5 passos para garantir a qualidade dos seus leads B2B

 Em Leads e Novos Negócios, Marketing Digital
O Marketing Digital B2B (Business to Business) tem se tornado cada vez mais importante para empresas que buscam expandir seus negócios e conquistar novos clientes, e por isso as organizações se dedicam cada vez mais às suas estratégias de comunicação digital.
O quanto estas estratégias são vencedoras depende de muitos fatores e pode ser medido de várias formas, como por exemplo pela quantidade de leads levantada, que é uma forma que vários empresários utilizam. No entanto, apesar de muitos colocarem a grande prioridade neste ponto, o sucesso está na verdade na qualidade, e não na quantidade, dos contatos gerados.
Afinal, vale mais a pena conquistar menos leads B2B e grande parte deles fecharem vendas rapidamente, do que criar uma base com muitos contatos, mas não conseguir vender nada, concorda?
Neste artigo vamos falar de uma série de passos que devem ser dados para que os estrategistas de marketing digital B2B possam gerar leads de qualidade. Fique conosco e confira!

Marketing digital B2B: 5 passos para conquistar leads realmente qualificados

A necessidade de se utilizar do marketing digital nas empresas B2B é muito clara já há algum tempo, porém muitas vezes as empresas enfrentam dificuldades em gerar leads realmente qualificados, ou seja, leads que têm mais chances de se tornarem clientes pagantes.
Vamos listar abaixo algumas dicas de marketing digital B2B para conquistar leads realmente qualificados, com exemplos de como colocar isto em prática no seu negócio! Com estas dicas, sua empresa estará melhor preparada para converter mais oportunidades de negócios em novos clientes. Vamos começar!

1. Alie-se à tecnologia

No processo de vendas B2B, o ciclo que o lead passa até se tornar cliente é maior do que no B2C. Isso porque os compradores nem sempre têm poder de decisão e precisam consultar gestores, sócios e outras pessoas que opinam no fechamento ou não de um negócio.
Logo, usar a tecnologia a favor da sua empresa é essencial para gerar leads mais qualificados no marketing digital B2B.
Com um CRM, por exemplo, você poderá melhorar o relacionamento com os leds, mantendo-os sempre nutridos com informações importantes e desenvolvendo estratégias de relações públicas.

2. Aposte na análise estratégica de dados

Uma das maiores vantagens do marketing digital é que praticamente tudo gera dados, que podem e devem ser analisados pelos estrategistas.
Lembre-se: o que não é medido, não é gerenciado! Então, colete dados e busque interpretá-los, para que as estratégias de captação e conversão de leads seja cada vez mais eficientes.
Se você faz anúncios nas redes sociais, por exemplo, pode usar diferentes gatilhos mentais nos textos. Assim, poderá acompanhar as métricas e verificar qual das opções gera leads mais qualificado.
Depois, comece a produzir os conteúdos com uma abordagem que priorize o tipo de abordagem que gera mais resultados para o seu negócio.

3. Saiba como segmentar as campanhas de forma estratégica ao captar leads B2B

As ferramentas para segmentação de campanhas nas redes sociais possibilitam fazer uma segmentação de públicos bastante detalhada.
Você pode definir que os anúncios sejam mostrados prioritariamente para pessoas com determinados gostos, interesses, localização geográfica, idade, sexo etc.
Mesmo que você esteja vendendo para empresas, lembre-se que quem faz as compras é sempre uma pessoa.
Por isso, ao segmentar as campanhas, é importante conhecer as características desses indivíduos, tais como o cargo que eles ocupam nas empresas em que trabalha, os interesses que eles têm, a forma como acessam a internet, etc.
Tudo isso contribui para que as campanhas sejam segmentadas de maneira mais estratégica, tornando possível a captação de leads B2B.

4. Marque presença nas redes sociais de forma profissional

Instagram, Facebook, Tik Tok e outras redes sociais são excelentes para a captação de leads B2C. Porém, quando falamos em marketing B2B, ou seja, de empresas que vendem para empresas, não se deve ficar limitado a elas.
Talvez, você consiga leads mais qualificados apostando na produção de conteúdo e publicação de anúncios em redes sociais profissionais. O LinkedIn é a mais famosa delas, mas também há outras opções que podem ser consideradas, como o F6S.
A dica aqui é descobrir onde os seus potenciais clientes estão e desenvolver ações estratégicas para encontrá-los.

5. Aproveite a nova tendência e realize mais eventos online

Os eventos online se tornaram muito mais comuns nos últimos anos e são ótimas formas de gerar leads B2B mais qualificados. Em uma estratégia de inbound marketing, por exemplo, podem ser desenvolvidas webinars ao vivo, para demonstrar produtos e para o esclarecimento de dúvidas.
Vamos supor que a sua empresa vende planos de saúde empresariais. Nesse caso, pode fazer uma live com um vendedor da organização e um médico do trabalho falando sobre a importância da saúde ocupacional.
Os leads podem participar do evento e ter as suas dúvidas esclarecidas. Isso fará com que eles sejam mais qualificados para fechar negócios com a sua empresa.
Conquistar leads qualificados é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital B2B. Neste artigo, apresentamos cinco passos práticos que podem ajudar sua empresa a atrair, nutrir e converter leads em clientes pagantes.
Ao implementar estes passos, sua empresa poderá gerar leads qualificados de forma mais eficiente e maximizar o retorno sobre o investimento em Marketing Digital B2B. Lembre-se de monitorar e avaliar regularmente os resultados obtidos, ajustando a estratégia conforme necessário para garantir que sua empresa esteja sempre utilizando a estratégia mais efetiva.
Siga nossas dicas e conquiste melhores resultados com leads B2B qualificados! Conte conosco para ajudá-lo nessa jornada! É só entrar em contato e conversar com os nossos consultores.

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar