uma compra, por exemplo, você pode mandar uma mensagem de agradecimento e já enviar um cupom de desconto para a próxima. Assim, esse usuário poderá ser fidelizado.
4. Pesquisas
Para as empresas B2B, conhecer bem quem é a pessoa física que está por trás da pessoa jurídica que faz a compra é muito importante.
Por isso, usar o e-mail para fazer pesquisas é uma estratégia das mais interessantes. A ideia é enviar perguntas para os clientes, de modo que as respostas possam nortear todas as ações de marketing e relacionamento da empresa.
Além disso tudo, para vender mais com e-mail marketing, é fundamental que você saiba trabalhar com métricas. Indicadores como a taxa de abertura das mensagens devem ser analisados, para que se consiga melhorar cada vez mais as ações e torná-las mais efetivas.
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